Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O Impactante Século XXI

O Impactante Século XXI

Categoria: Outros
Visitas: 8
O Impactante Século XXI

Estamos na metade da segunda década do século XXI. Não se completou nem um quarto do terceiro milênio e a humanidade já vivenciou experiências marcantes.

Experiências que ficarão na memória e farão parte da nossa. Situações e fatos que tiveram efeitos sociais, culturais, políticos e econômicos.

Logo no início do século, mais precisamente no ano de 2001 os meios de comunicação e os recursos tecnológicos levaram ao mundo cenas marcantes do atentado contra o World Trade Center, marcado eternamente como o “11 de setembro”.

A consequência deste ato é o discurso que justifica o início das guerras no Iraque e no Afeganistão, lideradas pelos países anglo-saxões.

Enquanto a guerra se desenrola no Oriente Médio, os recursos tecnológicos registram e transmitem ao mundo as cenas de duas catástrofes naturais com consequências históricas; em dezembro de 2004, o Tsunami do Oceano Índico, que mata 230.000 pessoas e afeta 14 países diferentes; e em 2010 o terremoto do Haiti, deixando um saldo de 250 mil feridos, 1,5 milhão de habitantes desabrigados e mais de 200 mil mortos.

As duas juntas são consideradas as catástrofes naturais mais mortíferas de toda a história da humanidade. E ambas ocorreram na primeira década do presente século!

Em 2008, enquanto os jogos olímpicos aconteciam na China, a Rússia, com todo seu poderio bélico, assola, numa guerra de cinco dias, a pequena Geórgia. Uma guerra rápida, mas devastadora que deixa cerca de 200 mil pessoas desabrigadas. Os jogos olímpicos ocupavam espaço nas principais mídias televisas e pouco se falava sobre o massacre na Geórgia.

Somente os meios de comunicação independentes – principalmente as mídias alternativas que usam os recursos da internet - apresentavam cenas e imagens da brutal realidade daquela guerra.

No final da primeira década deste século o mundo presencia ações políticas jamais vistas até então; a força do povo derruba diversos governos totalitaristas no oriente médio e norte da África. Governos com mais de 30 anos de domínio, sucumbem diante de protestos e manifestações populares que expressam a potência da multidão. Uma ação de baixo para cima, do povo até os líderes do governo e que se fortalece através das mídias sociais e da internet. Momento que ficou conhecido como Primavera Árabe.

Um século que recém iniciou. Passaram-se apenas 14 anos do início do século XXI até o presente momento. Até aqui foram 14 anos repletos de intensas transformações, situações alarmantes, inéditas, com desastres naturais jamais vistos, guerras, conflitos, mudanças sociais... tudo isso tão recente e tão impactante.

Se tantos fatos e acontecimentos se deram em pouco mais de uma década, o que esperar dos próximos anos? Se as mudanças, fatos e situações forem tão impactantes e marcantes o que presenciaremos no desenrolar deste século?


Francisco Coelho

Título: O Impactante Século XXI

Autor: Francisco Coelho (todos os textos)

Visitas: 8

356 

Comentários - O Impactante Século XXI

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios