Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Principais distúbios da tireóide

Principais distúbios da tireóide

Categoria: Saúde
Visitas: 10
Comentários: 6
Principais distúbios da tireóide

A tireóide é um gandula endócrino muito importante para o funcionamento homônimo do organismo. Os hormônios que são liberados por ela, t3 e t4 que estimulam o metabolismo, isto é, o conjunto de reações que são necessárias para garantir todos os processos bioquímicos do organismo. Os principais distúrbios da tireóide são hipotireoidismo, que o hormônio esteja baixo ou que nenhuma produção seja de hormônios, o hipertireoidismo, é a produção excessiva de hormônios, esta é uma doença que é mais constante nas mulheres do que nos homens.

Os sintomas da hipotireoidismo é o cansaço, a depressão e adinamia, pele seca e fria, prisão de ventre diminuição da freqüência cardíaca decréscimo da atividade cerebral voz mais grossa, é como um a de um disco em baixa rotação, mixedema, diminuição de apetite sonolência, reflexos mais vagarosos, intolerância ao frio, e alterações menstruais e na potência e libido dos homens. Os sintomas do hipertireoidismo: é a hiperativação do metabolismo, nervosismo e irritação, insônia, o aumento da freqüência cardíaca, a intolerância ao calor, sudorese abundante e taquicardia, perda de peso resultante de queima de músculos e de proteínas, tumores, olhos saltados, bócios e comprometimento da capacidade de tomar decisões equilibradas.

A causa do hipotireoidismo é a tireóide de Hashimoto é uma doença de auto-imune que provoca a redução gradativa dos gandulas; neste caso é falta ou excesso de iodo na dieta já o hipertireoidismo que é uma doença grave e hereditária que se caracteriza pela presença de um anticorpo no sangue que estimula a produção excessiva dos hormônios tireoidianos; bócios com nódulos que produzem os hormônios tireoidianos sem a interferência do TSH, hormônio produzido pela hipófise.

O seu tratamento nos dois casos deve ser introduzido assim que o problema for constatado e depende da avaliação das causas da doença em cada paciente. Já no caso do hipotireoidismo, é preciso começar de preferência na fase subclínica com a reposição do hormônio tireoxina que a tireóide deixou de produzir. Na já na maioria dos casos a doença não regride, e os medicamentos que devem ser tomados por toda a vida porem os resultados é muitos bons. Já no caso do hipertireoidismo o tratamento pode incluir medicamentos e iodo radioativo e cirurgia, porém depende das características e causas das doenças. O tratamento deve começar logo e ser descrito principalmente na terceira idade a fim de evitar a ocorrência de arritmias cardíacas, a hipertensão, fibrilação, infarto co miocárdio e osteoporose.

Waldiney Melo

Título: Principais distúbios da tireóide

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 10

778 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    21-07-2014 às 21:19:36

    Uma amiga tem tireóide e é justamente assim como colocaste nessas palavras. Valeu!

    ¬ Responder
  • Eliane

    29-10-2012 às 15:38:31

    Ola ,gostaria de saber se o que venho sentindo pode ser tireoidismo, Sinto como se tivesse algo como uma bola ou algo a incomodar em minha garganta , mas nada que possa ver ou tocar , nao doi mas vem me incomodando cada vez mais.

    ¬ Responder
  • Missao TanizakiMissao Tanizaki

    03-05-2012 às 16:22:54

    O EXCESSO do IODO nos MALES / DOENÇAS da TIREOIDE


    Prezado MT JR

    ¬ Responder
  • lenileni

    09-11-2010 às 23:48:16

    Eu engordei muito, gostaria de saber se por eu ter tiróide, e quais os sintomas a mais que a doença apresenta. obrigada.

    ¬ Responder
  • penha vazpenha vaz

    19-09-2010 às 01:44:05

    Por favor a partir do inicio do tratamento quando vemos os resultados de melhora?
    Volto a ser como era antes, essa doença deixa sequelas?
    Por favor estou deseperada, agora tudo fez sentido no meu organismo mas, não quero ficar assim?
    obrigada

    ¬ Responder
  • guiomarguiomar

    24-08-2010 às 00:11:01

    gostaria de saber por que essa doença aparece, por que adquerimos.o que manifesta.
    se puder , por favor , mande a resposta para o meu email : [email protected] .
    Beijos :*

    ¬ Responder

Comentários - Principais distúbios da tireóide

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios