Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Marinadas para Cozinhar Peixe e Carne

Marinadas para Cozinhar Peixe e Carne

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 4
Comentários: 3
Marinadas para Cozinhar Peixe e Carne

Todas as pessoas gostam de comer comida saborosa, além do seu valor nutricional.
São várias as formas de temperar e cozinhar os alimentos. As marinadas ajudam a melhorar o sabor dos alimentos e a obter-se bons resultados nos pratos confecionados.

A marinada é uma solução preparada com sal, especiarias, ervas aromáticas, etc, e que se aplica na carne, peixe e outros alimentos, por forma a melhorar e realçar o sabor dos alimentos. Deverá ser preferencialmente ácida e inclui sempre um elemento de acidez como o vinho, vinagre e sumo de limão. A isto junta-se outros ingredientes a gosto como: cebola, alho, cenoura, azeite, etc.
A marinada deve ser preparada num recipiente de vidro ou plástico hermeticamente fechado, e deve-se certificar que o alimento fique totalmente coberto pela mistura dos ingredientes. Pode-se também usar um saco plástico com fecho para colocar a marinada. Neste método, é possível retirar o ar que existe no interior do saco antes de o fechar.
Conselhos para a preparação de marinadas:

- Carne vermelha: vinho tinto, salsa, cenoura, ramo de alecrim ou tomilho, folhas de louro, alho e grãos de pimenta.
- Carne branca: vinho branco, cebola, alho-porro, cenoura, ramo de salsa ou sálvia, folhas de louro e grãos de pimenta branca.
- Carne de porco: sumo de abacaxi, cenoura, aguardente, cebola, ramo de salsa, ramo de alecrim, folhas de louro, canela e cravo da índia.

Nota: A marinada efetuada com vinho tinto amacia mais a carne do que a efetuada com vinho branco, devido ao teor mais elevado de ácidos gordos.
A marinada deverá ser colocada no frigorífico até o alimento estar pronto para ser cozinhado.

Deve-se deixar a carne marinar por algumas horas ou durante a noite, mas nunca por um período muito longo. Porque o ácido da marinada altera a química das proteínas da carne (a solução ácida desnatura as proteínas da superfície da carne), um processo similar à cozedura mas sem calor. Por isso, a carne para marinar deverá ser cortada em pedaços relativamente pequenos. Quanto maior for o pedaço de carne, mais tempo deverá ficar a marinar. O molho utilizado para marinar as diversas carnes e peixe, não deve ser utilizado para cozinhar o alimento ou no alimento já cozinhado, a não ser que seja fervido.

Exemplos de marinadas:

- Marinada crua para as diversas carnes cortadas em pedaços pequenos:
1lt vinho tinto ou branco
100ml vinagre
50ml conhaque
50ml azeite
100gr cenoura
150gr cebola
50gr salsa
20gr alho
5gr pimenta preta em grão
2un cravo da índia
sal qb
1 ramo de alecrim ou tomilho ou sálvia

- Marinada cozida para carne cortada em pedaços grandes
1lt vinho tinto ou vinho branco
100ml vinagre
50ml conhaque
50ml azeite
100gr cenoura
150gr cebola
50gr salsa
20gr alho
5gr pimenta preta em grão
2un cravo da índia
sal qb
1 ramo de alecrim ou tomilho ou sálvia

Misturam-se todos os ingredientes e levam-se a ferver num tacho durante 25 a 30 minutos, retirando a espuma que se forma à superfície. Deixar arrefecer e colocar a carne na marinada. Colocar no frigorífico durante 24 horas.

Receitas de marinadas:

- Aromática para grelhar carnes
1 copo azeite
2 colheres vinagre aromático
2 folhas de louro
1 colher de bagas de zimbro
sal qb
1 malagueta vermelha
Mistura-se o azeite com o vinagre e uma pitada de sal. Juntam-se as bagas de zimbro, o louro e a malagueta esmagada. Coloca-se a carne na marinada e deixa-se repousar durante 30 a 40 minutos antes de a grelhar. Durante a cozedura, pincela-se com a marinada para que fique tenra.

- Aromática para fritar peixe
1 copo azeite
1 dente alho
salsa qb
raminhos de manjerona qb
sal qb
grãos de pimenta qb
Picam-se o alho finamente, a manjerona e a salsa, e misturam-se. Dilui-se esta mistura no azeite e tempera-se com sal e a pimenta moída. Deixa-se marinar o peixe durante 1 hora. Depois escorre-se o peixe, passasse por farinha e frita-se.

- Grelhar peixe
1 copo azeite
2 dentes alho
1/2 limão
salsa qb
sal qb
1 malagueta vermelha
Mistura-se o azeite com o sumo de limão e a salsa picada finamente. Junta-se o alho cortado muito finamente. Tempera-se com sal e a malagueta esmagada. Coloca-se o peixe dentro da marinada e deixa-se estar durante 30 a 40 minutos. De seguida escorre-se o peixe e grelha-se. Enquanto o peixe grelha, pincela-se com a marinada para ficar tenro.


Cristina Sousa

Título: Marinadas para Cozinhar Peixe e Carne

Autor: Cristina Sousa (todos os textos)

Visitas: 4

728 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 19:00:32

    Não conhecia muito bem sobre as marinadas para cozinhar peixe e carne, e adorei todas as sugestões e ideias. Obrigada!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojoao

    03-02-2013 às 19:05:09

    grande ajuda, estou fazendo trabalho para a escola, obrigado

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoteresa

    03-02-2013 às 19:03:18

    que texto fantastico, valeu

    ¬ Responder

Comentários - Marinadas para Cozinhar Peixe e Carne

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios