Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Arquipélago de Cabo Verde

Arquipélago de Cabo Verde

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Viagens
Visitas: 2
Comentários: 5
Arquipélago de Cabo Verde

São dez ilhas e cinco ilhéus, todos de origem vulcânica (o ponto mais alto é precisamente o vulcão do pico do Fogo), que formam o arquipélago de Cabo Verde, perfazendo uma superfície de 4033km quadrados. Com uma temperatura média de 24ºC, Cabo Verde tem um clima tropical seco com duas estações: de novembro a julho é época da estação quente, sendo que a estação húmida compreende o período entre agosto e outubro. Mesmo na estação húmida as temperaturas mantêm-se amenas, variando entre os 19 e os 25ºC. A capital de Cabo Verde é Praia, a língua oficial é o português (falando-se também crioulo) e a religião é predominantemente católica.

Os marinheiros portugueses encontraram as ilhas de Cabo Verde corria o ano de 1460 e, devido à sua posição geográfica privilegiada, serviram durante muito tempo ao comércio marítimo, destacadamente o tráfico de escravos. Com o declínio e posterior término deste, muitos europeus abandonam Cabo Verde, entrando o arquipélago em recessão económica. A isto acresce as más condições climatéricas, com largos períodos de seca (não é infrequente não se verificar precipitação em Cabo Verde durante alguns anos consecutivos). Ora, sendo a economia cabo-verdiana após a debandada dos europeus baseada na agricultura, em ilhas com falta de precipitação, é possível imaginar o pobre estado em que economia cabo-verdiana se encontrava mergulhada. Com a independência de Cabo Verde face a Portugal, em 1975, o governo investiu nas áreas rurais. Nos dias que correm, são as importações que estão na base da economia cabo-verdiana, mantendo-se no entanto sensivelmente metade da população ativa dedicada à agricultura, pese embora as dificuldades da sua prática. A seca é uma característica tão típica do arquipélago de Cabo-Verde que é uma das principais, senão a principal, causa do forte movimento de emigração que é sentido.

Durante a ocupação europeia, na sua maioria portuguesa, as relações entre cabo-verdianos negros e caucasianos deram origem aos mestiços, que compõem hoje a maioria da população das ilhas. E se isto conferiu um cariz único à população cabo-verdiana, não foi apenas no plano étnico que se fez sentir: também a língua crioula, a música e a gastronomia distinguem Cabo-Verde.

Sofia Nunes

Título: Arquipélago de Cabo Verde

Autor: Sofia Nunes (todos os textos)

Visitas: 2

636 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    29-09-2014 às 14:44:12

    Adorei saber sobre o Arquipélago de Cabo Verde. Obrigada!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    20-04-2014 às 17:03:26

    A Rua Direita recomenda a todos conhecerem!

    ¬ Responder
  • lisa

    03-07-2013 às 12:06:52

    isso e uma carnisa

    ¬ Responder
  • lisa

    03-07-2013 às 12:06:11

    isso e uma carnisa

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãolisa

    03-07-2013 às 12:05:14

    isso e uma carnisa

    ¬ Responder

Comentários - Arquipélago de Cabo Verde

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios