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Planisfério Pessoal

Categoria: Literatura
Visitas: 2
Planisfério Pessoal

«Planisfério Pessoal» é um livro de Gonçalo Cadilhe, editado pela Oficina do Livro em 2005, cujas 330 páginas compendiam crónicas que o autor foi redigindo para o jornal «Expresso» com uma cadência semanal, onde expressava, para além de experiências de todo o género, imprevistos, imagens, confrontos civilizacionais, mas também ideias e análises de questões tão prementes como a distorção das práticas de cooperação internacional, a displicência cívica e activista do povo português e o documentado calote do capitalismo no que concerne à América Latina, tudo em consequência da sua viagem de 19 meses à volta do mundo sem recurso a meios de transporte aéreos.

Sendo dotado de profundidade q.b., «Planisfério Pessoal» apresenta-se, igualmente, divertido. Informa, porém sem pretensão. É crítico, apresentando, todavia, uma perspectiva optimista. «Planisfério Pessoal» representa, acima de tudo, um passaporte para as viagens do autor e de todos os que se deixem imbuir pelo carácter nómada da alma deste.

Apesar de não serem totalmente novos, os textos presentes neste livro foram recuperados e editados pelo próprio escritor, portanto melhorados, sem constrangimentos de tempo ou espaço. Em acréscimo, às narrativas das suas vivências juntam-se fotografias que ilustram os locais e os acontecimentos, e uma inevitável inquietação de poder intervir nas manifestas desigualdades, conflitos e em toda a espécie de contextos coibitivos que foi encontrando no palco universal. Paralelamente, Gonçalo Cadilhe socorre-se de pequenas histórias paralelas que permitem compreender de forma mais perfeita as narrações principais.

O título desta sua obra é bastante sugestivo e adequa-se lindamente ao que o escritor viveu durante aquele período. Uma vez regressado ao país natal, o seu esboço do mapa-mundo já era muito pessoal e personalizado. O livro contém este seu desenho, impresso numa página dupla branca, com o delineio dos continentes a preto e a rota percorrida traçada, como se de uma cartilha dos Descobrimentos se tratasse. E, de facto, entre caminhos geográficos, um mar de perguntas e uma encruzilhada de sentimentos, muito foi o que este explorador de palavras que expressam realidades descobriu! De tal forma é assim que em muitas passagens as respostas vêm antes mesmo das perguntas…

«Planisfério Pessoal» consubstancia uma produção literária de visões e opiniões do autor acerca das actuais circunstâncias do Planeta em que vivemos, da nossa própria situação e da dos animais e plantas, enquanto moradores da mesma Terra. São descrições veementes de alguém que soube consumar uma admirável simbiose entre as viagens e a escrita.


Maria Bijóias

Título: Planisfério Pessoal

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 2

717 

Imagem por: Sweet Trade [Photography]

Comentários - Planisfério Pessoal

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Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

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Tema: DVD Filmes
Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.\"Rua
Este texto irá falar sobre o filme Ex_Machina, nele podem e vão ocorrer Spoillers, então se ainda não viram o filme, vejam e voltem depois para lê-lo.

Impressões iniciais:

Ponto para o filme. Já que pela sinopse baixei a expectativa ao imaginar que era apenas mais um filme de robôs com complexo de Pinóquio, mas evidentemente que é muito mais que isso.

Desde as primeiras cenas é possível perceber que o filme tem algo de especial, pois não vemos uma cena de abertura com nenhuma perseguição, explosão ou ação sem propósito, típica em filmes hollywoodianos.
Mais um ponto, pois no geral o filme prende mais nos diálogos cerebrais do que na história em si, e isso é impressionante para o primeiro filme, como diretor, de Alex Garland (também roteirista do filme). O filme se mostrou eficiente em criar um ambiente de suspense, em um enredo, aparentemente sem vilões ou perigos, que prende o espectador.

Entrando um pouco no enredo, não é difícil imaginar que tem alguma coisa errada com Nathan Bateman (Oscar Isaac), que é o criador do android Ava (Alicia Vikander), pois ele vive isolado, está trabalhando num projeto de Inteligência Artificial secreto e quando o personagem orelha, Caleb Smith (Domhnall Gleeson), é introduzido no seu ambiente, o espectador fica esperando que em algum momento ele (Nathan) se mostrará como vilão. No entanto isso ocorre de uma forma bastante interessante no filme, logo chegaremos nela.

Falando um pouco da estética do filme, ponto para ele de novo, pois evita a grande cidade (comum nos filmes de FC) como foco e se concentra mais na casa de Nathan, que fica nas montanhas cercadas de florestas e bastante isolado. Logo de cara já é possível perceber que a estética foi pensada para ser lembrada, e não apenas um detalhe no filme. A pesar do ambiente ser isolado era preciso demonstras que os personagens estão em um mundo modernizado, por isso o cineasta opta por ousar na arquitetura da casa de Nathan.

A casa é nesses moldes novos onde a construção se mistura com o ambiente envolta. Usando artifícios como espelhos, muitas paredes de vidro, estruturas de madeira e rochas, dando a impressão de camuflagem para a mesma, coisa que os ambientalistas julgam favorável à natureza. Por dentro se pode ver de forma realista como podem ser as smart-house, não tenho certeza se o termo existe, mas cabe nesse exemplo. As paredes internas são cobertas com fibra ótica e trocam de cor, um efeito que além de estético ajuda a criar climas de suspense, pois há momentos onde ocorrem quedas de energia, então fica tudo vermelho e trancado.

O papel de Caleb á ajudar Nathan a testar a IA de AVA, mas com o desenrolar da história Nathan revela que o verdadeiro teste está em saber se Ava é capaz de “usar”, ou “se aproveitar” de Caleb, que se demonstra ser uma pessoa boa.

Caleb é o típico nerd introvertido, programador, sem amigos, sem família e sem namorada. Nathan também representa a evolução do nerd. O nerd nos dias de hoje. Por fora o cara é careca, barbudão com uns traços orientais (traços indianos, pois a Índia também fica no Oriente), bebê bastante e ao mesmo tempo malha e mantém uma dieta saudável pra compensar. E por dentro é um gênio da programação que criou, o google, o BlueBook, que é um sistema de busca muito eficiente.

Destaque para um diálogo sobre o BlueBook, onde Nathan fala para Caleb:
“Sabe, meus concorrentes estavam tão obcecados em sugar e ganhar dinheiro por meio de compras e mídia social. Achavam que ferramenta de pesquisa mapeava O QUE as pessoas pensavam. Mas na verdade eles eram um mapa de COMO as pessoas pensavam”.

Impulso. Resposta. Fluido. Imperfeição. Padronização. Caótico.

A questão filosófica vai além disso esbarrando no conceito de “vontade de potência”, de Nietzche, mas sobre isso não irei falar aqui, pois já há textos muito bons por aí.

Tem outra coisa que o filme me lembrou, que eu não sei se é referência ou se foi ocasional, mas o local onde Ava está presa e a forma como ela fica deitada num divã, e questiona se Caleb a observa por detrás das câmeras, lembra o filme “A pele que habito” de Almodóvar, um outro filme excelente que algum dia falarei por aqui.

Talvez seja uma versão “O endoesqueleto de metal e silicone que habito”, ou “O cérebro positrônico azul que habito”, mesmo assim não podia deixar de citar a cena por que é muito interessante.

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Jhon Erik Voese

Título:Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

Autor:Jhon Erik Voese(todos os textos)

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Comentários

  • Suassuna 11-09-2015 às 02:03:47

    Gostei do texto, irei conferir o filme.

    ¬ Responder
  • Jhon Erik VoeseJhon Erik Voese

    15-09-2015 às 15:51:02

    Que bom, obrigado! Espero que goste do filme também!

    ¬ Responder

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