Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Beleza > Cosméticos e sua vida útil

Cosméticos e sua vida útil

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Beleza
Visitas: 4
Comentários: 1
Cosméticos e sua vida útil

Também no momento de maquilar-se e cuidar da beleza é preciso atenção para alguns aspetos dos produtos que vão ser manipulados. Produtos fora do prazo de validade, por exemplo, podem causar sérios problemas para a pele e organismo. Entre esses, estão as pequenas irritações ou alergias graves, que surgem quando o conservante, responsável por impedir o aparecimento e disseminação de bactérias e fungos, perdeu sua propriedade e já não surte efeito.

Os cosméticos devem ser utilizados com cautela, respeitando-se instruções, como ocorre com as bulas de medicamentos. O período de validade é, certamente, o item mais importante a ser observado pois, de forma similar aos alimentos, os produtos vencidos ficam estragados e perdem sua propriedade primordial que seria o de conferir beleza, passando a afetar negativamente a saúde.

As instruções de uso nunca devem ser relegadas. Maquilagem, xampus, cremes, esmaltes, tinturas para cabelo e mesmo desodorantes ou perfumes requerem adequações para oferecerem o efeito desejado. É sempre importante verificar se os produtos atendem às necessidades do tipo de cabelo ou de pele. E também deve observar-se medidas de higiene e de proteção a serem tomadas, antes e depois do uso do cosmético.

O armazenamento é outro fator que contribui para a durabilidade do produto. Muitas vezes, mesmo no prazo de validade, o cosmético perde sua propriedade benéfica, apenas por ter sido mantido em local inadequado. Nesta esteira de cuidados, está também a manipulação. Geralmente, são necessários instrumentos para a retirada do produto de seu recipiente para aplicação, isto porque alguns cosméticos podem ser contaminados ao toque das mãos e dos dedos, e tornar-se um ambiente propício para a proliferação de micróbios, sejam fungos ou bactérias.

A temperatura normalmente é um fator que pode alterar o teor do cosmético, por isso sempre há a recomendação de mantê-lo ao abrigo da luz e do calor. Além da temperatura, a umidade é outro inimigo natural dos produtos de beleza, motivo pelo qual a instrução para armazenar em lugar seco está sempre presente. Estes simples cuidados já garantem a conservação e a durabilidade do cosmético até atingir o seu limite de validade. Quanto ao prazo, é sempre recomendável conferir periodicamente se ainda está em vigor.

Para evitar qualquer tipo de contaminação, e garantir o efeito de beleza e juventude desejado, esses cuidados básicos são indispensáveis, e devem ser mentalizados. E vale sempre ler e seguir as instruções das embalagens. Fique bela e continue saudável!


Helena

Título: Cosméticos e sua vida útil

Autor: Helena Helena (todos os textos)

Visitas: 4

664 

Imagem por: zaimoku_woodpile

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    10-09-2014 às 17:58:19

    Você está certa! A duração, a data de vencimento deve ser respeitada, poia pode comprometer a pele. Adorei este artigo que trata dos cosméticos e de sua vida útil!

    ¬ Responder

Comentários - Cosméticos e sua vida útil

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.