Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Qual a função da nossa pele?

Qual a função da nossa pele?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 6
Qual a função da nossa pele?

A pele é um órgão de revestimeno complexo, cuja epiderme assenta sobre um tecido de base, chamada derme, que por sua vez assenta sobre a camada do tecido adiposo subcutâneo, por outro lado. a derme contém os pêlos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríperas.

Este tecido é irrigado por uma rede vascular, que fornece à pele, o oxigénio, através das artérias. Este é necessário como combustível para a elaboração das diferentes produções cutâneas e também drena ( através do sistema venoso) os produtos residuais, eliminados no decurso do metabolismo.

A derme é servida por uma rede nervosa constituída por corpúsculos, que informam o cérebro sobre as condições do meio exterior e suas variações(temperatura, dor), ou seja é a nossa sensibilidade do tacto, por sua vez, o cérebro ao ser informado, dita através do envio de fluxos nervosos, a conduta a adoptar face a uma sensação dolorosa ou agradável.




A pele é em suma a protecção adequada às agressões, protege, através da camada córnea superficial, amortece os choques e interpôem-se entre a a pele e os músculos dos ossos, além destas funções, protege da luz solar, elaborando uma pigmentação própria de cada raça humana,para poteger do ambiente.

A sudação é assegurada por glândulas que protegem contra o calor.

A circulação cutânea desempanha um papel importante na regulamentação térmica, traduzindo o estado do organismo, como palidez, vermelhidão febril ou de reacção a uma agrssão química, física ou infecciosa.

Ela reflecte ainda o estado do organismo, e pode manifesar-se sob a forma de icterícia, prurido,, erupções cutânes, alopécias (queda do cabelo(,estrias, herpes, hiperpigmentação,albinismo ou manchas de gravidez,por outro lado a pigmentação da pele é determinada pela melanima, pigmento que é distribuído pelas células de revestimento cutâneo.

O bronzeamento tem a ver com este pigmento que protege as camadas profundas da epiderme dos raios ultraviloleta da luz solar.

O albinismo é uma ausência de pigmentação, e constitui uma doença rara.
O vitigilo são manchas despigmentadas de tamanho variável que podem aparece em qualquer raça humana.

Para além destes estados na pele, pode ainda ser frequente as sardas nos loiros e ruivos, acentuadas no verão, as manchas do dorso nas mãos (depois dos cinquenta anos) ou as alergias provocadas por perfumes ou medicamentos. Estas provocadas naturalmente por reacções alérgicas e que reflectem o estado do organismo.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Qual a função da nossa pele?

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 6

789 

Comentários - Qual a função da nossa pele?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios