Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Roda dos Alimentos e alimentação moderna

Roda dos Alimentos e alimentação moderna

Categoria: Alimentação
Visitas: 20
Comentários: 1
Roda dos Alimentos e alimentação moderna

Nem em todos os aspectos da vida modernização é sinónimo de progresso. Isto é especialmente válido para a alimentação hodierna que, embora poupe tempo e trabalho, agride sobremaneira a saúde dos indivíduos. Perdem-se bons hábitos em nome das melhorias socioeconómicas e permitem-se alterações alimentares que podem custar, em última análise, a própria qualidade de vida.

A publicidade, audaciosa, agressiva, apelativa, acena com novos sabores, uma escolha variada, pretensas vantagens dos produtos, facilidades e, por vezes, falsos benefícios nutricionais. Todavia, a verdade é que se assiste, de uma forma assustadoramente crescente, a dietas deficientes em frutos, hortícolas e leguminosas secas e ricas em gorduras e proteínas.

Para filtrar e confirmar a informação que lhe é fornecida, o consumidor tem de estar bastante vigilante, ser crítico e, sempre que lhe restem dúvidas, tirá-las junto de um profissional credenciado. Esclarecido, ele será, com toda a certeza, mais exigente relativamente ao que escolhe e ingere, e estará mais preparado para enveredar por uma alimentação saudável, com a consequente diminuição do risco de vir a padecer de enfermidades evitáveis ou, pelo menos, adiáveis.

A Roda dos Alimentos está dividida em sete grupos. São todos fundamentais à saúde, embora em proporções variáveis, pelo que o tamanho das “fatias” difere. A água encontra-se no centro por ser um elemento comum a todos os grupos, e deve ingerir-se entre 1,5 a três litros por dia. Os cereais, derivados e tubérculos consubstanciam a categoria da qual se aconselha comer mais porções. Seguem-se os hortícolas, a fruta, o leite e os lacticínios, carne, peixe e ovos, as leguminosas e, finalmente, as gorduras e os óleos. A base de uma alimentação saudável assenta nos hortícolas, nos frutos, nos cereais e nas leguminosas, dada a sua riqueza em fibras, vitaminas e sais minerais.

Não obstante, os vegetarianos também deverão ter atenção à quantidade de gordura presente nos seus pratos, sobretudo quando estes incluam queijo, óleo ou molhos cremosos.

A manteiga e a margarina contêm tipos de gordura diferentes, mas em quantidades idênticas, pelo que a sua utilização deverá ser moderada. E, ao contrário do que se pensa, o sumo de limão (boa fonte de vitamina C) não dissolve a gordura em alimentos gordos. Para a eliminar, só removendo-a efectivamente ou seleccionando carne mais magra.

Existem alimentos processados pertencentes a todos os grupos alimentares. Contudo, é preciso cuidado com os aditivos, passíveis de lhes provocarem transformações. Assim, uns são abundantes em proteínas, outros em hidratos de carbono e há-os, igualmente, fartos em gordura.



Maria Bijóias

Título: Roda dos Alimentos e alimentação moderna

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 20

803 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • isabela

    02-07-2013 às 12:37:18

    o texto fala bobre olimento pessoau



    ¬ Responder

Comentários - Roda dos Alimentos e alimentação moderna

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios