Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Plural Dos Substantivos Compostos

Plural Dos Substantivos Compostos

Categoria: Outros
Visitas: 2
Plural Dos Substantivos Compostos

Durante um tempo, as dúvidas em relação ao plural dos substantivos compostos me rodeavam sobremaneira. Não entendia bem como era a sua regra na hora de aplicar o plural e sempre me confundia e como não tinha certeza, errava! Hoje vamos esclarecer como eles funcionam levando em conta em não decorar, mas em entender o sentido que eles dão. Espero que seja bem útil estas informações, pois é muito importante aprendermos como eles são escritos corretamente.

O plural dos substantivos compostos deve ser flexionado nos seguintes casos:
- Se não houver hífen, os substantivos compostos flexionam-se como um substantivo simples:
Exemplos: girassol / girassóis; vaivém / vaivens.

- Se houver hífen, pluralizam-se os substantivos compostos formados por palavras variáveis (substantivos, adjetivos e numerais ordinais) e não se flexionam os formados por palavras invariáveis (verbos e advérbios), nem os radicais e prefixos que formam o substantivo composto ligado por hífen:

1) couves-flores (substantivo e substantivo); boias-frias (substantivo e adjetivo); quintas-feiras (numeral ordinal e substantivo); ex-alunos (prefixo e substantivo); guarda-costas (verbo e substantivo); sempre-vivas (advérbio e adjetivo).

Quando as palavras que compõem o substantivo composto vierem ligadas por preposição (de, do, sem, etc), pluraliza-se somente a primeira palavra: águas-de-colônia / pores-de-sol/ mulas-sem-cabeça.

Quando o substantivo composto for formado por palavras repetidas ou por onomatopeias, pluraliza-se somente a segunda palavra: reco-recos/ tique-taques/ bem-te-vis.

ATENÇÃO!

- Há substantivos compostos que já têm a segunda palavra no plural: mestres-de-obras / saca-rolhas.
- Nos substantivos compostos de sentidos contrários, nenhuma palavra se flexiona: os leva-e-traz / os perde-ganha.

- Certos substantivos compostos apresentam mais de uma forma no plural: padre-nossos/padres-nossos; salários-família/salários-famílias.
- As formas apocopadas grão, grã e bel não são flexionados: grão-duques / grã-cruzes / bel-prazeres.

- Há substantivos compostos que variam de uma forma especial: os arco-íris/ os diz-que-diz/ os louva-a-deus/ os Maria-vai-com-as-outras.
- Admite-se flexionar só o primeiro elemento do substantivo composto quando o segundo expressa semelhança ou finalidade: navios-escola/navios-escolas; papéis-moeda/ papéis-moedas; bananas-maça/bananas-maçãs.

E assim, finalizamos esse pequeno estudo sobre o plural dos substantivos compostos. É sempre bom você reler tudo isso, pois acabamos por esquecer com o tempo. Fazendo uma releitura regularmente, dificilmente iremos escrever errado ou nos confundir.

Obrigada pela visita aqui e deixe seu comentário!


Adriana Santos

Título: Plural Dos Substantivos Compostos

Autor: Adriana Santos (todos os textos)

Visitas: 2

0 

Comentários - Plural Dos Substantivos Compostos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios