Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Transtorno de ansiedade

Transtorno de ansiedade

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Transtorno de ansiedade

Uma doença talvez considerada grave, é o transtorno da ansiedade, uma doença que atinge qualquer idade, qualquer organismo de variadas maneiras.

A ansiedade pode manifestar-se de três maneiras, neuro endócrino, visceral e de consciência. O neuro endócrino refere-se aos efeitos da adrenalina, glucagon, noradrenalina, cortisol e hormônio antidiurético. Já no visceral, a ansiedade é proveniente do sistema nervoso autónomo, que reage excitando o organismo na reação de alarme ou relaxado na fase de esgotamento.

Os principais sintomas de um transtorno da ansiedade são as palpitações, a inquietação, opressão no peito, sintomas gastrointestinais tais como as náuseas, os vómitos, e a diarreia, outros têm sintomas de mal-estar respiratório, tensões musculares e por aí. Nas mulheres, pode causar uma certa disfunção hormonal, no conseguindo evitar a menstruação. Já nos sintomas físicos varia de pessoa para pessoa




Existem dois tipos de ansiedade, nomeadamente o normal e o patológico. No caso do normal, a reação é bio-adaptiva, sendo uma ansiedade normal, em que o corpo dá uma resposta a casos estresses externos, por exemplo no caso de uma ameaça considerada a nosso ver, o corpo dá uma resposta, o ritmo cardíaco aumenta, havendo contrações nos vasos periféricos para que o sangue se concentre em áreas vitais, e a respiração vai aumentando de frequência. É uma sensação estranha, desagradável, acompanhados de sintomas a nível físico, mas a que o corpo tende a evitar que esses estresses se venham a complicar, tornando normal.

No caso patológico, torna-se mais complicado, a ansiedade torna-se assim quando o corpo reage de forma exagerada a um estímulo, ou seja, quando a ansiedade e desproporcional ao estímulo tornando uma reação adaptativa em desaptativa e quando ocorre ansiedade na ausência de estímulo deflagrador.

Os transtornos mais comuns são: a agorafobia, a fobia social, o transtorno obsessivo-compulsivo, várias fobias, a síndrome de pânico, o transtorno de estresse pós-traumático e o transtorno de ansiedade generalizada.

A ansiedade patológica causa prejuízo na atividade social, dificultando e impossibilitando a adaptação. Ao contrário da ansiedade normal, a patológica paralisa o indivíduo, trazendo prejuízos ao seu bem-estar.

Existe tratamento para o tipo patológico, no caso da medicação, geralmente são receitados Antidepressivos e Benzodiazepínicos (calmantes) quando o psiquiatra ou o clínico julga necessário usá-las. E no caso da psicoterapia, é fundamental saber a origem da ansiedade e como lidar com ela.

Já no tipo normal é apenas meios técnicos para relaxamento, como a yoga, acupuntura, bio feedback, caminhadas e por aí.


André Belacorça

Título: Transtorno de ansiedade

Autor: André Belacorça (todos os textos)

Visitas: 0

626 

Comentários - Transtorno de ansiedade

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A arte de trabalhar a madeira

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Serviços Construção
A arte de trabalhar a madeira\"Rua
A carpintaria constitui, digamos assim, a arte de trabalhar a madeira. É claro que, de acordo com o produto final, se percebe bem que uns carpinteiros são mais artistas do que outros…

Às vezes nem se trata tanto dos pormenores, mas mesmo de desvirtuar o que era a ideia inicial e constava da encomenda. Mal comparado, quase se assemelha à situação daquela aspirante a costureira que pretendia fazer uma camisola para o marido e, no fim, saíram umas calças!

Na construção civil, a madeira é utilizada para diversos fins, temporários ou definitivos. Na forma vitalícia (esperam os clientes!) incluem-se estruturas de cobertura, esquadrias (portas e janelas), forros, pisos e edifícios pré-fabricados.

Quase todos os tipos de madeira podem ser empregues na fabricação de móveis, mas alguns são preferidos pela sua beleza, durabilidade e utilidade. É conveniente conhecer as características básicas de todas as madeiras, como a solidez, a textura e a côr.

Ser capaz de identificar o género de madeira usado na mobília lá de casa pode ajudar a determinar o seu real valor. Imagine-se a possibilidade de uma cómoda velha, que estava prestes a engrossar o entulho para a recolha de lixo, ter sido feita com o que hoje se considera uma madeira rara.

É praticamente equivalente a um bilhete premiado do Euromilhões, dado que se possui uma autêntica relíquia! Nestes casos, a carpintaria entra na área do restauro e da recuperação. Afinal, nem tudo o que é velho se deita fora…

Por outro lado, as madeiras com textura mais fraca são frequentemente manchadas para ganhar personalidade. Aqui há que remover completamente o acabamento para se confirmar a verdadeira natureza da madeira.

É assim também com muita gente: tirando a capa, mostram-se autenticamente. Mas destes, nem um artificie com “bicho-carpinteiro” consegue fazer nada…!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:A arte de trabalhar a madeira

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    23-09-2014 às 13:23:35

    Uma excelente técnica que penso ser muito bonito e sofisticado. A arte de trabalhar madeira está sempre em desenvolvimento e crescimento.

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    01-06-2014 às 05:18:46

    É ótimo o trabalho com a madeira. Pode-se perceber grandes obras que se faz com ela. Realmente, é uma verdadeira arte!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios