Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Olha a Bola de berlim!

Olha a Bola de berlim!

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 4
Comentários: 6
Olha a Bola de berlim!

Foi num dia de sol e calor, numa praia de imenso areal, olhando o mar ao fundo batendo nas rochas que vi ao longe a figura lendária. Trazia à tiracolo um saco branco e uma maleta numa mão. Vinha alegre, sorridente e dirigia-se às pessoas que lhe solicitavam bastante prazenteiro. Depois dizia duas ou três graças, aceitava o pagamento e lá seguia o seu caminho pela praia fora à procura do próximo cliente. De vez em quando gritava em plenos pulmões: “Olha o olá fresquinho. Há fruta ou chocolate. Olha à língua da sogra! Olha a batatinha frita! Olha a Bola-de-Berlim!”. Ao ouvir aquilo nem pensei duas vezes.

Corri aos pulinhos de alegria para aquela figura até me lembrar que não tinha dinheiro comigo. Dei meia-volta e voltei a correr pelo areal, desta vez em sentido contrário até à toalha à procura da minha carteira para satisfazer o meu desejo de trincar uma deliciosa Bola-de-Berlim com creme,açúcar e areia. Corri de novo, mas não encontrei logo o vendedor.

Ainda com esperança que este estivesse perto olhei em meu redor e no fundo do horizonte lá estava o simpático velhote. No meu rosto desenhou-se logo um sorriso e já de carteira na mão corri para o apanhar. Quando finalmente o alcançei, comprei o que queria e fiquei a vê-lo seguir o seu caminho apregoando bem alto todas aquelas coisas deliciosas que levava no saco, enquanto trincava demoradamente a minha Bola-de-Berlim.

Já tinha saudades de ver alguém a vender estas coisas na praia. Fez-me lembrar a minha infância. Quando era pequena era tão bom vê-los aparecer com esses petiscos deliciosos. Gelados bolos, chocolates, batatas fritas e refrigerantes para empurrar para baixo essas coisas tão cheias de calorias mas que sabem tão bem. Só é pena que em certas praias seja proibido a venda desses produtos na praia, porque faz parte de uma tradição muito antiga. Além disso, esta é uma maneira de fazer movimentar a economia do país, além de ser também o ganha-pão destas pessoas. E já faz parte da rotina de férias de muitos Portugueses da minha geração. E tenho saudades porque me faz lembrar os momentos felizes que já tive em pequena com a minha família à conta desses doces tão especiais.

Jovita Capitão

Título: Olha a Bola de berlim!

Autor: Jovita Capitão (todos os textos)

Visitas: 4

642 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • SophiaSophia

    26-05-2014 às 06:13:48

    Que doce gostoso!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãocarla ferraz

    08-01-2013 às 11:07:29

    Adorei como tudo o que tenho lido teu e sim saudades deste tempo,já que nos estão a tirar tudo o que era saboroso...

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    16-09-2012 às 21:46:53

    Tem gordura, faz mal ao colesterol. Tem imenso açúcar pelo que os diabéticos têm de ter cuidado, mas é dos melhores bolos que se podem comer. Para quem é guloso é uma das melhores delicias. Parabéns pelo texto - abriu-me o apetite e fez-me salivar!!!

    ¬ Responder
  • Jovita CapitãoJovita Capitão

    10-10-2012 às 22:46:02

    Obrigada pelo seu comentário Carla Horta.

    Os meus cumprimentos,
    Jovita Capitão.

    ¬ Responder
  • Ana SebastiãoAna Sebastião

    04-09-2012 às 12:23:17

    E se são bons... essa foto deu-me uma fome... Gostei do texto!!!

    ¬ Responder
  • Jovita CapitãoJovita Capitão

    04-09-2012 às 12:56:16

    Obrigada pelo comentário Ana. E continuação de boa escrita.

    ¬ Responder

Comentários - Olha a Bola de berlim!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios