Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Os benefícios da linhaça

Os benefícios da linhaça

Categoria: Alimentação
Visitas: 2
Os benefícios da linhaça

Linhaça é uma semente proveniente do Linho rica em ácidos graxos essenciais, os hoje muito falados ômega 3, ômega 6 e ômega 9, responsáveis pela proteção contra doenças cardiovasculares, entre outras funções. A semente da linhaça é uma rica fonte alimentar já que se constitui em um alimento rico em proteínas, minerais, fibras e vitaminas. Essa semente apresenta inúmeros benefícios à saúde. Além da já citada proteção contra as doenças cardiovasculares, a linhaça também é responsável por melhorar o funcionamento do intestino e combinada com outros legumes, frutas e verduras pode reduzir inchaço, evitar a celulite e auxiliar no metabolismo. Além de prevenir alguns tipos de câncer e estabilizar a glicemia de diabéticos.

Está sendo muito utilizada na alimentação atual como fonte de nutrientes, sendo também usada em outros segmentos como na indústria de cosméticos e em farmácias de manipulação. Da casca dessa semente é extraído o óleo da linhaça, utilizado na fabricação de cosméticos e medicamentos manipulados, fabricação de linóleo, um tecido impermeável untado com óleo de linhaça e na diluição de tintas a óleo para pintura.

Existem dois tipos de semente de linhaça: a dourada e a marrom. A linhaça clara depende de climas mais frios para o seu cultivo e é de um sabor mais suave do que a escura. A linhaça mais escura é cultivada em climas quentes, tem a casca mais dura que a clara, contudo os dois tipos possuem os mesmos nutrientes. A casca da linhaça contém também vitamina E que evita o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

A melhor forma de ingestão dessa semente é passando-a num triturador ou liquidificar na função pulsar, que evita que a semente vire pó. A ingestão é melhor dessa forma do que inteira, pois sua casca é dura. Além de que, consumindo a linhaça inteira, não há garantia de que seus nutrientes sejam aproveitados pelo organismo. Triturando-a é mais garantida a sua absorção. O ideal é fazer e consumir logo em seguida para evitar a oxidação deste composto. Para guardá-lo é necessário mantê-lo no refrigerador e fora da luz.

As sementes podem ser misturadas a iogurtes, vitaminas variadas, sucos naturais, sopas, feijão, saladas e cereais ou ainda ser acrescentadas a massas de pães e bolos. O pó de linhaça pode também substituir o óleo utilizado nas receitas. Os benefícios foram descobertos, porém as quantidades de consumo por dia ainda estão sendo estudadas. Então, mesmo com todas essas qualidades, vale lembrar que o consumo em excesso não é o mais indicado. O recomendado hoje é uma colher de sopa ao dia. Uma pequena quantidade que já faz uma enorme diferença, beneficiando os sistemas imunológico, nervoso e digestivo.

Há muitos estudos que indicam o consumo da linhaça dourada durante a gravidez, em dose pequena, uma colher de sopa ao dia, para regular o intestino, e desenvolver o cérebro e a retina da criança. Estes estudos afirmam que os agentes antioxidantes da linhaça durante a gestação e a amamentação garantem ao bebê uma maior facilidade de compreensão, memorização e concentração.

Além de todos os benefícios já mencionados da semente de linhaça, ainda há estudos que confirmam que a farinha dessa semente ajuda a emagrecer, pois permanece bastante tempo no aparelho digestivo, evitando com que o organismo dê sinais de fome, isto é, diminuindo o apetite.


Rosana Fernandes

Título: Os benefícios da linhaça

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 2

792 

Imagem por: AlishaV

Comentários - Os benefícios da linhaça

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Imagem por: AlishaV

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios