O lado ruim de cada signo astrológico
Mas se você quer saber realmente qual o lado negativo de cada signo astrológico, chegou a hora. Esqueça os papos levianos sobre astrologia e veja o que, de fato, pode existir de ruim em cada pessoa de cada signo. Confira:
ÁRIES
aries
Áries é um signo do elemento fogo em estado cardeal (impulsivo), regido pelo planeta Marte. Só ao associar “fogo” com “Marte”, você já deve entender mais ou menos qual o problema com grande parte dos arianos. São pessoas que, quando perdem o controle, são verdadeiramente violentas. Não estamos falando necessariamente de violência física, pois numa discussão acalorada, o ariano pode falar muitas verdades duras descontroladamente e de forma dramática. Mas pode ter certeza que seu amigo ariano seria um dos primeiros (ou o primeiro) a cair na porrada pra te defender. Aprender a controlar os impulsos mais primitivos é algo que todo ariano devia saber fazer.
touro
Vênus é o regente do signo de Touro, que é do elemento terra em estado fixo (imutável). Como um verdadeiro representante do pragmatismo, da firmeza e do senso prático, inerentes ao elemento Terra, o taurino é um ser agarrado aos próprios conceitos, hábitos e, principalmente, prazeres. A pessoa desse signo precisa de solidez em sua vida; precisa viver sob regras bem definidas, adquirir posses tridimensionalmente existentes e precisa sempre que seu prazer seja o mais tangível possível. Isso significa que há pouca satisfação provida por estímulos mentais no taurino. Basicamente, ele é um indivíduo materialista e fixado nos prazeres carnais. Uma lição importante para essa gente é aprender a dar menos importância ao que está na superfície e aprender a explorar conceitos menos envolvidos com dinheiro, beleza e sexo.
GÊMEOS
gemeos
O signo de Gêmeos é regido por Mercúrio, o planeta mais próximo ao sol. Seu elemento é o ar e é um signo de estado mutável. Mercúrio é o planeta do intelecto, das capacidades cognitivas e dos padrões mentais; atributos que estão muito acentuados nos indivíduos desse signo. De rápido raciocínio, prontos para aprender e abertos a conversas com qualquer um, os geminianos são seres que pertencem ao reino mental. Porém, toda essa facilidade com assimilação de informações e com comunicação não os ajuda no fato de que são péssimos para lidar com os próprios sentimentos. O elemento ar é o mais distante do mundo emocional, por ser a essência da racionalidade. Não se lida com emoções difíceis com razão somente. Esses seres mais frios e mentalmente ativos têm facilidade para aprender sobre tudo, menos sobre eles mesmos. Precisam buscar formas de entender o que estão sentindo.
CÂNCER
cancer
O signo em estado cardeal do elemento água, chamado de Câncer, é de fato emotivo como muitos dizem. Regido pela Lua, que é tão importante quanto o Sol no mapa astral de um indivíduo, o canceriano sente, e muito. A Lua dá significado aos padrões emocionais, à sensibilidade e à capacidade de empatia (entender o que os outros sentem). Ser regido por ela eleva isso a algumas potências. O canceriano tem dificuldades em lidar com as próprias feridas, porque elas são muito profundas devido à sua capacidade de sentir com mais intensidade. Isso faz com que eles se fechem e se calem muitas vezes; uma forma de evitar com que sejam machucados novamente pelas durezas da vida. Precisam aprender a se abrir mais ao mundo como um todo, sem medo de ferimentos. Terapias são bem-vindas.
LEÃO
leao
Regido pelo Sol e sendo o signo em estado fixo do elemento fogo, o Leão é um ser de fato luminoso. Note que luminoso tem conotação diferente à que damos para o termo iluminado. Assim como o Sol, os leoninos sabem fazer com que os outros gravitem em torno deles e sabem fazer com que sejam notados. São muitas vezes exemplos de vida, têm personalidades fortes e são muito carismáticos. Mas e quando não são taxados como “exemplares”? E quando eles não conseguem brilhar? O que acontece com um leonino que perdeu seu espaço? Um festival de arrogância. O leonino pode até ser bem classudo e educado, mas pode muitas vezes faltar com humildade. Um leonino só brilhará de verdade quando aprender, de uma vez por todas, que atenção, respeito e admiração genuínas dos outros se sustentam apenas quando o indivíduo sabe dar valor aos que o cercam..
VIRGEM
virgem
“Virginianos são muito perfeccionistas” é algo que você provavelmente já ouviu de alguém. Regidos por Mercúrio, sendo de um signo do elemento Terra em estado mutável, os virginianos têm um vida mental agitada e estão sempre muito ligados (Mercúrio), mas ocupam sua cabeça menos com o “por que” e mais com o “como” e o “onde” (elemento Terra). Eles se esforçam para utilizar o próprio intelecto a serviço de algo, e da forma mais prática possível. Isso é bem legal, até os outros descobrirem que, quando desorganizada, a vida do virginiano se torna um inferno. E a convivência com um deles, por consequência, também se tornará infernal. Isso não é perfeccionismo; é obsessão com os próprios padrões. Quando algo foge do controle do virginiano, prepare-se para ouvir, e ouvir, e ouvir. Talvez precisem aprender que tentar controlar cada aspecto da própria vida é na verdade uma forma de tortura consigo mesmo e com os outros.
LIBRA
libra
Sendo regidos por Vênus, e por serem de um signo pertencente ao elemento Ar em estado cardeal, os librianos são seres apaixonados pelo ideal. Para eles, não há nada mais belo ou perfeito que os seus ideais. Por serem pessoas muito cerebrais, que flutuam muito em volta de conceitos e ideias, é de se imaginar que seja difícil para eles tomar uma atitude pragmática. Tudo antes precisa ser muito bem pensado para que o resultado da situação se aproxime aos ideais deles. Isso significa que librianos muitas vezes se paralisam em meio às dúvidas e são péssimos para tomar decisões importantes, por idealizarem demais o desconhecido e o futuro. Essas pessoas precisam aprender a tomar uma posição firme em relação a tudo.
ESCORPIÃO
escorpiao
Talvez esse seja o signo mais criticado por todos. Boa parte dessas críticas são basicamente reproduções do que os outros dizem, e são preconceituosas. Mas o escorpiano, como todo indivíduo, tem sim seus defeitos. Regido por Plutão, o planeta da destruição e renovação, e por ser do elemento água em estado fixo, o Escorpião é um ser que desde cedo aprendeu que a vida não é um mar de rosas. Ele é impactado pelo que vê, ouve e sente numa situação relacionada a mortes, fins abruptos, destruições. Por sentir muito intensamente e saber o que é ser “destruído” pela podridão do mundo, o escorpiano desconfia de tudo e todos, mesmo que só de início. Ele observa, calcula aproximações (ou afastamentos) e sabe detectar perversões a quilômetros de distância. Tudo isso para não se sentir “destruído” novamente por alguém. Caso ele se sinta assim, quem o machucou certamente sentirá a retaliação: a picada do Escorpião. Eles não são só vingativos como também sabem se vingar com maestria, porque conhecem a dor, estudaram a pessoa e sabem o que vai mexer mais com ela. A vingança do escorpiano tem pitadas de sadismo e perversão; a mesma perversão do mundo que o impressionou e o feriu originalmente.
SAGITÁRIO
sargitario
Sagitário é um signo em estado mutável do elemento fogo, e é regido por Júpiter, planeta considerado “o grande benfeitor”. Na Astrologia, Júpiter é o planeta da sorte, da grandeza espiritual, da prosperidade e expansividade. Talvez seja por isso que sagitarianos sejam pessoas muito bem-vindas em qualquer grupo de amigos: são pessoas normalmente divertidas, leves e animadas. São muitas vezes a alma da festa. Só que, às vezes, eles perdem a noção. Sagitarianos às vezes têm dificuldades de estabelecer limites para si mesmos e podem ser expansivos demais, cruzando algumas linhas que não deveriam cruzar, principalmente em discussões, desentendimentos e em simples disputas. Eles podem ser competitivos além da conta e podem achar que o território em que estão pisando pertence automaticamente a eles. Uma boa conversa com o amigo sagitariano sem noção, esclarecendo essas questões, já é um bom começo.
CAPRICÓRNIO
capricornio
O signo cardeal do elemento Terra é Capricórnio, regido pelo sóbrio e rígido Saturno, planeta do tempo, da disciplina, dos medos e das limitações. Pois é; não parece ser um planeta muito legal. E não é. Saturno representa as nossas dificuldades, nossas limitações e as lições que podemos tirar do nosso sofrimento, esforço e tempo. Ser capricorniano é, antes de mais nada, ser uma pessoa consciente das próprias limitações. Desde pequenos, eles aprendem que a vida é cheia de provações, de dificuldades e demanda trabalho duro para que cheguemos em algum lugar. Essa consciência muitas vezes transforma o capricorniano num ser um tanto depressivo. Para esconder esse lado mais tristonho e por ter sido impactada com as responsabilidades de um amadurecimento emocional precoce, a pessoa de Capricórnio cria máscaras e mecanismos de defesa, seja na forma de um comportamento quieto e frio ou até mesmo numa persona exageradamente calorosa e animada, para que consigam lidar com as próprias frustrações. Esses precisam de terapia, pelo simples motivo de não se abrirem com os outros com frequência.
AQUÁRIO
aquario
A pessoa de Aquário, signo que faz oposição ao signo de Leão, é regida por Urano, planeta do caos, da rebelião e da liberação. Sendo um signo de ar em estado fixo, Aquário representa o coletivo, o senso de comunidade e a importância de cada indivíduo no meio social. Bem diferente do leonino, não é? Bem…mais ou menos. O aquariano vive pela coletividade, mas ele não se perde no meio da multidão. Ele tem plena consciência de quem ele é e faz questão absoluta de ser completamente diferente de todos. Ele tem dificuldades de aceitar comparações e de se sentir “apenas mais uma pessoa no mundo”. Isso às vezes produz uma necessidade constante de provar ao mundo que é especial, que é único, o que não deixa de ser uma forma de viver pela atenção dos outros. O aquariano é o famoso “do contra”, muitas vezes tomando atitudes rebeldes e polêmicas de graça.
PEIXES
peixes
Finalmente chegamos ao signo de Peixes, mais conhecido como o “signo bonzinho”. Por ser do elemento água em seu estado mutável, e regido por Netuno, planeta das ilusões, dos mistérios e do oculto (num sentido também espiritual), Peixes não parece saber viver sozinho. Tudo que um pisciano faz tem um motivador externo, e é por isso que ele é considerado prestativo, atencioso e bondoso. O problema é que muitos piscianos perdem a noção da própria individualidade, ou fingem perdê-la a si mesmos, só para agradar os outros. Por esse motivo, pessoas desse signo podem viver de forma contida e reprimida, sacrificando o próprio suor, o próprio tempo e as próprias lágrimas por conta de outras pessoas que muitas vezes não merecem sua ajuda.