Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Segurança > Evite os Acidentes Domésticos

Evite os Acidentes Domésticos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Segurança
Visitas: 2
Comentários: 1
Evite os Acidentes Domésticos

Já todos passámos por pequenos acidentes domésticos que de uma ou de outra maneira nos fizeram aperceber que a falta de atenção ou de pequenos cuidados podem levar a situações graves.

Queimaduras, quedas, cortes nos dedos ou até situações mais graves que nos podem magoar de forma bastante preocupante, incapacitando-nos durante um certo tempo de fazer a nossa vida normal.

Se enquanto adultos caímos em absurdos de distrações e pequenos acidentes domésticos, há que ter em especial atenção os perigos que uma casa pode representar para uma criança pequena. Tendo em conta que uma criança é demasiado pequena e inconsciente quanto ao que está por casa, os perigos são muitos e perigosos.

Veja o que deve ter em especial atenção para que o seu pequeno petiz esteja por casa como num verdadeiro paraíso. Tenha em atenção as extremidades dos móveis e armários. Existem no mercado umas pequenas borrachinhas que se podem adaptar aos recantos pontiagudos dos móveis e mesas.

Se tem escadas em casa, compre uma cancela, mas atenção, compre daquelas com abertura difícil e mais alta, pois as crianças aprendem rápido e num instante ela estará a abrir a cancela.

Atenção às tomadas elétricas. Tape-as com uns adaptadores próprios e de preferências com uns que exigem alguma “ginástica” para os retirar. Atenção às cadeiras ou camas perto das janelas. As crianças são exímias em subir e trepar para espreitar.

Para as janelas e portas existem uns adaptadores que dificultam a sua abertura. Estes adaptadores também servem para os móveis e gavetas da cozinha onde se guardam detergentes e talheres perigosos.

Aposto que continua a achar que é mais prático manter os medicamentos na gaveta da comoda, certo? O seu bebé também o acha e basta gatinhar um bocadinho e espreitar para dentro da gaveta para chegar facilmente até eles.

Atenção às toalhas de mesa que caiem ligeiramente para fora do tampo. É uma oportunidade única para que o seu filhote puxe por uma ponta e toda a loiça que lá estiver em cima caia.
A ingestão de pequenos objetos pelas crianças é um dos acidentes domésticos mais comuns. Esteja atento.

Cuidado com a água. Não só de piscina e com tanques, mas um balde com água pode causar um acidente gravíssimo. A cabeça é a parte do corpo mais pesada e coloca-la dentro do balde com água pode ser uma diversão para uma criança. A maior causa de morte de acidentes domésticos com crianças é a morte por afogamento.

Tenha atenção a tudo aquilo que envolve a sua criança e para ter uma melhor ideia, experimente gatinhar à mesma altura que ele e veja como o mundo dos crescidos é mesmo grande.


Carla Horta

Título: Evite os Acidentes Domésticos

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 2

604 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    28-05-2014 às 18:25:25

    É bem verdade essa questão de evitar acidentes domésticos, principalmente, pela falta de atenção, pelas crianças a sós e devemos sempre nos manter atentos e vigilantes.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Evite os Acidentes Domésticos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios