Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Segurança > Câmaras de Vigilância - Prevenção e segurança ou invasão de privacidade?

Câmaras de Vigilância - Prevenção e segurança ou invasão de privacidade?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Segurança
Comentários: 1
Câmaras de Vigilância - Prevenção e segurança ou invasão de privacidade?

Muito se fala sobre a privacidade. Desde que surgiram os famosos paparazzi, que o tema privacidade é muitas vezes colocada em causa.

O que é a privacidade então? Entende-se por privacidade tudo o que nos é íntimo e muito pessoal, e o conceito de privacidade pode ser diferente de indivíduo para individuo. Ora vejamos, se uma figura pública vive muito da sua imagem, esta não é privada na sua totalidade. A exposição faz parte da sua vida profissional. No entanto, qualquer comum de nós, pode manifestar-se se verificar a sua imagem numa exposição demasiado publica ou associada a qualquer assunto que não lhe diga respeito direto.

Se uma figura pública se vê filmado inúmeras vezes, o comum de nós (que só somos estrelas conhecidas lá em casa), também o somos.

Nos dias que correm e devido ao crescente aumento da criminalidade (e cada vez mais violenta), tudo o que é estabelecimento tem sistema de vigilância através de vídeo.

Os próprios transportes públicos têm sistema de vídeo vigilância. Que tudo isto são indicadores de receios e até certo ponto impõem alguma ordem e respeito, estamos de acordo, mas e em relação a outros sistemas de vídeo vigilância? Não existirão abusos relativamente a isto? E se em vez de nos sentirmos protegidos com estes sistemas de filmagens, nos sentirmos espiados por um “big brother”?

Mas se em certos locais nos sentimos protegidos com estes sistemas, o que achamos se o mesmo acontecer num local de trabalho? Sentimo-nos violados a cada passo, ou a sensação de que vamos merecer créditos positivos junto da entidade patronal pela exposição clara da nossa prestação profissional, sobrepõe o mau sentimento?

Se a legislação não é muito clara quanto às filmagens no local de trabalho, imagine-se a trabalhar num local em que nem imagina que está a ser filmado! Apesar de ser ilegal, esta situação existe.

Cada vez mais as empregadas domesticas que também desempenham funções de amas, estão sujeitas a este tipo de vigilância sem o saberem. Se por um lado possa não parecer correto o procedimento, saiba que cada vez mais são descobertos abusos a crianças utilizando este sistema. As filmagens podem ser chocantes, mas os pais conseguem ter certezas das suas desconfianças e proteger na realidade o que mais amam no mundo.

Até que ponto não nos sentimos realmente todos mais seguros sendo vigiados. Quem não deve não teme, e se o mundo está cada vez mais violento, há ou não que fazer os possíveis para nos protegermos?


Carla Horta

Título: Câmaras de Vigilância - Prevenção e segurança ou invasão de privacidade?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

811 

Imagem por: Matt Mordfin

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • gilbertogilberto

    10-02-2010 às 05:18:21

    Olha gostaria de invadir um sistema de segurança "filmagem" como faço me deem segestoes q nao gaste muito e q seja um modo facil
    aguardp reposta... obrigado gilberto

    ¬ Responder

Comentários - Câmaras de Vigilância - Prevenção e segurança ou invasão de privacidade?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Matt Mordfin

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios