Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > Animais domésticos

Animais domésticos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Animais Estimação
Visitas: 10
Comentários: 2
Animais domésticos

O cão foi o primeiro animal a ser domesticado. Surge no neolítico, associado á agricultura e pastorícia. Ou seja, ele acompanhava muito o homem quando ia para os campos a guardar os rebanhos.

Deste modo ele ficou sendo sempre como o seu maior amigo. Guardava-o de alguns perigos, tal como aos animais do rebanho.

O gato, apesar de inimigo, anda sempre a par com ele, permanecendo este mais em volta da casa do seu dono ou mesmo dentro da habitação. É por isso que o gato ficou sempre, bem como o cão fiel a seu dono e tratado nalguns casos como membros da própria família. Ainda hoje isso acontece, havendo pessoas que dão muito dinheiro por eles, e os tratam muito bem dentro de casa.

Tal como o homem, os animais merecem ser tratados convenientemente, desde a sua alimentação, saúde e conforto.

Apesar de haver muitos cães e gatos vadios e á solta, outros porém são considerados como um luxo para os seus donos. Neste caso são-lhes prestados todos os cuidados, desde a comida apropriada, cama, banho e veterinário.

Quem tem estes animais em casa deve ter muito cuidado em ter as vacinas sempre em dia para não propagar doença nos donos ou outros. No caso dos gatos, torna-se necessário ter cuidado com os seus pelos que podem provocar alergias a crianças e adultos. A conjuntivite também aparece ou piora com  o seu contacto. Devem deste modo ser lavados para evitar o pior. A higiene do animal bem como dos seus detritos é fundamental para evitar as doenças.

Relativamente ao cão, normalmente está mais fora de casa, no quintal ou quinta, apesar de deambular para dentro e fora.

A alimentação deve ser apropriada bem como a higiene e vacinação. A raiva é uma doença que pode transmitir se se verificar o oposto.

Quando estes animais se tornarem indesejados devem ser levados para um canil. O abandono deve ser sempre evitado.

Associado aos devidos cuidados deve estar o tratamento carinhoso, pois eles também sentem os maus tratos. O seu inverso torna-os uns grandes amigos do seu dono.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Animais domésticos

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 10

808 

Imagem por: Yukari*

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    16-06-2014 às 18:39:10

    É muito bom ter animais domésticos. Além de sabermos o valor deles, temos muito o que aprender com eles.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • joaquim alves de almeidajoaquim alves de almeida

    02-02-2010 às 12:14:21

    Bom dia
    Poderia de mim orienta sobre meu pit Bull ele tem dois anos mas e tão sossegado que não parece cão de guarda, já arrumei uma namorada para ele mas acho que ele e mais novo porque só brincou com a cadela ele esta dormindo muito dia e noite nem parece um cão tão feros e difícil ele latir quais nunca será que e porque ele estava com umas pulgas nas dei banho com shampoo anti pulgas e coloquei a coleira anti pulgas no pescoço dele e lavei o canil bem lavado com inseticida para pulga será que ele esta doente ele esta com uma carinha de triste.
    Obrigado

    ¬ Responder

Comentários - Animais domésticos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Imagem por: Yukari*

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios