Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O ferro é essencial à saúde

O ferro é essencial à saúde

Categoria: Saúde
Comentários: 1
O ferro é essencial à saúde

O ferro é um mineral que desempenha no organismo funções de extrema importância, como sejam a formação da hemoglobina e o transporte de oxigénio para as células, detendo também um papel de relevo no que toca ao sistema imunitário. Trata-se de um factor de neurodesenvolvimento nos bebés, cuja acção se estende ao metabolismo da energia e ao aproveitamento devido das vitaminas do complexo B.

Sendo essencial à saúde e ao correcto funcionamento do corpo, as deficiências dos níveis de ferro são passíveis de acarretar consequências graves para esta. O ferro, não obstante a sua relevância para ambos os sexos, afigura-se particularmente necessário para as mulheres, devido a especificidades biológicas e reprodutivas. A gravidez e a perda de sangue durante a menstruação são períodos em que será mais necessário avaliar, através de uma análise laboratorial, o hemograma, os índices de ferro, dado que estas são circunstâncias susceptíveis de provocar deficiência deste mineral.

A concentração de hemoglobina no sangue, para se encontrar em valores normais, tem de ser superior a 11g/dl. Quando isto não acontece, estamos perante uma situação de anemia, cujos sintomas são: cansaço, taquicardia, tonturas, palidez, dores de cabeça, indisposição, falta de apetite, dificuldade de concentração e fraqueza. As unhas brancas podem, igualmente, ser um sinal deste tipo de anemia.

As chamadas “dietas malucas”, que não contemplam o equilíbrio nutricional, sendo amiúde pobres em vitaminas e minerais, produzem, regra geral, fortes candidatos a sofrer de insuficiência de ferro. Para além das mulheres e das gestantes, crianças com idades compreendidas entre os seis meses e os dois anos apresentam, de modo semelhante, maior risco de contrair anemia. Entretanto, por esse mundo fora, sobretudo em África, na Ásia, na América Latina e noutras regiões de extrema pobreza, o que não falta é gente com défice de ferro na alimentação diária. Os casos menos graves podem ser resolvidos com um incremento da entrada de ferro, mas a maioria atinge severidade bastante para precisar de tratamentos mais complexos, evitáveis com um consumo mínimo de ferro por dia.

Existem suplementos dietéticos que incluem ferro, assim como alimentos enriquecidos com este mineral. Contudo, tais suplementos devem ser usados apenas com supervisão médica, sob pena de induzirem outros problemas de saúde ainda mais sérios. Uma overdose de ferro em crianças pequenas pode mesmo ser fatal! Tudo o que forem vitaminas e suplementos de ferro têm de estar totalmente fora do alcance dos garotos.

O ferro fornecido pela alimentação pode ser de origem animal (heme) – carnes vermelhas, vísceras (fígado, rim, coração), gema de ovo, etcétera – ou vegetal (não heme) – vegetais de folhas verde-escuras (espinafres, agriões, …), rúcula e leguminosas (feijão, soja, lentilhas, …), sendo que o heme é melhor absorvido pelo organismo em cerca de 20 por cento. Interessa salientar que, numa perspectiva de melhorar a absorção do ferro, ele deve ser consumido com um alimento que seja fonte de vitamina C, coadjutora deste processo.



Maria Bijóias

Título: O ferro é essencial à saúde

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

740 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • silvana aparecida dos santossilvana aparecida dos santos

    22-04-2010 às 01:02:04

    gostei muito das informaçes contidas.ira me ajudar nao so no meu trabalho do curso.

    ¬ Responder

Comentários - O ferro é essencial à saúde

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O Mito da Entrevista de Emprego

Ler próximo texto...

Tema: Empresariais
O Mito da Entrevista de Emprego\"Rua
Aguardando há meses pela oportunidade de um novo emprego e após ser aprovado em várias etapas do processo de seleção eis que surge um empecilho: a entrevista de emprego.

Diversas dúvidas passam pela cabeça do candidato como o que vestir, como sentar-se, qual o tom de voz adequado, o que o entrevistador espera como resposta e como impressioná-lo provando ser a pessoa certa para a vaga a ser ocupada.

A verdade é que não há regra que garanta o sucesso em uma entrevista, porém, algumas atitudes e cuidados precisam ser tomados. Abaixo seguem 10 dicas que auxiliarão o candidato enfrentar essa fase do processo de seletivo de forma mais segura, não importando a área ou cargo pretendido.

1. Seja pontual. A pontualidade é uma forma de demonstrar respeito, consideração e compromisso com a empresa, porém, ser pontual não significa ser precipitado, chegando com muito tempo de antecedência. Para isso programe-se: quanto tempo você levará para chegar até o local combinado para a entrevista? E se houver algum tipo de atraso? Programe-se para que os prazos possam ser cumpridos. Se o atraso for inevitável entre em contato com a empresa e explique o motivo para o mesmo solicitando a possibilidade de remarcar o compromisso.

2. Vista-se de maneira condizente ao cargo que irá ocupar. Mesmo parecendo ser uma superficialidade, a forma como o candidato se veste pode influenciar a decisão do entrevistador, portanto, causar uma boa impressão é essencial. Para isso pesquise o perfil da empresa, se possível observe a forma como os funcionários se vestem e use na entrevista algo um pouco mais formal do que usaria todos os dias para ir ao trabalho.

3. Zele por uma boa aparência. Como descrito acima causar uma boa impressão é essencial, dessa forma, a higiene pessoal é indispensável. Vale ressaltar que perfumes e maquiagem exagerados são pontos negativos em uma entrevista.

4. Tenha em mente suas principais realizações profissionais e as evidencie. Quais os principais desafios que essas lhe trouxeram e o que aprendeu em cada uma delas. Se é seu primeiro emprego vale ressaltar suas experiências escolares e acadêmicas como trabalhos em grupos, projetos realizados, programas de estágio e trainee.

5. Tenha atitudes positivas. Um método de entrevista consiste em perguntas aparentemente absurdas que não possuem, necessariamente, respostas prontas. O que ele deseja na verdade é avaliar seu raciocínio lógico, portanto, seja criativo, argumente e crie estratégias para sair dessa saia justa.

6. Seja genuíno e autentico. Mesmo estando sob pressão seja você na entrevista. Não minta nem use máscaras. O recrutador provavelmente perceberá que você não está sendo sincero.

7. Tenha argumentos. “Por que você quer trabalhar aqui?” ou “Quais serão suas contribuições para essa empresa?” são perguntas básicas em uma entrevista de empregos. Portanto, tenha bons argumentos para esses questionamentos.

8. Mostre-se interessado. Faça perguntas plausíveis ao entrevistador.

9. Seja gentil e educado a todo o momento. Muitas empresas costumam analisar o candidato no momento em que esse inicia o processo seletivo.

10. Mostre-se confiante. Se você fará a entrevista de emprego é porque já passou por outras fases do processo seletivo, ou seja, tem muitos pontos a seu favor. Acredite no seu potencial .

Outros textos do autor:
O Mito da Entrevista de Emprego

Pesquisar mais textos:

Mabelly Venson

Título:O Mito da Entrevista de Emprego

Autor:Mabelly Venson(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios