Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Empresariais > Como fazer um portefólio?

Como fazer um portefólio?

Categoria: Empresariais
Comentários: 1
Como fazer um portefólio?

Em determinadas profissões, um curriculum vitae não é o mais determinante para a escolha de um candidato. Um curriculum deve conter mais ou menos duas folhas, pelo que muitas vezes não se consegue incluir informação bastante para se perceber o que um candidato a emprego consegue fazer profissionalmente.

Cartas de recomendação são também importantes, mas será que bastarão?

Muitas são as profissões em que é estritamente necessário apresentar provas de trabalhos executados ou de projectos executados no passado. A melhor forma de o fazer num conjunto completo e apresentável é preparar um portefólio profissional.

Um portefólio deverá conter informação e provas concretas dos trabalhos que já fez. Provas são provas e ninguém poderá demonstrar melhor todos os pormenores de um trabalho feito por si, do que você mesmo.

Imaginemos que é um Web designer. Nesta situação o seu portefólio terá de ter referências a sites feitos, tal como alguns print screem de algumas páginas executadas.

Se for arquitecto, sabe com toda a certeza que tem de apresentar fotos de projectos finais, acompanhados pelos projectos iniciais com direito a detalhes de obra e execução de trabalhos.

Na eventualidade de ser desenhador de banda desenhada, o melhor é fazer-se acompanhar por as mais variadas histórias que já desenhou.

Se o seu trabalho for fotográfico, então aí a situação está salva logo á partida. Um book fotográfico inserido no seu portefólio é imprescindível e só terá a ganhar se o apresentar em anexo.

Um portefólio deve acompanhar pelo menos um resultado final de um dos seus trabalhos anteriores, mas é essencial que apresente um projecto quase completo. Plano, rascunho e execução do trabalho vão compor o seu portefólio. Fotografias, publicações de jornal (se for esse o caso) ou hiperligações de projectos seus que estejam on-line também contam.

Naturalmente que as cartas de recomendação são essenciais, tal como um curriculum vitae, mas a prova propriamente dita dos trabalhos que já executou são imprescindíveis.

Na eventualidade de se estar a candidatar a um primeiro emprego, não desanime. O trabalho que apresentou na altura em que tirou o curso também é importante. Fazer-se apresentar através de trabalhos executados, valem mais que mil palavras e é de extrema importância dar-se a conhecer através dos seus projectos. Demonstrar que é capaz de executar é a melhor forma de se apresentar numa entrevista e contra factos, não há argumentos.


Carla Horta

Título: Como fazer um portefólio?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

666 

Imagem por: paulozapella.com

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    10-07-2014 às 23:07:43

    Adorei a ideia do portfólio! Realmente, com tantas mudanças no mundo temos que inovar, principalmente na busca de um emprego.

    ¬ Responder

Comentários - Como fazer um portefólio?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

10 motivos para você fazer um cruzeiro

Ler próximo texto...

Tema: Viagens
10 motivos para você fazer um cruzeiro\"Rua
Vai chegando o final do ano e começa a bater aquela vontade de viajar, de ir descansar longe da correria do dia-a-dia, sem se estressar, a dica é que não há nada mais prático e relaxante do que fazer um cruzeiro, sabe por quê?

1. Você pode contratar o serviço parcelado, em muitas agências de viagem; assim começa a pagar agora e provavelmente já estará mais da metade pago na ocasião da viagem;

2. Relaxar em lugar calmo, com todas as comodidades à bordo, garçons, camareiro, equipe de animação, entre outros;

3. Geralmente o pacote já vem com comida e bebida liberados, o que quer dizer que você se delicia e não se preocupa com quanto vai gastar e onde vai comer.

4. Como o navio atraca em vários portos, dá um tempinho para conhecer vários lugares bacanas e tirar muitas fotos nos pontos turísticos. Dependendo da parada, você até consegue alugar um kit de mergulho e dar uma olhada no fundo do mar.

5. A diversidade cultural costuma ser muita e você acaba conhecendo pessoas e costumes de outros países;

6. Para não ir achando que as horas à bordo do navio são entediantes, vale ressaltar que há inúmeras atividades fornecidas pela tripulação responsável, o que inclui brincadeiras, atividades físicas em grupo, dança, sorteios e muita música.

7. Para aqueles que apreciam jogos de azar, o navio tem um cassino que é um encanto mesmo para quem não joga.
8. Outra atração impressionante é a danceteria, aberta todas as noites, com músicas de variados estilos, e bebidas liberadas com o bar no mesmo ambiente;

9. Já se preferir lagartear ao sol dentro do navio costuma ter espaço para o banho de sol e com piscinas grandes e também jacúzis para você se sentir em um verdadeiro spa.

10. Não menos importante, os navios contam com um teatro que costuma impressionar os passageiros, com um elenco digno de grandes palcos, e histórias incríveis.


Então, se você ainda não teve essa incrível experiência, vale a pena se programar aí com a família, e aventurar no mar, colecionar um misto de emoções, lembrancinhas e milhares de fotos. Com certeza será uma experiência inesquecível e você vai acabar querendo fazer mais vezes!

Pesquisar mais textos:

Clarissa Reinoco Machado

Título:10 motivos para você fazer um cruzeiro

Autor:Clarissa Reinoco Machado(todos os textos)

Imagem por: paulozapella.com

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios