Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Aumente as hipóteses de engravidar

Aumente as hipóteses de engravidar

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Aumente as hipóteses de engravidar

Durante numerosos anos da sua vida, a mulher prepara-se mensalmente para receber um outro ser, para procriar. Contudo, devido aos mais variados factores, muitas sentem dificuldade em engravidar. O fantasma de uma possível infertilidade começa a pairar, e a ansiedade dispara. Em diversos casos, porém, basta ter alguns cuidados e prestar atenção a certos hábitos e rotinas.

A capacidade reprodutiva está amplamente ligada aos nutrientes que se ingerem. Múltiplas pesquisas têm demonstrado que uma alimentação equilibrada e variada é passível de incrementar a fertilidade. Assim, devem comer-se com fartura frutas e legumes frescos, alimentos ricos em proteínas, a base de todas as células (presentes em abundância nos peixes, carnes, ovos e produtos lácteos), ferro, cálcio, hidratos de carbono complexos (grãos de trigo, centeio, milho, aveia e cevada, feijão, leguminosas), ácidos gordos essenciais (peixes gordos, sementes), fibras (cereais integrais, fruta, nozes, aveia, pão, arroz e massa integrais, a ainda soja orgânica, alimentos cozinhados a vapor e biológicos. Pelo contrário, são de evitar: a cafeína, o álcool, os aditivos, conservantes e adoçantes artificiais, alimentos açucarados e geneticamente modificados, gorduras saturadas, refeições pré-prontas, fritos, hidratos de carbono refinados (bolos, pão branco…) e os descafeinados (que contêm estimulantes).

Uma dieta rica em gorduras ditas más (saturadas e trans – carnes e margarinas) pode conduzir a alterações no organismo que afectam negativamente a ovulação. Portanto, há que dar preferência às boas, nomeadamente ácidos gordos polinsaturados e monoinsaturados (peixes gordos – salmão, sardinha, cavala, … -, óleos vegetais e azeite). A gordura é necessária para que o nível hormonal não se modifique.

Alimentos ricos em antioxidantes, mormente em vitaminas A e E (frutas e legumes frescos, nozes, amêndoas, pinhões, folhas verdes, …) também coadjuvam a protecção do aparelho reprodutor, promovendo a fertilidade. Os nutrientes associados à fertilidade são essencialmente: ácido fólico, zinco, selénio, ácidos gordos essenciais, vitaminas A, B6, B12, C e E, manganésio, ferro, L-arginina e L-carnitina.

Em acréscimo, é aconselhável deixar de fumar ou, nessa impossibilidade, reduzir ao máximo, fazer exercício físico de forma regular (à volta de 20 minutos de caminhada, bicicleta ou natação, três vezes por semana) e ter momentos de descontracção, virando as costas ao stress.

No que se refere ao homem, e dado que os espermatozóides se desenvolvem melhor a uma temperatura 2ºC a 3ºC mais baixa do que o resto do corpo, são de rejeitar calças, calções, boxers ou cuecas apertados, susceptíveis de elevar a temperatura.

Relativamente ao momento ideal para engravidar, dizem os especialistas que é imediatamente antes da ovulação (que ocorre duas semanas antes da menstruação seguinte). O muco cervical indica a altura da ovulação, uma vez que fica mais claro, húmido, escorregadio e lubrificante, semelhante a clara de ovo.

O controlo da temperatura (que se deve fazer em total repouso, antes de levantar de manhã, pois qualquer actividade física pode aumentar a temperatura), mesmo que encontrado um padrão através de um gráfico, não é muito fiável, já que a temperatura basal recebe influência de factores como a febre, a actividade física, certos medicamentos, alterações hormonais, etc.

O período fértil da mulher tem duração de três dias antes da ovulação até dois dias após a mesma. Isto porque os espermatozóides têm capacidade para sobreviver até 72 horas dentro do organismo feminino e o óvulo até às 48 horas subsequentes à ovulação.


Maria Bijóias

Título: Aumente as hipóteses de engravidar

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

780 

Imagem por: Ⅿeagan

Comentários - Aumente as hipóteses de engravidar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Imagem por: Ⅿeagan

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios