Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Evitar a obesidade infantil é simples

Evitar a obesidade infantil é simples

Categoria: Saúde
Evitar a obesidade infantil é simples

Os maus costumes acarretam, regra geral, repercussões da mesma natureza. Não é de conceber que se ande constantemente a fazer asneiras e os resultados não se façam sentir, a curto, médio ou longo prazo.

Dizer que a obesidade, sobretudo infantil, tem uma incontornável componente genética é discutível e até subjectivo. Indo à raiz do problema, impõem-se algumas questões: Não comem todos da mesma panela? O que é que a família anda a comer? O que aconteceria ao peso e à saúde dos membros do agregado familiar se houvesse outro tipo de comida dentro da panela? Esta “genética” tem, frequentemente, muito pouco a ver com os genes…!

A verdade é que não se liga, amiúde, àquilo que se ingere, nem quando, nem como. Convém lembrar, contudo, que as crianças não são “porquinhos de engorda” e que se lhes dá ou tira vida conforme o regime alimentar que se segue. Por exemplo, foi demonstrado cientificamente que não tomar o pequeno-almoço está na origem de índices de atenção e rendimento escolar menores, para além de potenciar a ingestão desregrada de alimentos, normalmente bastante calóricos, durante o dia. Se os pais não comem antes de ir para o trabalho, os filhos tenderão a imitá-los. Na falta de apetite ou de tempo, pode levar-se na mochila um pacote de leite ou um iogurte e uma banana, ou um pãozinho.

A meio da manhã, é aconselhável meter mais qualquer coisa no estômago. Meio pão ou um pão, consoante a idade, com queijo, compota ou fiambre, bolachas tipo Maria, torradas, água e sal ou integrais, uma peça de fruta ou um sumo de fruta natural, um copo de leite ou um iogurte são algumas alternativas.

A água é indispensável. Muitos miúdos nem sabem qual é o sabor da água, dado que só bebem refrigerantes, colas, ice teas, etcétera, que não matam a sede e só engordam.

Na escola, é mais difícil controlar o que as crianças compram para comer. Uma dica pode assentar em senhas de alimentos pré-comprados.

No supermercado, os garotos conseguem ser muito persuasivos. Todavia, resistir aos seus apelos, motivados em grande medida pela publicidade, faz parte da educação alimentar de que eles necessitam para se tornarem pessoas bem-educadas, bem formadas e… com saúde! Em acréscimo, as compras para a casa têm de depender dos pais; os filhos só petiscam do que houver na despensa e no frigorífico, uma vez que não vão às compras sozinhos. É um bom pretexto para que os pais abdiquem de alguns alimentos e bebidas do dia-a-dia e adoptem, também eles, hábitos alimentares saudáveis…

Iniciar as refeições principais com um prato de sopa de legumes é o ideal: sacia com baixo valor calórico, reduzindo, deste modo, a quantidade do segundo prato.
Finalmente, programar actividades físicas conjuntas com as crianças ao ar livre pode constituir um bom estímulo: andar de bicicleta, caminhar, dançar, jogar ténis…



Maria Bijóias

Título: Evitar a obesidade infantil é simples

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

800 

Comentários - Evitar a obesidade infantil é simples

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco

Ler próximo texto...

Tema: Viagens
Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco\"Rua
Não é novidade para ninguém que o Brasil está passando por uma séria crise econômica e política. Atrelado a isso, a elevação do dólar nos últimos meses tem contribuído para a queda considerável no número de viagens internacionais. Para os amantes de viagens, também chamados travelholics, a crise não é um motivo para adiar aquela viagem tão esperada.
Nesse post você terá dicas de como superar esse momento e realizar seu sonho de uma forma mais econômica, sem precisar de guias turísticos, que encarecem ainda mais a viagem.

Dica 1) Planeje sua viagem com antecedência.
Provavelmente a maioria já ouviu falar disso, mas é a pura verdade. Programar a viagem é o primeiro passo para uma estadia tranquila e bem mais barata. Escolher o destino, a época do ano e com quem ir é o começo de tudo. As passagens aéreas costumam ter preços promocionais quando comprada com antecedência e você poderá escolher melhor onde passará as noites.

Dica 2) Pesquise os preços das passagens diariamente.
Se o destino já está definido, comece a buscar as passagens já. Os preços costumam variar diariamente, e sim, podem cair ou subir absurdamente de um dia para o outro. Eu super indico o Google Voos como busca de passagem. Ele apresenta os valores e os horários das mais variadas companhias aéreas e no final, te redireciona para o site da empresa sem te cobrar nenhuma taxa por isso. Além disso, ter em mente a opção de flexibilizar as datas pode te possibilitar um bom desconto no final. Você e o seu vizinho de assento podem estar indo pro mesmo destino, mas pagando valores completamente diferentes.

Dica 3) Use e abuse do Google Maps para escolher a região de hospedagem.
O Google Maps é uma opção de busca com mil e uma utilidades. Depois de escolhida a cidade, pesquise a localização dos principais pontos turísticos que são do seu interesse. Há várias ferramentas para busca de hotéis e pontos turísticos no site. Se você vai depender de transporte público ou ''viação pé'' para conhecer a cidade, uma boa dica para economizar tempo e dinheiro é ficar na região cultural da cidade. Você poderá pagar um pouco mais caro na estadia, mas economizará em outros quesitos.

Dica 4) Utilize os sites de busca de hotéis para fazer as reservas.
Depois de muito pesquisar, descobri que organizar a viagem por conta própria pode sair até pela metade do preço do que seria através de uma agência de viagem. Existem muitos sites de hotéis, mas é bom pesquisar sua credibilidade em fóruns e sites de reclamação. Minha sugestão é o Booking.com, há anos no mercado com milhões de clientes, ele é reconhecido pela sua transparência e grande assistência àqueles que precisaram resolver algum problema. Utilizando as datas de entrada e saída, e os filtros como valor máximo da diária e número de estrelas, você encontra o melhor hotel pro seu gosto e seu bolso.

Dica 5) Seguro Viagem
É imprescindível a contratação de um seguro viagem se você está indo para o exterior. Dependendo do país, uma diária no hospital pode sair mais cara que toda a viagem. Sem falar que em caso de extravio de bagagem e algum problema mais grave com um parente próximo no país de origem, além de outras questões, o seguro tem a cobertura específica. Não se deixe levar pelos pequenos preços. Procure aqueles conhecidos mundialmente e, de preferência, utilizado por algum conhecido. Quanto mais detalhado for, melhor.

Dica 6) Curta a pré-viagem pesquisando
O período antes da viagem é tão gostoso quanto ela, propriamente dita. Aproveite para pesquisar sobre os locais do seu interesse, restaurantes, lojas e principalmente transporte. Hoje, já existe taxímetro online em grandes metrópoles, onde você pode fazer um cálculo estimado da corrida de um lugar a outro. Como o nosso objetivo é a economia, são muitas as alternativas de transporte. Além do bom e velho ônibus, as vans compartilhadas do aeroporto para o hotel podem sair bem mais em conta que o táxi. Para quem for ficar poucos dias em uma grande cidade, os ônibus vermelhos de dois andares, conhecidos por Hop On Hop Off, dão uma geral na cidade, passando pelos principais pontos e possibilitando ao turista parar onde quiser, e esperar pelo próximo nos pontos indicados. Existem ticktes de 24, 48 e 72 horas ilimitado, a partir do momento do primeiro uso.

Pesquisar mais textos:

Letícia Spínola Flávio

Título:Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco

Autor:Letícia Spínola Flávio(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Adriana SantosAdriana Santos

    10-11-2015 às 21:16:50

    Gostei das dicas! Valeu!
    Realmente, as pessoas que amam viajar encontram diversas formas, nem que seja um lugar próximo a sua cidade!

    Abraços!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios