Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > A Família Burger

A Família Burger

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 6
Comentários: 1
A Família Burger

Ao que consta, o hambúrguer descobriu a América na segunda metade do século XIX. A sua primeira denominação foi “Hamburg steak”, que é como quem diz “bife de Hamburgo”, cidade alemã de onde eram provenientes os imigrantes que introduziram no continente americano esta comida, então, rústica. A incorporação dos hambúrgueres nas cadeias de fast food não se fez esperar e a disseminação destas pelos quatro cantos do mundo (embora ele seja redondo!) dispensa comentários.

Quem é que não conhece a Família Burger? Simpática, atrai com a máxima facilidade crianças, adolescentes e adultos. O X-Burger é o grande sucesso desta família. Na verdade, deixa água na boca… e alguns apertos no estômago! O X vem de cheese, queijo em inglês. O X-Burger (ou cheeseburger) é um pão de trigo, geralmente polvilhado com sementes de sésamo, recheado com um naco de carne picada, sobre a qual repousam uma fatia de queijo e quantidades industriais de sal refinado e maionese ou um molho à base dela (para dar sabor). Trata-se de uma autêntica bomba para a saúde, sobretudo quando atravessa o aparelho digestivo a “surfar” nas ondas de refrigerantes gelados, super açucarados e repletos de corantes.

O X-Burger, à semelhança dos respetivos homólogos, embora tenha entrado no quotidiano de muita gente, nem por isso se tornou menos nocivo e consubstancia uma opção alimentar bastante errada. Mas, ingrediente a ingrediente é que se determina o X desta questão.

Nesta perspetiva, a carne moída e temperada com cebola, salsa e mostarda e amassada com ovo para formar uma massa consistente, é de baixa qualidade e rica em toxinas e gorduras animais. Submetida a um tratamento químico à base de produtos prejudiciais à saúde, ela mantém uma aparência apetitosa. O seu abuso pode provocar o aumento do colesterol e das doenças cardiovasculares.

O queijo, que nem chega a ser parente próximo do queijo caseiro, feito com leite fresco de cabra, vaca ou ovelha, é pobre em nutrientes, porque o leite que lhe dá origem é industrializado e enriquecido com químicos que lhe emprestam volume, aspeto e sabor. O organismo não é capaz de transformar esta gordura “plástica”, pelo que não a aproveita. Por outro lado, a obesidade é uma consequência inegável; os americanos que o digam…

O tomate, a alface, as batatas, os vegetais são, indubitavelmente, elementos de extrema importância na nossa nutrição. Representam uma importante fonte de vitaminas e sais minerais. Porém, cultivados com grandes quantidades de tóxicos agrícolas para se manterem frescos, grandes e bonitos e enlatados à mistura com aditivos químicos que devem garantir a sua conservação, eles entopem o nosso organismo de substâncias perigosas que apenas abreviam a nossa estadia no mundo dos vivos.

Para além dos danos ao organismo humano, a Família Burger é uma das principais responsáveis pela destruição ambiental das Américas, na medida em que os hambúrgueres são de carne, que provém de gado, que precisa de pastar, e para ter pastagens em abundância são abatidas enormes áreas florestais tropicais (cerca de mil quilómetros quadrados por ano). Calcula-se que mais de 90 por cento da carne produzida nas fazendas de El Salvador, Guatemala e Honduras abastece as grandes redes de snack-bar norte-americanas. Transformada em pastagens, a terra é explorada segundo critérios que visam o lucro imediato. As consequências são desastrosas: o deserto começa a substituir a floresta.

E agora, vai um X-Burguer? Para mim não, obrigada! Prefiro uma sopa de legumes, natural, saborosa e sadia!


Maria Bijóias

Título: A Família Burger

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 6

687 

Imagem por: Rafael Kage

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoClaudia

    15-08-2011 às 21:53:51

    Você conhece a Família Burger? Se não conhece, deveria porque os lanches são maravilhosos e sem nenhum condimento. Quem prefere sopa com legumes, ótimo então vá a um restaurante vegetariano. Bom apetite!

    ¬ Responder

Comentários - A Família Burger

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Imagem por: Rafael Kage

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios