Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Vamos Aprender com as Formigas

Vamos Aprender com as Formigas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Comentários: 2
Vamos Aprender com as Formigas

Estava há dias a ouvir o canto rangido de uma cigarra, que por sinal achei horrível, acabei então por dar razão à trabalhadora formiga do conto infantil, que já não podia ouvir a cigarra a fazer aquela chinfrineira enquanto ela, formiga trabalhava. O seu som irritante pode atingir os 120 decibéis e têm até que proteger os seus próprios tímpanos para não prejudicar a sua audição. Ao contrário do que afirma a história, a cigarra não têm que ser forçosamente preguiçosa, ela alimenta-se da seiva de raízes de plantas e naturalmente tem que a procurar, no entanto a sua rival no conto, tão mais pequena quanto mais trabalhadora, é uma demonstração vida da organização.

A formiga é um inseto de uma família só mas tem para cima de doze mil espécies, e tanto quanto se sabe, todas elas são organizadas, e trabalhadoras; elas têm funções específicas dentro ou fora do formigueiro. Algumas constroem as galerias que compõe o formigueiro, outras alimentam e cuidam das larvas antes que estas sejam também formigas, algumas protegem o formigueiro. A rainha põe ovos que darão as próximas gerações, algumas outras formigas são também atacantes, uma vez que são predadoras de outras espécies… São sem sobra de dúvida um exemplo para nós humanos.

Se é um exemplo para nós, pessoas normais de uma sociedade normal, quanto não será então para os preguiçosos… pena é que quem deveria tomá-las por exemplo a maior parte das vezes nem sequer perde tempo a olhar para estas pequenas mas fantásticas coisas da natureza. Palavras sábias as de Salomão quando no seu livro de provérbios, no capítulo 6 e versículo 6 afirmou: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio.”.

A forma ordenada como se deslocam, a forma como comunicam às outras formigas um lugar onde há alimento, sem egoísmo, sem contenda, é uma preciosidade também no que diz respeito ao exemplo que podemos e devemos tomar. Infelizmente vivemos num mundo em que as pessoas, felizmente não todas as pessoas, querem sempre conseguir mais e ficam irritadas se outros descobrirem as mesmas possibilidades. Com as formigas não é assim, se uma encontra um lugar onde há comida, no regresso para o formigueiro ela deixa um rasto de cheiro que as outras formigas podem perceber e seguir. Quando se acaba o alimento deixam de emitir esse rasto que desaparece para que outras formigas não sejam levadas ao engano, perdendo tempo desnecessário na sua tarefa…

O meu desafio é que possamos aprender com as formigas… são tão pequenas, tão insignificantes, no entanto se prestarmos bem atenção podem ensinar-nos muita coisa!!!


Ana Sebastião

Título: Vamos Aprender com as Formigas

Autor: Ana Sebastião (todos os textos)

Visitas: 0

665 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Ana SebastiãoAna Sebastião

    20-09-2012 às 11:19:21

    Obrigada pelo seu comentário. É verdade que temos muito a aprender com os animais.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    18-09-2012 às 10:53:10

    Por vezes em dias de verão observo as formigas, atarefadas no seu trabalho, e reparo exactamente nos mesmos cenários que descreve. Não acho que sejam insignificantes, são animais interessantíssimos com uma vida comunitária digna de ser observada, como aliás muitos peritos fazem. No entanto, as formigas não são a única espécie que se ajuda internamente, sem medo do benefício dos outros. Já assisti a cães mostrarem aos seus companheiros de matilha onde podiam encontrar alimento.

    ¬ Responder

Comentários - Vamos Aprender com as Formigas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios