Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Segurança > Segurança na rua

Segurança na rua

Categoria: Segurança
Visitas: 52
Comentários: 1
Segurança na rua

Infelizmente nos dias de hoje em que os índices de violência só aumentam (apesar de tantas campanhas de conscientização e projetos que investem em educação) temos que conviver seguidamente com o medo e a insegurança de andar pelas ruas. O que antes eram momentos felizes de passeio ao ar livre hoje são necessidades de trânsito rápido entre um destino e outro a fim de evitar maiores transtornos, furtos, roubos ou até mesmo violência corporal. As pessoas atualmente, ao andarem nas ruas, precisam cuidar da sua segurança pessoal e, para isso, são importantes que alguns cuidados e precauções sejam tomados.

Transitar pelas ruas com joias, objetos de valor e grande quantidade de dinheiro era perfeitamente possível no passado. Hoje não é recomendado andar com objetos valiosos que possam chamar a atenção de pessoas de má índole. Da mesma forma, evitar andar com a carteira cheia de cartões de crédito e de loja é igualmente importante. Esses cartões devem ser levados quando realmente forem necessários. Andar com o mínimo de objetos e acessórios é o mais adequado. Apenas um documento com foto é o ideal. Não é necessário andar com vários documentos pela rua.

Bolsas de mão são perigosas, pois chamam muito à atenção na rua pela facilidade em furtá-las. Portanto, levá-las, carregadas de documentos e valores, deve ser evitado.  Celulares também devem estar escondidos. Mostrá-los é dar facilidade de perdê-los por roubo ou até mesmo por esquecimento. Abrir a bolsa ou carteira em público, em terminais de trem ou ônibus, em praças ou em qualquer outro ambiente ao ar livre deve ser sempre evitado. Isso facilita a ação dos ladrões.

Ao andar seguidamente na rua é importante fazer caminhos diferentes e ficar atento às outras pessoas. Tomar cuidado ao ser abordado na rua e em caso de estar sendo vigiado e seguido o mais indicado é entrar no primeiro estabelecimento comercial que encontrar, pedir ajuda e esperar. Outra opção é tentar desviar, atravessando a rua. É fundamental também evitar locais de pouco movimento como becos, vielas, locais demasiadamente arborizados e cheios de vegetação que podem esconder a ação de marginais, principalmente à noite. Se possível o melhor é sempre andar com alguém, evitando andar sozinho e distraído. Locais sem boa iluminação também devem ser evitados.

Uma boa dica é deixar um dinheiro reservado no bolso da calça caso venha precisar para evitar a necessidade de abrir a bolsa ou carteira na rua. Em caso de assalto ou qualquer outra abordagem é bastante conveniente manter a calam para evitar agressões físicas. Nesse momento é importante tentar controlar as emoções para evitar reações bruscas que podem gerar raiva e violência por parte dos agressores.

Caso seja inevitável carregar bolsas ou sacolas, é aconselhável carrega-las bem próximo ao corpo e, de preferência pelo lado da calçada, dificultando a ação rápida dos ladrões.

Por fim, outra dica importante que igualmente deve ser seguida como as outras citadas anteriormente é evitar a retirada de dinheiro em bancos ou caixas eletrônicos nos dias mais comuns de pagamento em que os marginais estão atentos para possíveis assaltos.

Tomando essas precauções vários transtornos podem ser evitados. A chave da segurança na rua é evitar chamar a atenção. Então passar o mais despercebido é o ideal.


Rosana Fernandes

Título: Segurança na rua

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 52

788 

Imagem por: Sienar

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    28-05-2014 às 18:46:24

    Em hipótese alguma andar com o celular na rua ou qualquer outro equipamento que chame atenção. É atrair o roubo para si. Na verdade, o roubo acontece pelas oportunidades que eles veem na rua, então, previna-se!!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Segurança na rua

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Ler próximo texto...

Tema: Utilidades Domésticas
Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!\"Rua
O seguro desemprego é instituído pela Lei Nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990 e que tem por finalidade prover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado sem justa causa. Foi sancionado pelo presidente da República do Brasil e também é regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT.

Este benefício é concedido a todo e qualquer trabalhador que foi dispensado apenas em regime de sem justa causa ou quando houver acordo judicial e o juiz autorizar o pagamento devido ao ex-trabalhador da empresa.

Sua duração é de 3(três) a 5(meses) de forma contínua e dependerá do tempo em que ficou empregado. O valor mensal é calculado conforme o que o trabalhador ganhava durante o período em que estava empregado.

Essa assistência financeira e temporária tem algumas regras, por isso, é muito importante conhecê-la antes mesmo de solicitá-la nos órgãos responsáveis.

Para ter direito ao benefício:


- Precisa ter a carteira devidamente assinada da empresa;
- Ter trabalhado durante 6 meses na empresa (no mínimo);
- Não ter recebido esse benefício no período de 16(dezesseis) meses ininterruptos;
- Ter sido dispensado sem justa causa.

Quem tem direito ao benefício:


- Os trabalhadores demitidos sem justa causa;
- O pescador artesanal; e
- O empregado doméstico, desde que o empregador esteja recolhendo o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS).

Como solicitar – Passo a passo:


1) Dirija-se à qualquer Caixa Econômica Federal ou ao M.T.E (Ministério do Trabalho e Emprego) da sua cidade munidos dos seguintes documentos:
- Rescisão contratual, carteira de trabalho devidamente dado baixa com a data de saída e assinada e carimbada pela empresa, as duas vias do seguro desemprego preenchido e fornecido pela empresa, cartão do PIS/PASEP ou o cartão cidadão, extrato do recebimento do pagamento do FGTS, comprovante de residência e os últimos 3 (três) contra-cheques;
2) Entregue todos esses documentos ao atendente. Eles vão fornecer o protocolo de entrada do seguro desemprego, vão lhe dizer quantas parcelas você tem direito e a data que você receberá a primeira (30 dias).

Bem, apenas isso e agora é só esperar para o recebimento do pagamento das parcelas. Para consultar, acesse este link: http://granulito.mte.gov.br/sdweb/consulta.jsf
Digite com seu número de PIS/PASEP e logo abaixo com o código no visor e clique em consultar. Vai abrir outra tela com as informações das parcelas.

Pesquisar mais textos:

Briana Alves

Título:Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Autor:Briana Alves(todos os textos)

Imagem por: Sienar

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios