Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Os benefícios da Pimenta

Os benefícios da Pimenta

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 34
Comentários: 12
Os benefícios da Pimenta

Muitos podem não conhecer a sua história, mas a pimenta, o condimento que a seguir ao sal é o mais utilizado, surgiu em 7.000 A.C.

Suspeita-se que fosse utilizada numa fase inicial na América do Sul, mais propriamente no México, onde ainda hoje se encontra uma cultura gastronómica bastante colorida e rica em sabores picantes.

A pimenta além de produzir um sabor intenso e inigualável, dá cor, aroma e pode ainda ser considerado uma erva ou especiaria, apesar de muitos de nós a tratarmos por condimento.

No tempo dos descobrimentos, foi descoberta pelo resto do mundo, e os povos ficaram rendidos a tal aroma e sabor.

Somos o país dos refogados, e não existe um que se intitule de tal, se não lhe for acrescentada uma pitada de pimenta. Quer preta, vermelha, em pó ou em grão, faz parte da nossa gastronomia e ocupa um lugar de destaque na nossa cultura.

Mas porque é que a pimenta dá calor e pica na língua?

As sementes da erva da pimenta, é constituído por um alcaloide cristalino de nome estranho – capsaicina. Este princípio ativo das sementes, ativa as membranas da boca e do estômago, e consequentemente aumenta a secreção do suco gástrico.

Mas pode a pimenta ser benéfica para a saúde, afinal?

Segundo alguns homeopatas defendem que não só as proteínas da pimenta são benéficas para a saúde, mas que as vitaminas nela existentes (A, E e C), tal como o zinco e o potássio são protetores para o ADN celular.

Existe também quem defenda que a pimenta devido à composição composta também por bioflavonoides, serve para a prevenção do cancro. A pimenta é hoje em dia utilizada para a prevenção e tratamento de doenças de foro muscular e reumático e arteriosclerose.

Devido á sua composição bastante rica, os componentes da pimenta tem sido aplicados em pesquisas de tratamentos contra a sida. Com o seu consumo, aumenta a libertação da adrenalina, o que também influencia o estado de espírito e consequentemente o afastamento de depressões ou cansaço excessivo.

Também para o coração, pele, constipações, e muitas, muitas outras coisas.

Nas infeções ou mesmo no combate à obesidade (estimula o apetite e reduz o apetite), a pimenta tem vindo a ser redescoberta nos últimos anos.

No entanto, e como nem tudo em excesso faz bem á sua saúde, saiba que a pimenta para quem sofre de problemas gástricos pode ser bastante prejudicial. Com o aumento da secreção de suco gástrico, o risco de provocar uma úlcera gástrica é muito grande.

E aqui vai uma dica. Se comer qualquer coisa muito apimentada, não beba água. Esta acentua a sensação de ardência. Beba um copo de leite. Vai ver que passa o ardor num instante.


Carla Horta

Título: Os benefícios da Pimenta

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 34

768 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 12 )    recentes

  • badalhoco

    22-05-2013 às 07:32:25

    sou viciado em fezes e como todo dia um pedacinho no café da manhã.

    ¬ Responder
  • fernandes - 25-04-2013

    25-04-2013 às 10:24:42

    uso pimenta na comida todos os dias, gosto muito e me faz bem, é muito bom para ativar o libido.

    ¬ Responder
  • vera

    05-12-2012 às 00:48:38

    Sou viciada em pimenta!! Não sei como fugir dela. Simplesmente AMO!!!

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    14-09-2012 às 15:41:58

    eu adoro pimenta no queijo de cabra fresco. dá um toque especial. não tenho por hábito colocar na carne, mas adorava experimentar. ainda mais dizem que a pimenta preta é óptima para temperar. as especiarias é algo que veio da nossa época dos Descobrimentos. uma época linda do nosso país, inserido no reinado de D. João II e D. Manuel I. estes foram os reinados áureos na busca das especiarias na Ásia.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    14-09-2012 às 15:21:57

    A comida, seja ela qual for, quando temperada com pimenta é outra história. Amo de paixão esse condimento tão usado na culinária mexicana e com tantos benefícios para nossa vida. As vermelhas são as que mais me agradam, fazem parte de minha alimentação quase todos os dias. Elas dão um ardorzinho saboroso na boca e claro com moderação. A culinária mexicana é sensacional e bastante apimentada, gosto muito, muito mesmo. Parabéns pelo seu texto incrível!

    ¬ Responder
  • marco antonio pastana

    01-08-2012 às 20:34:32

    gostaria de saber se as pimentas ajudam a desentupir as arterias do coraçao

    ¬ Responder
  • EduardoEduardo

    18-11-2011 às 19:08:12

    Realmente a pimenta faz muito bem à saúde. Depois que eu passei a consumir pimenta diariamente, percebi visivelmente uma melhora na minha saúde. O problema é que nem sempre encontramos pimentas em conserva de qualidade facilmente. Eu sempre compro na loja virtual da Pimenta

    ¬ Responder
  • Maria do carmoMaria do carmo

    30-10-2011 às 01:11:30

    Gostaria de saber se pimenta fas bem oa figado?desde ja agradeço.um abraço

    ¬ Responder
  • carlos alberto vilas boas juniorcarlos alberto vilas boas junior

    17-08-2010 às 00:10:16

    gostaria de saber se a pimenta faz mal para o figado ou o prancreas

    carla adorei a sua materia um grande abraço

    ¬ Responder
  • FrancidaqueFrancidaque

    07-04-2010 às 00:36:51

    muito interessante.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMartinha

    21-01-2010 às 18:21:05

    Adorei esse texto sobre pimenta, sou uma fã, amo. No momento ando me deliciando com uma pimenta baiana. Muito boa.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojoana

    06-10-2009 às 00:36:11

    Olha Carla gostei do teu jeito de escrever!

    ate fiquei com pimenta na boca...

    ¬ Responder

Comentários - Os benefícios da Pimenta

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Viagens
Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco\"Rua
Não é novidade para ninguém que o Brasil está passando por uma séria crise econômica e política. Atrelado a isso, a elevação do dólar nos últimos meses tem contribuído para a queda considerável no número de viagens internacionais. Para os amantes de viagens, também chamados travelholics, a crise não é um motivo para adiar aquela viagem tão esperada.
Nesse post você terá dicas de como superar esse momento e realizar seu sonho de uma forma mais econômica, sem precisar de guias turísticos, que encarecem ainda mais a viagem.

Dica 1) Planeje sua viagem com antecedência.
Provavelmente a maioria já ouviu falar disso, mas é a pura verdade. Programar a viagem é o primeiro passo para uma estadia tranquila e bem mais barata. Escolher o destino, a época do ano e com quem ir é o começo de tudo. As passagens aéreas costumam ter preços promocionais quando comprada com antecedência e você poderá escolher melhor onde passará as noites.

Dica 2) Pesquise os preços das passagens diariamente.
Se o destino já está definido, comece a buscar as passagens já. Os preços costumam variar diariamente, e sim, podem cair ou subir absurdamente de um dia para o outro. Eu super indico o Google Voos como busca de passagem. Ele apresenta os valores e os horários das mais variadas companhias aéreas e no final, te redireciona para o site da empresa sem te cobrar nenhuma taxa por isso. Além disso, ter em mente a opção de flexibilizar as datas pode te possibilitar um bom desconto no final. Você e o seu vizinho de assento podem estar indo pro mesmo destino, mas pagando valores completamente diferentes.

Dica 3) Use e abuse do Google Maps para escolher a região de hospedagem.
O Google Maps é uma opção de busca com mil e uma utilidades. Depois de escolhida a cidade, pesquise a localização dos principais pontos turísticos que são do seu interesse. Há várias ferramentas para busca de hotéis e pontos turísticos no site. Se você vai depender de transporte público ou ''viação pé'' para conhecer a cidade, uma boa dica para economizar tempo e dinheiro é ficar na região cultural da cidade. Você poderá pagar um pouco mais caro na estadia, mas economizará em outros quesitos.

Dica 4) Utilize os sites de busca de hotéis para fazer as reservas.
Depois de muito pesquisar, descobri que organizar a viagem por conta própria pode sair até pela metade do preço do que seria através de uma agência de viagem. Existem muitos sites de hotéis, mas é bom pesquisar sua credibilidade em fóruns e sites de reclamação. Minha sugestão é o Booking.com, há anos no mercado com milhões de clientes, ele é reconhecido pela sua transparência e grande assistência àqueles que precisaram resolver algum problema. Utilizando as datas de entrada e saída, e os filtros como valor máximo da diária e número de estrelas, você encontra o melhor hotel pro seu gosto e seu bolso.

Dica 5) Seguro Viagem
É imprescindível a contratação de um seguro viagem se você está indo para o exterior. Dependendo do país, uma diária no hospital pode sair mais cara que toda a viagem. Sem falar que em caso de extravio de bagagem e algum problema mais grave com um parente próximo no país de origem, além de outras questões, o seguro tem a cobertura específica. Não se deixe levar pelos pequenos preços. Procure aqueles conhecidos mundialmente e, de preferência, utilizado por algum conhecido. Quanto mais detalhado for, melhor.

Dica 6) Curta a pré-viagem pesquisando
O período antes da viagem é tão gostoso quanto ela, propriamente dita. Aproveite para pesquisar sobre os locais do seu interesse, restaurantes, lojas e principalmente transporte. Hoje, já existe taxímetro online em grandes metrópoles, onde você pode fazer um cálculo estimado da corrida de um lugar a outro. Como o nosso objetivo é a economia, são muitas as alternativas de transporte. Além do bom e velho ônibus, as vans compartilhadas do aeroporto para o hotel podem sair bem mais em conta que o táxi. Para quem for ficar poucos dias em uma grande cidade, os ônibus vermelhos de dois andares, conhecidos por Hop On Hop Off, dão uma geral na cidade, passando pelos principais pontos e possibilitando ao turista parar onde quiser, e esperar pelo próximo nos pontos indicados. Existem ticktes de 24, 48 e 72 horas ilimitado, a partir do momento do primeiro uso.

Pesquisar mais textos:

Letícia Spínola Flávio

Título:Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco

Autor:Letícia Spínola Flávio(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Adriana SantosAdriana Santos

    10-11-2015 às 21:16:50

    Gostei das dicas! Valeu!
    Realmente, as pessoas que amam viajar encontram diversas formas, nem que seja um lugar próximo a sua cidade!

    Abraços!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios