Trabalho voluntário
No perfil de um voluntário devem estar as qualidades de responsabilidade, sensibilidade, solidariedade, capacidade de resolução de problemas, liderança e iniciativa. Não necessariamente todas essas qualidades, mas pelo menos algumas delas farão com que a pessoa busque este tipo de trabalho. É bastante gratificante realizar um serviço ou ajudar sem a pretensão de ganhar nada em troca, apenas na certeza de se estar fazendo a diferença para alguém. Ao longo de um trabalho voluntário, muitas outras qualidades, que nem eram tão explícitas, são descobertas. A humildade é praticada e o amor ao próximo prevalece.
As oportunidades desse tipo de trabalho são muitas, basta tomar a iniciativa de procurar. Pode-se trabalhar nas próprias organizações internamente ou ir de encontro aos necessitados em um trabalho direto. Normalmente ao se engajar a projetos e ongs (organizações não-governamentais) que realizam este tipo de serviço, acontece uma preparação prévia feita por meio de formação de voluntários com palestras, dinâmicas e reuniões. Após há o cadastro do voluntário se realmente ele quiser realizar este tipo de trabalho e o encaminhamento para a tarefa. Em alguns projetos é possível escolher o local, o tipo de serviço e o horário das tarefas. Em outros as funções estão pré-determinadas e que se deve fazer é engajar-se a elas. Algumas dessas entidades ainda fazem um documento do voluntário, similar a uma carteira de trabalho, contendo os dados do voluntário e os trabalhos já realizados, assim como o nome das instituições e o tempo de serviço dedicado.
As tarefas são muitas. Existem profissionais altamente qualificados que dedicam um espaço de tempo para realizar suas tarefas rotineiras, sem remuneração, para beneficiar pessoas que não têm condições. São o caso dos médicos, professores, assistentes sociais, psicólogos, desntistas, entre inúmeros outros especialistas. Muitos ainda não associam suas qualificações com as tarefas realzidas no voluntariados. Ou seja, médicos viram contadores de histórias, funcionárias públicas viram cozinheiras, e assim por diante. O importante é o que é realmente importante é ajudar o próximo. Como é só um instrumento. Por isso, só quem tem a sensibilidade e a humildade necessárias consegue realizar este tipo de trabalho.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- felipe
19-02-2013 às 06:17:20o trabalho voluntarios é muito inportate para muitas crianças e jovem e idosos eu tenho muita vontade de fazer trabalho voluntário eu gosto de ajudar o procimo como eu fasso para me escrever para eu fazer trabalho voluntario eu tenho muita vontade de ajudar muito obrigada(o) por sua atenção
¬ Responder