Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Gastronomia e tradições do distrito de Portalegre

Gastronomia e tradições do distrito de Portalegre

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 184
Gastronomia e tradições do distrito de Portalegre

O magnífico distrito de Portalegre localizado no alto Alentejo é muito visitado, e procurado pelos turistas, não só pelas belas paisagens, e pelas maravilhas que nele existe mas também pela maravilhosa gastronomia que tanto se destaca no país inteiro.

Na gastronomia portalegrense destacam-se varias especiarias, como por exemplo, as sopas, carnes, peixe, doçarias, entre outras.

As sopas e iguarias que se destacam na gastronomia do alto Alentejo são: A sopa de peixe de rio, a sopa de cação, a canja de pombo bravo, a sopa de beldroegas com figos e abrunhos, a sopa de batata com bacalhau, a sopa de batatas com pimento, a sopa de sarrabulho, a sopa de sarapatel, a sopa de hortelã, a sopa de cachola, as migas de espargos, as migas de miolo, as migas de tomate, e as migas de coentros.

Nos pratos de peixe gastronómicos realçam-se: a carpa grelhada e o ensopado de bacalhau.
Nos pratos de carne destaca-se: o ensopado de borrego, o lacão assado, a carne de porco ensacado, o cabrito de cachafrito, o cozido de grão, o cozido à moda do Crato, a lebre com feijão branco, o javali à moda de Atalaia, os maranhos à Belverense, o arroz de lebre, a perdiz de escabeche, a codorniz frita, o ratatau e os pezinhos de tomatada.




Na doçaria encontram-se: as tortilhas de amêndoa, as sericaias, as boleimas, os tosquiados, as boleimas de maçã, os tecolameco, a enxovalhada, as costas, os fedelhos, os bolos fintos de Vaiamonte, o toucinho rançoso de Monforte, os rebuçados de ovos, as queijadas de Portalegre e os pastéis de Santa Clara.

Outras das especiarias muito famosas são: o queijo de Nisa, tem uma cor amarelada e é feito do leite de ovelha cru. No distrito de Portalegre também são muito tradicionais os enchidos devido às tão famosas matanças, alguns dos enchidos são o lombo branco, o painho de Portalegre, a farinheira, a morcela, e etc.

A cidade de Portalegre foi muito conhecida pela “cidade dos sete conventos”, devido a importância que tinham no passado os conventos de Portalegre. Em Portalegre existe uma tradição que é a confeção de doces conventuais que originaram das receitas do Convento de Santa Clara e do Convento de São Bernardo, respeitadas pelo povo portalegrense e pelos turistas.


Laura Andrade

Título: Gastronomia e tradições do distrito de Portalegre

Autor: Laura Andrade (todos os textos)

Visitas: 184

793 

Comentários - Gastronomia e tradições do distrito de Portalegre

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.