Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Fecho das urgências

Fecho das urgências

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Fecho das urgências

Segundo as recentes notícias, um grupo de peritos propôs o fecho de 12 urgências de hospitais a nível nacional.

Segundo o Público, as urgências a serem fechadas seriam a de Macedo de Cavaleiros, Fafe, Oliveira de Azeméis, Santo Tirso, Valongo, Peniche, Tomar, Montijo, Montemor-o-Novo, Serpa, Lagos e Loulé.

Na mesma notícia, encontramos também a proposta de desclassificação (entenda-se, passagem a um nível inferior) de outras tantas urgências. Estas seriam Mirandela e Póvoa de Varzim (passariam de Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico para Serviço de Urgência Básico), Hospital dos Covões (passaria de Serviço de Urgência Polivalente para um nível intermédio) e o Hospital Garcia da Orta (que passaria de SUP para SUMC, no entanto foi já refutada esta hipótese).

No total, a rede de urgências seria reduzida das 89 apresentadas em 2007 para apenas 72.
Não entendo, no entanto, qual a lógica destas medidas.

Para começar, embora não seja perita na matéria, sou utilizadora dos hospitais, tal como todos nós, e confesso que nunca vi uma urgência vazia ao ponto de justificar o seu fecho. Pelo contrário, chegamos a estar noites inteiras à espera na urgência de um hospital.

Em segundo lugar, acho incrível o facto de ter ouvido dizer que “nenhum utente está a mais de 60 minutos de uma urgência”. Então vejamos, um AVC requer intrevenção imediata. Ora, uma pessoa que esteja a 60 minutos (1 hora) de uma urgência leva, por exemplo, 15 minutos a detectar os sintomas, mais 10 para ligar ao INEM. O INEM reencaminha o pedido para a equipa mais próxima (que estará a 60 minutos do local), que por sua vez se equipa e prepara. Mais 15 minutos. Daí ao local, demoram 60 minutos. Chegando ao local, a examinação do doente e colocação na ambulância pode levar, na melhor hipótese, mais 15 minutos. Daí, seguem-se mais 60 minutos para a urgência, onde será atendido.
Em suma, um doente com um AVC pode levar até 15+10+15+60+15+60= Duas horas e 55 minutos!!!

Quase três horas para intrevir num AVC, que deveria ter intrevenção imediata. Isto claro, sem contar com semáforos, trânsito e todos os tipos de contratempos que possam surgir.
Num país em que se paga o volume de impostos que se paga em Portugal, esta situação parece-me inadmissível, pois para além deste exemplo temos uma vasta panóplia deles (acidentes com feridos graves, sufocamentos de origem alérgica, grávidas em trabalho de parto, entre outros).

Enfim, desejo-vos a todos felicidade e muita saúde, pois esta é gratuita e de qualidade… enquanto a temos.


Patrícia Carvalho

Título: Fecho das urgências

Autor: Patrícia Carvalho (todos os textos)

Visitas: 0

601 

Comentários - Fecho das urgências

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Saiba como fazer divulgação a partir de casa e tenha sucesso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Publicidade
Saiba como fazer divulgação a partir de casa e tenha sucesso\"Rua
Para todos os tipos de negócios, produtos ou serviços, se pretende obter resultados é fundamental divulgar. Não adianta ficar preso a ideia de que o seu trabalho é bom se ninguém sabe que ele existe. Seria como ter uma biblioteca contendo todo o tipo de informação sobre os mais variados temas no fundo do mar, ou no meio de uma floresta desconhecida. Afinal, o que faria com tanta informação se não tem acesso a ela?

Vamos entender o seguinte; quanto maior o número de pessoas receberem diariamente informação sobre o negócio em questão, maior a possibilidade de retorno, mesmo que seja de 1% ou menos. O mais importante é se fazer presente e não perder o foco, o que significa que, mesmo o retorno parecendo ser relativamente pequeno, sem nenhuma divulgação, seria um fracasso.

Dicas para fazer divulgação:

Primeiro é preciso determinar quais os veículos irá utilizar como ferramenta de marketing, depois, quanto tempo irá empregar nessa tarefa e criar um script (texto) de abordagem e apresentação que seja atraente, porém não muito extenso.

Com a oportunidade que a internet nos dá atualmente, é o meio de divulgação mais rápido, barato e prático que se pode ter, porém, não se empolgue muito. É preciso seguir alguns passos para que de fato dê certo. Usar a internet como mecanismo para divulgar, não é ficar atirando para todos os lados sem seguir uma estratégia que funcione como porta de atração.

Então, comece criando um site ou blog e contrate um serviço de hospedagem, os sites grátis têm extensão do fornecedor, o que pode tirar a característica de algo profissional, mas lembre-se de registrar um domínio, há muitos serviços de hospedagem com preço baixo.

Faça inscrição nas principais redes sociais e atualize todos os dias, é uma ótima ferramenta.
~
Crie anúncios e insira nos sites de classificados, como por exemplo, aqui no Rua Direita, que é grátis e tem grande número de visitações diárias.
Prepare uma campanha de incentivo usando o YouTube, com um vídeo explicativo de no máximo 2 minutos. O mais importante aqui é despertar o interesse para que visitem o site.

Faça uma lista de todos os seus contatos e envie informativo por e-mail, mas cuidado para não praticar spam, ou seja; enviar para quem não conhece ou não lhe autorizou. Telefone para os amigos e familiares e conte as novidades sobre o trabalho com simpatia e entusiasmo. Peça a eles indicação para que possa também falar com os contatos deles e o principal; acredite no sucesso, se empenhe com seriedade e determinação.

Pesquisar mais textos:

*lss Cabelos *

Título:Saiba como fazer divulgação a partir de casa e tenha sucesso

Autor:*lss Cabelos *(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios