Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A Origem Dos Jogos Olímpicos

A Origem Dos Jogos Olímpicos

Categoria: Outros
Visitas: 12
A Origem Dos Jogos Olímpicos

Com a proximidade dos jogos olímpicos á porta de Londres é importante saber-se a origem destes jogos e o seu espírito subjacente.

Segundo o antigo código de heroísmo, o lema era ser o mais rápido, o mais forte e o mais alto. Como os povos antigos estavem sempre em guerra, inventaram festivais e jogos desportivos internacionais, como o exemplo dos jogos oplimpicos, para se testarem em relação aos outros, sem derramar sangue.

Daí que eles nasceram na Grécia antiga, na cidade da olimpia, onde os atletas competiam por uma combinação de glória e honra.
Estes jogos eram, inclusivamente, protegidos por tréguas sagradas, para que os seus participantes e espetadores pudessem viajar sempre em segurança.

Os Jogos olimpicos eram realizados de quatro em quatro anos, deslocando-se milhares de pessoas á cidade de Olimpia, para assistir a eles, como um grande espetáculo da Grécia.

O festival de jogos começou para celebrar a morte de um heerói local, chamado Pelopo, em honra de quem o Peloponeso foi batizado. No entanto, os gregos afirmam que os jogos se iniciaram em 776 a.c, encarando-os como o início da primeira Olimpiada da era moderna.

Na realidade, os jogos olimpicos, eram, um festival religioso dque durava cinco dias dedicados á glória de Zeus.

O recinto onde se realizavam era sagrado e tinha espaços reservados às competições e á adoração do seu deus, bem como para as cerimónias realizadas durante o festival.

O recinto estava rodeado por muitos edifícios e pelo estádio e o hipódromo. Continha dentro deste espaço, o altar de Zeus, o ginásio, piscina,o estádio, um hotel, uma assembleia onde os jurados e participantes prestavam os juramentos e o pritaneion,um edifício que albergava os vencedores.

Todo o recinto era de uma grande beleza, espacilmente porque os altares eram iluminados e se via o fogo sagrado da deusa Héstia.

Estes jogos eram apreciados por muitos, mas às vezes eram cancelados devido às guerras frequentes entre os gregos e outros povos. Estes, excluíam dos jogos cidades-estado suas rivais, por serem muito competitivos e altamente religiosos.

As olimpíadas modernas pretendem recuperar o antigo ideal de "mente sã, em corpo são", que vem desta época passada.

As olimpiadas atuais foram ideia de um pedagogo , de nome Pierre de Coubertin, que os retoma dos seus antepassados longínquos.

No passado eram também vistos como jogos de guerra, políticos, de
maratonas e pessoas vitoriosas.

Conclui-se, deste modo, que os jogos mantêm na atualidade o mesmo espirito guerreiro e de alta competição entre os seus pares.
Ainda hoje há muita gente que os aprecia em todo o mundo e viaja de longe para os assistir.


Pedro gil Ferreira

Título: A Origem Dos Jogos Olímpicos

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 12

718 

Comentários - A Origem Dos Jogos Olímpicos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios