Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > As Casas Típicas de Portugal

As Casas Típicas de Portugal

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Viagens
Visitas: 120
Comentários: 1
As Casas Típicas de Portugal

Portugal é um país cheio de sabores fantásticos e muita tradição. Quem conhece Portugal consegue encontrar recantos onde o encanto se harmoniza com uma enorme sabedoria e cultura. Cada recanto de Portugal é um verdadeiro encanto e não falamos só das fantásticas praias e do sol quente de verão, da neve que a Serra da Estrela nos oferece, do Vinho do Porto nascido nas margens do Douro, dos monumentos imparáveis que Lisboa nos dá, da natureza única dos Açores ou das maravilhosas flores da nossa tão querida Madeira. Portugal dá-nos tudo e é tantas vezes objeto de falta de atenção. Com a mesma importância que o descrito anteriormente, encontramos uma arquitetura única e imparável pelo que somo reconhecidos internacionalmente. Ora vejamos.

As casas do Minho são únicas. Por norma de dois pisos onde o rés do chão é para o gado e arrumos e o 1º andar para a residência, estas casas são feitas na maior parte das vezes de xisto. Pedra sobre pedra, são unidas com barro e lama trabalhada. Os telhados são inclinados de forma a deixar escorrer a neve que cai nos frios invernos.

Este tipo de casa pode ser também encontrado na zona da Serra da Estrela.

Na zona do Porto, os monumentos imperam. No entanto e tal como em Lisboa, estas duas cidades transpiram prédios históricos e trabalhados. Forrados a azulejo muitas vezes pintado à mão, com varandins típico e portadas trabalhadas. Quando recuperados, trazem uma cultura única que só nas cidades mais cosmopolitas de Portugal se conseguem encontrar.

Bem ao estilo de cabanas de pescadores, é o que se encontra na zona de Aveiro. Com a escassez de pedra, o tijolo tem um lugar de destaque, mas as pinturas dos prédios são únicas em Portugal.

No Alentejo, as casas térreas e caiadas de branco com uma pequena lista azul ou amarela na parte de baixo, trazem-nos a vontade de gastronomias e cantares memoráveis e inconfundíveis.

O calor do Algarve oferece-nos também casas brancas e terraços (onde a água das chuvas é aproveitada), numa arquitetura com influência Árabe.

Rumando à Madeira, as casas são ainda mais únicas. Conhecidas internacionalmente são feitas de madeira e colmo. Com uma arquitetura sem igual, estas casas são um verdadeiro V invertido e o seu telhado de palha é incomparável.

Nos Açores a arquitetura confunde-se com a imparável natureza. De tijolo e telha, as casas dos Açores traduzem-se numa extraordinária harmonia entre o homem e a natureza.

Venha descobrir Portugal. Somos fantásticos de conhecer.


Carla Horta

Título: As Casas Típicas de Portugal

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 120

772 

Imagem por: FreeCat

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    13-06-2014 às 17:30:49

    O melhor de Portugal é que em cada canto é possível encantar-se com toda sua beleza! Aprecio muito os seus monumentos, a sua educação, o vinho, a beleza natural, enfim, Portugal tem muito o que explorar!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - As Casas Típicas de Portugal

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Imagem por: FreeCat

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios