Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > As Casas Típicas de Portugal

As Casas Típicas de Portugal

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Viagens
Visitas: 120
Comentários: 1
As Casas Típicas de Portugal

Portugal é um país cheio de sabores fantásticos e muita tradição. Quem conhece Portugal consegue encontrar recantos onde o encanto se harmoniza com uma enorme sabedoria e cultura. Cada recanto de Portugal é um verdadeiro encanto e não falamos só das fantásticas praias e do sol quente de verão, da neve que a Serra da Estrela nos oferece, do Vinho do Porto nascido nas margens do Douro, dos monumentos imparáveis que Lisboa nos dá, da natureza única dos Açores ou das maravilhosas flores da nossa tão querida Madeira. Portugal dá-nos tudo e é tantas vezes objeto de falta de atenção. Com a mesma importância que o descrito anteriormente, encontramos uma arquitetura única e imparável pelo que somo reconhecidos internacionalmente. Ora vejamos.

As casas do Minho são únicas. Por norma de dois pisos onde o rés do chão é para o gado e arrumos e o 1º andar para a residência, estas casas são feitas na maior parte das vezes de xisto. Pedra sobre pedra, são unidas com barro e lama trabalhada. Os telhados são inclinados de forma a deixar escorrer a neve que cai nos frios invernos.

Este tipo de casa pode ser também encontrado na zona da Serra da Estrela.

Na zona do Porto, os monumentos imperam. No entanto e tal como em Lisboa, estas duas cidades transpiram prédios históricos e trabalhados. Forrados a azulejo muitas vezes pintado à mão, com varandins típico e portadas trabalhadas. Quando recuperados, trazem uma cultura única que só nas cidades mais cosmopolitas de Portugal se conseguem encontrar.

Bem ao estilo de cabanas de pescadores, é o que se encontra na zona de Aveiro. Com a escassez de pedra, o tijolo tem um lugar de destaque, mas as pinturas dos prédios são únicas em Portugal.

No Alentejo, as casas térreas e caiadas de branco com uma pequena lista azul ou amarela na parte de baixo, trazem-nos a vontade de gastronomias e cantares memoráveis e inconfundíveis.

O calor do Algarve oferece-nos também casas brancas e terraços (onde a água das chuvas é aproveitada), numa arquitetura com influência Árabe.

Rumando à Madeira, as casas são ainda mais únicas. Conhecidas internacionalmente são feitas de madeira e colmo. Com uma arquitetura sem igual, estas casas são um verdadeiro V invertido e o seu telhado de palha é incomparável.

Nos Açores a arquitetura confunde-se com a imparável natureza. De tijolo e telha, as casas dos Açores traduzem-se numa extraordinária harmonia entre o homem e a natureza.

Venha descobrir Portugal. Somos fantásticos de conhecer.


Carla Horta

Título: As Casas Típicas de Portugal

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 120

772 

Imagem por: FreeCat

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    13-06-2014 às 17:30:49

    O melhor de Portugal é que em cada canto é possível encantar-se com toda sua beleza! Aprecio muito os seus monumentos, a sua educação, o vinho, a beleza natural, enfim, Portugal tem muito o que explorar!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - As Casas Típicas de Portugal

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Imagem por: FreeCat

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios