Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Dois pratos típicos do Brasil

Dois pratos típicos do Brasil

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Comentários: 16
Dois pratos típicos do Brasil

O Brasil é um país vasto não só em extensão territorial, mas, sobretudo, na sua diversidade cultural. Dividido em estados, o país adquiriu vários formatos típicos. Cada região apresenta linguagem específica, com gírias, sotaques e expressões características, pratos diferenciados e festividades diversificadas. Desse encontro de crenças, tradições, costumes e valores, nasce o brasileiro e toda a sua diversidade, apesar de pertencer a um mesmo país, de falar um mesmo idioma e viver sob o mesmo regime de governo.

É fascinante conhecer a pluralidade cultural do país. Dentro desse contexto de influências externas e internas, é difícil destacar um ou dois que sejam pratos típicos de todo o país. Existem alguns pratos conhecidos por todos, mas isso não significa que em todas as regiões eles sejam consumidos, devido as diferenças de cada região brasileira.

Selecionando apenas dois pratos típicos brasileiros, a feijoada e o churrasco seriam alimentos bastante conhecidos e cultuados no país e, mais especificamente, nas suas regiões de origem. A feijoada é um prato típico brasileiro, de origem africana, pois segundo as crenças referentes a origem deste prato, ele teria sido produzido ainda nas fazendas de café e açúcar, em que os escravos africanos eram a mão de obra da época. Dizem que os senhores das fazendas alimentavam os escravos com os restos dos porcos, quando estes eram carneados. Os escravos cozinhavam esses alimentos recebidos, junto com o feijão e o arroz, dando origem então à feijoada. Essa é a lenda em relação a origem deste prato tipicamente brasileiro, mas que se tornou conhecido e adaptado no mundo todo. Entretanto os historiadores negam essa origem, alegando que a base da alimentação escrava era feita de farinha de milho. Entre lenda e história, a feijoada transformou-se em um prato bastante valorizado na gastronomia brasileira e mundial.

A feijoada consiste em um prato quente, mais consumido nas épocas frias, em que se acrescenta ao cozimento do feijão preto, pedaços de bacon, costela de porco defumada, linguiça, carne seca, pé, rabo e orelha de porco (nas cozinhas mais tradicionais), lombo de porco e alguns condimentos como louro, paio, alho e cebola picada. Junto a esse feijão reforçado, é servido arroz branco, laranja de umbigo descascada e fatiada e couve picada. O prato, apesar de pesado e calórico, é bastante apreciado e feito no país. Existem casas e restaurantes especializados em feijoada. Nestes estabelecimentos muitas outras guarnições são servidas junto à feijoada ou como entrada ao prato. Mandioca frita, bolinho de arroz, farofa, pães variados, torresmo, molho de pimenta e ovo cozido são alguns desses exemplos.

Já o churrasco, tem sua origem na região sul do país. Os melhores churrascos são tradicionalmente feitos por gaúchos, naturais do sul do país. Faz parte da tradição desta região assar a carne na brasa. Em muitas festividades, sejam elas tradicionalistas ou não, o churrasco está presente. A real origem deste prato típico não é claramente definida. Alguns dizem já ser realizada desde a pré-história, visto que depois da descoberta do fogo, as carnes já passaram a ser assadas na brasa, cravadas em espetos. Contudo, com a expansão da pecuária na América do Sul, a primeira região a desenvolver técnicas de churrasco foi a dos pampas, região na qual o sul brasileiro está incluído. A partir daí ficou conhecido nacionalmente e bastante apreciado e consumido.

O churrasco brasileiro consiste em toda carne assada no chamado fogo de chão, em que a brasa é colocada no próprio chão e a carne assada sobre essas brasas em estacas ou o mais tradicional, feito em churrasqueiras. O fogo do churrasco pode ser produzido com carvão ou lenha. O churrasco é feito quase como um ritual, é preciso temperar a carne, espetá-la em espetos apropriados, fazer o fogo, colocar os espetos, ir virando a carne, conforme o tempo de cada tipo de carne para assar. Alguns apreciam a carne mal-passada, outros a preferem bem assada e o assador deve estar atento ao gosto variado de cada um para satisfazer a todos. Ainda há a entrada, geralmente antes da carne propriamente dita, é servido coração de frango e salsichão assados na brasa e pão recheado com uma mistura de condimentos e maionese, que assado no espeto gera um sabor sem igual. Junto ao churrasco, geralmente são servidas saladas variadas e arroz branco.


Rosana Fernandes

Título: Dois pratos típicos do Brasil

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

801 

Imagem por: obvio171

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 16 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAdriana dos Santos da Silva

    13-09-2012 às 20:02:02

    O Brasil possui uma diversidade incrível em seus pratos típicos. Adoro conhecer as cidades brasileiras, pois cada uma delas tem um prato diferente da que existe em minha cidade, adoro experimentar pratos novos. A feijoada é universal no Brasil, porém o sabor diferencia de uma região para outra. Agora a carne não, são todas iguais, com sabores deliciosos. Os brasileiros adoram uma boa feijoada no fim de semana e a carne então, nem se fala.

    ¬ Responder
  • mayara helenmayara helen

    24-02-2012 às 00:48:45

    mintiraaa ajudou muito viu vcs que ñ sabem valoriza isso

    ¬ Responder
  • sabrina mellosabrina mello

    16-11-2011 às 16:19:00

    AAA eu queria os pratos não só 2 então como vou achar pratos tipicos se vcs nem fazem nada disso!! não gostei chataaa!!!

    ¬ Responder
  • mizaelmizael

    19-09-2011 às 00:27:38

    É um prazer poder deliciar uma bela refeição, é um lindo ritual...

    ¬ Responder
  • maria izabelmaria izabel

    16-02-2011 às 18:41:39

    oi meu nome é izabel e preciso saber onde foi criado o xerem com galinha tenho que entregar esse trabalho na sexta dia 18 de fevereiro de 2011 se alguem souber manda para o meu email

    ¬ Responder
  • Maria joséMaria josé

    20-11-2010 às 22:50:49

    Tá muito fixe foi-me muito útil para o meu trabalho.Obrigada!

    ¬ Responder
  • BJVBJV

    15-09-2010 às 15:37:28

    LEGAL

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãocghuiloma

    01-09-2010 às 01:44:57

    @diéssik
    Muito Brigada

    ¬ Responder
  • RenataRenata

    23-08-2010 às 12:12:19

    me ajudou muito em meu trabalho a escritora ta de parabens beijos!!!!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãodiéssik

    03-08-2010 às 21:28:57

    pooo eu sou gaúcha e posso afirma q o churrasco e muito bom..
    otimo,obrigado pela ajuda em meu trabalho

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoakele

    08-07-2010 às 21:24:19

    @YASMIN
    nimquem te perquntou nada

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoailma

    22-06-2010 às 16:09:01

    queria algo melhor, mas valeu por tudo mim ajudou em alguns detalhes!!

    ¬ Responder
  • YASMINYASMIN

    02-06-2010 às 20:33:34

    Eu estava procurando um prato tipico do brasil e nao achei
    Eu achei muito chato

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRayara

    18-05-2010 às 23:19:40

    Adorei o texto

    ¬ Responder
  • natalienatalie

    10-05-2010 às 01:23:29

    valeu mas ñ me ajudou muito naum !!!!

    ¬ Responder
  • rubianerubiane

    15-04-2010 às 20:42:45

    é muito chato

    ¬ Responder

Comentários - Dois pratos típicos do Brasil

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Penumonia, as suas causas, sintomas e tratamento

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Saúde
Penumonia, as suas causas, sintomas e tratamento\"Rua
A pneumonia é uma infecção bacteriana ou viral dos pulmões. Os sintomas podem incluir febre, calafrios, falta de ar, tosse que produz fleuma e dor no peito. Geralmente, a pneumonia pode ser tratada com sucesso em casa com antibióticos, mas alguns casos podem exigir hospitalização e podem resultar em morte. Vacinas estão disponíveis contra alguns dos agentes infecciosos mais comuns que causam pneumonia.

Causas de pneumonia
A pneumonia é uma infecção das bolsas de ar nos pulmões, sendo causada por bactérias, vírus ou, raramente, fungos. A maioria dos casos de pneumonia são causados por bactérias, mais comumente Streptococcus (doença pneumocócica), mas a pneumonia viral é mais comum em crianças.
 
Qualquer pessoa pode desenvolver pneumonia, mas alguns grupos estão em maior risco. Estes incluem:
- Bebês e crianças pequenas, particularmente aqueles nascidos prematuramente
- Pessoas que tiveram uma infecção viral recente, como um resfriado ou gripe
- Fumantes
- Pessoas com condições pulmonares crônicas, como asma, bronquite ou bronquiectasias
- Pessoas com sistema imunológico enfraquecido
- Pessoas que bebem álcool em excesso
- Pacientes hospitalizados
- Pessoas que tiveram problemas de deglutição ou tosse após um acidente vascular cerebral ou outra lesão cerebral
- Pessoas com 65 anos ou mais.
A pneumonia pode desenvolver-se quando uma pessoa respira as pequenas gotículas que contêm pneumonia, mas também pode ocorrer quando bactérias ou vírus que estão normalmente presentes na boca, nariz e garganta, entram nos pulmões.

sinais e sintomas de pneumonia
A pneumonia viral tende a desenvolver-se lentamente ao longo de vários dias, enquanto que, geralmente, a pneumonia bacteriana desenvolve-se rapidamente, muitas vezes ao longo de um dia.
A maioria das pessoas que desenvolvem pneumonia, inicialmente, têm uma infecção viral, como um resfriado ou gripe, que produz sintomas como dor de cabeça, dores musculares e febre. Se uma pneumonia se desenvolver, geralmente, os sintomas incluem:
- Febre alta
- Calafrios
- Falta de ar
Aumento da frequência respiratória
- Uma tosse que piora e que pode produzir escarro descolorido ou sangrento (fleuma)
- Dores no peito causadas pela inflamação da membrana que reveste os pulmões.

Em bebês e crianças, os sintomas podem ser menos específicos e podem não mostrar sinais claros de uma infecção no peito. Comumente eles terão uma febre alta, podendo parecer muito indispostos e tornarem-se letárgicos, mas eles também podem produzir uma respiração barulhenta e apresentar dificuldade para se alimentarem.
 
Também é possível que a pele, lábios e unhas se possam tornar-se azulados. Este é um sinal de que os pulmões são incapazes de fornecer oxigênio suficiente para o corpo. Se isso ocorrer, é vital procurar assistência médica imediatamente.

Diagnóstico para pneumonia
Se houver suspeita de pneumonia, é importante procurar atendimento médico com prontidão para que um diagnóstico preciso e um tratamento adequado possam ser implementados.

O médico poderá obter um histórico médico e realizar um exame físico. Durante o exame, o médico ouvirá o tórax com um estetoscópio. Respiração grosseira, sons crepitantes, sibilos e sons respiratórios reduzidos numa determinada parte dos pulmões podem indicar pneumonia.
Geralmente, para confirmar o diagnóstico, realiza-se uma radiografia de tórax. O raio-X mostrará a área do pulmão afetada pela pneumonia. Também podem ser efectuadas análises ao sangue e uma amostra do escarro pode ser enviada para um laboratório para realização de testes.

Tratamento de pneumonia
A maioria dos casos de pneumonia podem ser tratados em casa. Entretanto, bebês, crianças e pessoas com pneumonia grave podem precisar de ser internados num hospital para tratamento.
Geralmente, a pneumonia é tratada com antibióticos, mesmo que exista suspeita de pneumonia viral, já que também pode haver um grau de infecção bacteriana. O tipo de antibiótico utilizado e a forma como será administrado serão determinados pela gravidade e causa da pneumonia.
Se a pneumonia puder ser tratada em casa, geralmente, o tratamento inclui:
- Antibióticos, administrados por via oral sob a forma de comprimidos ou líquidos
- Medicamentos para alívio da dor
- Paracetamol para reduzir a febre
- Descansar

Se for necessário tratamento hospitalar, gerlamente, o tratamento inclui:
- Antibióticos administrados por via intravenosa
- Terapia de oxigênio, para garantir que o corpo receba o oxigênio de que precisa
- Fluidos intravenosos, para corrigir a desidratação ou se a pessoa estiver muito indisposta para comer ou beber
- Fisioterapia, para ajudar a limpar o escarro dos pulmões.

Pesquisar mais textos:

José Antunes

Título:Penumonia, as suas causas, sintomas e tratamento

Autor:José Antunes(todos os textos)

Imagem por: obvio171

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios