Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A tiroide – fonte do equilíbrio humano

A tiroide – fonte do equilíbrio humano

Categoria: Saúde
Comentários: 4
A tiroide – fonte do equilíbrio humano

A tiroide é uma glândula endócrina em forma de borboleta, situada no pescoço em frente à traqueia. Acontece que esta glândula, tão pequena e para muito desconhecida, é essencial para funcionamento saudável do corpo humano. Ela liberta as hormonas que estimulam o metabolismo e assegura a maioria dos processos bioquímicos do nosso corpo. Parece inacreditável, mas a tiroide é responsável pela regulação da pressão arterial, frequência cardíaca, temperatura corporal, o peso e estado emocional do corpo humano.

Só nos apercebemos da existência da glândula tiroide quando aparecem os sintomas tão desagradáveis como: perda de peso, depressão, dificuldade de engravidar ou até – alopecia ( queda abundante de cabelo).

Existem vários distúrbios relacionados com a tiroide:
-hipertiroidismo (excesso de hormonas tiroideias);
-hipotiroidismo (deficiência de hormonas tiroideias);
-nódulos e carcinoma da tiroide;
-doenças autoimunes que são causadas por anticorpos dirigidos contra a tiroide( podendo estimula-la ou destrui-la);
-o bócio (quando a tiroide aumenta globalmente de tamanho).

Em Portugal foram diagnosticados distúrbios da tiroide em mais de 10% da população. Esta doença atinge crianças e adultos, com prevalência nas mulheres. A pouca e fraca divulgação da informação aponta para existência de muito mais casos de doentes da tiroide do que a estatística conta. Porem, o diagnóstico precoce desta doença depende da iniciativa de cada um em parte. Evitar estas doenças nas crianças, é a maior preocupação dos especialistas em endocrinologia. Os resultados das pesquisas revelam que as zonas do pais como distritos de: Bragança, Covilhã, Faro, Coimbra e Portalegre são as mais afetadas. Isso é devido a baixo nível de iodo, um importante mineral para funcionamento da glândula tiroide.

Foram reveladas varias causas que provocam a alteração do funcionamento da tiroide: a falta ou excesso de iodo na alimentação, tendência genética para aparecimento desta disfunção, doenças autoimunes (uma má higiene oral, vírus que criam anticorpos que afetam a tiroide), que diminui a função da glândula.

Comecem por - marcar uma consulta com o vosso médico de família para esclarecer as dúvidas. Uma entrevista clinica tem um papel primordial no diagnóstico de patologias tiroideias. Existem vários exames médicos e testes laboratoriais que podem diagnosticar com toda a certeza o distúrbio da glândula tiroide.

Um cuidado especial devem ter as mulheres gravidas. Durante a gravidez o número de hormonas tiroideias totais altera bastante. No caso de um diagnostico precoce de uma doença de tiroide durante a gestação, é possível um tratamento medicamentoso seguro da gravida. Este passo é muito importante para saúde da mãe e bebé. Neste sentido o teste do pezinho, que é feito no recém- nascidos entre o terceiro e o sexto dia após o nascimento do bebé, tem enorme importância na resolução dos problemas relacionados com doenças congénitas.

Embora os médicos avisam que é difícil antecipar esta doença, podemos prevenir o aparecimento da mesma reforçando o consumo de iodo através de alimentos ricos neste mineral ou através de sal iodado.

Resumindo e concluindo: Cuidem-se!


Lilia Buraga

Título: A tiroide – fonte do equilíbrio humano

Autor: Lilia Buraga (todos os textos)

Visitas: 0

607 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Lilia BuragaLilia Buraga

    04-01-2015 às 19:08:30

    Obrigada Sophia, Lia e Rafaela pelos vossos comentário muito importantes para mim!
    Comecei a pesquisar sobre este tema há mais de três anos, quando me foi diagnosticado a hiperteroidíte. Descobri muita informação útil, conheci muita gente que sofre ou sofria com a mesma doença. Também descobri que há cura para a maioria das doenças da tiroide.
    Eu pessoalmente já consegui controlar o funcionamento da minha tiroide sem medicamentos já mais de um ano e estou contentíssima com o resultado.
    P.S. Fico contente por o meu artigo ser útil para alguém e estou disponível de partilhar mais informação sobre o assunto. Até sempre! Lilia.

    ¬ Responder
  • Rafaela CoronelRafaela

    23-07-2014 às 18:22:27

    Tenho uma amiga com tireoide, mas ela vive muito bem com isso. Mas, sempre tem que estar tomando o remédio nas horas certas.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    18-04-2014 às 23:49:23

    Fantástico texto, a Rua Direita fica contente com seu desenvolvimento, obrigada!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLia

    16-04-2014 às 00:19:30

    Absolutamente excelente para o trabalho da escola , tive 18, obrigado amiga

    ¬ Responder

Comentários - A tiroide – fonte do equilíbrio humano

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os benefícios do piso laminado

Ler próximo texto...

Tema: Materiais Construção
Os benefícios do piso laminado\"Rua
Ao se realizar uma obra, ou na renovação de ambientes, há sempre muitas opções de técnicas e tecnologias de construção civil, arquitetura e decoração a serem escolhidas da forma mais adequada ao resultado que se espera. O piso adequado ao ambiente que se está construindo ou reformando é uma questão bastante relevante para o sucesso do empreendimento e para o bem-estar dos usuários.

Os tipos de pavimentos ou assoalhos ou revestimentos são diversificados e para cada tipo de ambiente, construção e gosto pessoal há um mais adequado. Pelos inúmeros benefícios que tem apresentado, o piso laminado tem sido bastante escolhido como revestimento nos ambientes modernos. Ele é composto por quatro camadas, feitas de fibras de madeira de alta densidade, lâminas de celulose, lâminas decorativas e filme cristalino de celulose, colados diretamente ao chão. Essa composição garante estabilidade, beleza, resistência, facilitando a limpeza. Somente com estes argumentos já se pode notar as vantagens desse tipo de piso, contudo ainda existem outras.

Os pisos laminados custam menos que os pisos de madeira, seu substrato é ecologicamente correto, já que as madeiras utilizadas na composição desse piso provêm de florestas certificadas e possui fácil instalação, sem a necessidade de pregá-lo ao chão. Além disso, os pisos laminados não precisam de envernizamento como os pisos de madeira que causam mau cheiro e sujeira. Os pisos laminados são mais resistentes que os pisos de madeira devido a sua alta pressão. A superfície dos pisos laminados de alto tráfego contém papel decorativo que garante diversas possibilidades de estampas e combinações.

Existem, portanto, dois tipos distintos de pisos laminados. Os pisos laminados de madeira têm em sua composição madeira natural e são revestidos com verniz. São indicados para ambientes residenciais e menos movimentados. Os pisos laminados de alto tráfego são compostos por madeiras de alta densidade cobertas por papel decorativo. São mais resistentes e, em virtude disso, indicados para ambientes de grande circulação. Podem estar em ambientes residenciais, porém para ambientes comerciais é o ideal.

Os pisos laminados são resistentes à luz do sol, a riscos e a manchas. São práticos devido à diversificada opção de padrões e funcionais devido à facilidade de limpá-lo. Acomodam-se perfeitamente em qualquer ambiente, proporcionando fácil decoração. Entretanto, medidas para mantê-lo em bom estado por mais tempo (apesar da sua alta durabilidade) devem ser tomadas. Colocar proteção na entrada das portas evita a instalação de sujeira e pedras. Forrar móveis e peças decorativas, que entrem em contato com o piso, é recomendado, a fim de não marcá-lo. Esses forros podem ser feitos com tecidos felpudos ou recortes em feltro. Forrar os móveis ao movimentá-los é apropriado para não riscar o piso. Salto alto fino com base metálica também marca esse tipo de piso. Evitar molhar em demasia o piso é necessário, pois caso contrário pode haver o inchamento do piso. Deve-se mantê-lo sempre seco.

Esse tipo de piso também tem a vantagem de não carregar cupins, contudo é preciso verificar as condições de presença desses insetos. Ambientes com cupins requerem a desintetização prévia.

Pesquisar mais textos:

Rosana Fernandes

Título:Os benefícios do piso laminado

Autor:Rosana Fernandes(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    12-05-2014 às 12:45:43

    O piso laminado é muito bom, sua durabilidade é de quase 40 anos e são mais fáceis de manter.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • silvana 22-02-2014 às 18:17:44

    o piso laminada tem durabilidade de quantos anosposso passar pano umido no piso loaminado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios