Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Beba chá gelado no verão

Beba chá gelado no verão

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Comentários: 1
Beba chá gelado no verão

O chá gelado, ou ice tea ou icede tea, conforme se prefira designar, constitui uma solução refrescante que responde ao calor do verão. É consumido, maioritariamente, por jovens dos 15 aos 24 anos, mas os adultos vão-se revelando cada vez mais rendidos ao poder refrigerante desta bebida com sabor a limão, pêssego, manga e combinações suigéneres. Exceção feita aos reformados, provavelmente porque a idade avançada recusa algumas novidades…

Efetivamente, em tempos idos, o chá tomava-se quente, numa chávena a fumegar de aromas tradicionais: tília, camomila, erva-cidreira, príncipe, e por aí fora. A questão é que, segundo reza a história, nos primeiros anos do século XX, numa feira de negócios que decorria nos Estados Unidos sob um quentura tórrida, o chá a ferver que queriam servir aos visitantes não estava a ter saída nenhuma. Até que um inglês se lembrou de adicionar algumas pedras de gelo ao seu chá e o resultado foi muito apreciado por ele e pelos demais. Este homem não deve, com certeza, ter sido grandemente aplaudido pelos compatriotas mais puritanos. Na verdade, tal iniciativa pode ser tida como um atentado à integridade do chá inglês, aquele tomado com toda a pompa e circunstância, a horas rígidas, com um padrão singular de etiqueta e acompanhado unicamente com leite. O que é lá isso de servir chá gelado em latas, com sabores artificiais, cheio de corantes, emulsionantes, estabilizantes e outros “antes” mais?!...

A realidade é que este se tornou um produto industrial e, para muitos, é demarcado do comum dos refrigerantes, sendo considerado mais inofensivo para a saúde. Puro engano. Embora o chá seja uma das formas mais saudáveis de hidratar o corpo, a melhor alternativa é prepará-lo da maneira tradicional e depois gelá-lo. É possível lançar mão de uma infinidade de ervas para o fazer. O importante é que estas tenham qualidade. Para chá gelado, os paladares mais cítricos, a fruta ou o vulgar chá preto são os mais aconselhados. De salientar que este “gelado” deve traduzir uma temperatura que não “congele” o sabor, mas que, pelo contrário, permita degustá-lo.

Há quem faça misturas de chá de frutas ou chá preto com vinho espumante, aguardente com limão e xarope de chá, chá preto de Ceilão com leite, chocolate e chantilly, e muitas outras.

Os tipos de chá gelado que se bebem também variam de acordo com as horas do dia. Assim, de manhã, deve optar-se pelo chá preto ou early grey. Depois do almoço, o ideal é o chá verde com frutas ou flores. À noite, convém uma mistura de ervas, menta marroquina ou outra opção sem cafeína.

O chá gelado acompanha muito bem com as refeições e com algumas sobremesas. O bolo de chocolate, por exemplo, fica esplêndido com um chá de frutas cítricas (casca de limão, bocadinhos de maçã) e menta marroquina, que tanto pode ser bebido quente como gelado, além de ser orgânico e descafeinado.

Ferver 250 ml de um litro de água e colocar o resto no frigorífico, fazer a infusão do chá a gosto e acrescentar a água gelada é quanto basta para um delicioso chá gelado (que deve ser consumido imediatamente para conservar intactas as propriedades). Até dá vontade de ter sede…


Maria Bijóias

Título: Beba chá gelado no verão

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

789 

Imagem por: naama

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJéssica Barbosa

    20-10-2009 às 18:34:06

    para que serve chá gelado?

    ¬ Responder

Comentários - Beba chá gelado no verão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: naama

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios