Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Como funciona seu olho

Como funciona seu olho

Categoria: Saúde
Visitas: 7
Comentários: 3
Como funciona seu olho

Conheça e saiba as estruturas responsáveis pela visão. Ela é um dos 5 sentidos do ser humano e é a responsável por sua interação com o mundo que a rodeia. Por ter uma visão livre e sem complicações, é preciso cuidar da saúde e de cada uma das estruturas que com põem o olho. Saiba e confira a função de cada uma delas.

A córnea cobre a pupila e é junto com o cristalino que ajusta o foco da imagem do olho. O cristalino é transparente e flexível, e funciona como uma lente que se ajusta para focar objetos de acordo com a distância. Esse mecanismo é chamado de acomodação.

A retina é a estrutura que recebe as ondas de luz e as converte em impulsos nervosos e é transformado em percepções visuais pelo cérebro.

Já a esclera é a parte branca do olho que da forma ao globo ocular e protege as camadas internas.

Já a nevoa óptica é formada por prolongamentos de células nervosas de retina. Sua função é transmitir para o cérebro a imagem capturada pela retina.

Já a coróide é uma camada construída por vasos sanguíneos que alimenta a retina com o oxigênio e nutrientes.

Já a Iris é o tecido muscular que contem a pupila.

A pupila é controlada na entrada de luz do olho. Em ambientes escuros elas se dilatam para facilitar a visão. Já com a iluminação excessiva, ela se contrai o humor aquoso é um liquido presente entra à córnea e o cristalino do olho, e nutri essas estruturas que é regular a preção interna do olho.

Já o humor vítreo é um liquido que ocupa o espaço entre o cristalino do olho e a retina.

È bom sempre ter os olhos saudáveis, a muitos órgãos do corpo que negligenciamos e apenas atentamos para eles quando apresentam algum problema grave e os olhos é talvez um dos órgãos para os quais menos damos atenção. Tudo bem você pode fazer o uso dos óculos para enxergar melhor. Pingar colírio para reduzir a secura ou vermelhidão ou lavá-lo diariamente, mas dificilmente cuida da visão como deveria. Imagine só como deve ser viver sem enxergar catarata, glaucoma, retinopatia diabética e diversos o problema que acontecem com os olhos e que podem ser prevenidos se for diagnosticado precocemente. Por isso, é que é fundamental fazer consulta a um oftalmologista pelo menos uma vez por ano.



Waldiney Melo

Título: Como funciona seu olho

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 7

771 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    12-08-2014 às 23:11:45

    Uma boa dica para manter os olhos espertos e sem irritações é sempre piscá-los quando estiver direto em frente do computador, notebook. O ato de piscar elimina grandes dores que sentimos nos olhos e acaba evitando que fiquem vermelhos e cansados.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJoão Eduardo

    15-09-2009 às 00:47:26

    ô cara adorei,mas melhora esse português

    ¬ Responder
  • Mariney Rose MKuze RatesMariney Rose MKuze Rates

    29-08-2009 às 15:41:23

    gostaria de saber se uma pessoa pode viver sem o cristalino do olho, sem colocar uma lente intra ocular ?Pois tenho os cristalinos luxados e o médico , sugeriru que tirasse o cristalino do olho e colocasse depois uma lente de contato, para vermos como fica .

    obrigada

    Marine

    ¬ Responder

Comentários - Como funciona seu olho

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios