Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A Guerra Fria

A Guerra Fria

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 10
A Guerra Fria

A guerra fria consiste no período que se procedeu após a Segunda Guerra Mundial e no qual teve como característica a divisão implícita do mundo político entre socialismo e capitalismo. Com as super potências Estados Unidos e União Soviética, houve um gigante período de desenvolvimento tecnológico e armamentista, provocando um grande clima tensão.
Todos os laços intermediados pela ONU, criada em 1945, não apaziguaram os países, e a guerra continuou, mesmo que indiretamente.

Até a vida dos civis acabou sendo afetada, e neste cenário, as agências de inteligência CIA (Central Intelligence Agency) e KGB (омитет государственной безопасности) tiveram papel fundamental em suas respetivas sociedades.
No lado ocidental, os Estados Unidos tomaram como medida preventiva a Aliança da Boa Vizinhança com os países da América Latina. Iniciada no início dos anos 40, ela previamente promovia o intercâmbio de intelectuais para homogeneizar os ideais capitalistas entre os países. Mas a aliança aos poucos foi tomando outras áreas, como a economia e desenvolvimento.




Na mesma época a “terra do tio San” promoveu a caça de todos e quaisquer intelectuais ou pessoas públicas que dessem indícios de terem ideais esquerdistas. Esta posição conservadora apareceu novamente algumas décadas depois, em países que foram governados por ditaduras.
Com o avanço do domínio da União Soviética em países do oriente os Estados Unidos mudaram sua política externa. Em 1947 o presidente, Harry S. Truman definiu linhas de defesa para a “proteção” da democracia e do capitalismo no ocidente. Seguiu-se então o Plano Marshall, que deu ajuda aos países capitalistas entre 1950 e 1960 para a reconstrução de seus países, e o estabelecimento de alianças comerciais. Reino Unido, França e Inglaterra obtiveram boa ajuda financeira neste período.

O Plano Marshall disseminou a cultura capitalista e enfraqueceu a socialista na Europa, com exceção da Grécia e Espanha, que estavam em um período de ditadura, e Portugal, que na época estava sob o regime salazarista. A partir destas alianças nasceu o Tratado de Roma, em 1957, assinada pela Alemanha, França, Bélgica, Itália, Países Baixos e Luxemburgo. O tratado de Roma, constituiu a Comunidade Europeia, e possibilitou a expansão econômica da região, e a integração de trocas comerciais.

Wallace Randal

Título: A Guerra Fria

Autor: Wallace Randal (todos os textos)

Visitas: 10

657 

Comentários - A Guerra Fria

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Habitação – Evolução qualidade/Preço

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Alojamento
Habitação – Evolução qualidade/Preço\"Rua
Hoje vivemos dias muito complicados do ponto de vista económico, uma vez que a nossa sociedade moderna consumista tem acarretado para as famílias a triste ideia de que temos que possuir tudo o que existe para ser possuído.

Relativamente ao assunto especifico da habitação, com o passar dos tempos, as pessoas têm adquirido as suas casas em função do que há no mercado, e este mercado tem evoluído de uma forma perigosa em termos de custos; o que quero dizer com isto, é que há vinte anos atrás, encontrávamos apartamentos no mercado, e tenho por base um apartamento T3 que tinha 3 quartos conforme a tipologia descrita, naquele tempo uma cada de banho, uma sala de estar/jantar conjunta e talvez uma varanda, hoje o mesmo apartamento terá os três quartos, a sala, duas casas de banho das quais uma poderá estar num dos quartos a que passou a chamar-se suite, este apartamento hoje, tem forçosamente que ter pré instalação para aquecimento central, lareira com recuperador de calor, e muito provavelmente aspiração central, ou pelo menos a pré instalação… Assim, quem compra um apartamento hoje, apesar das dimensões de cada divisão estarem diminuídas, o preço foi muito incrementado pelos extras, e depois há ainda que adquirir uma caldeira para fazer funcionar a tal pré-instalação de aquecimento central, os radiadores porque sem eles o dito não funciona, naturalmente o trabalho do técnico… há ainda que adquirir em muitos casos o aspirador propriamente dito para fazer funcionar a aspiração central, e algumas coisas mais, acessórios dos quais, antes não tínhamos necessidade.

Não quero dizer com isto, que estes equipamentos não são úteis, são, mas e aquelas pessoas que compraram os seus apartamentos há uns tempos, cujos espaços não dispunham destas “modernices” como viveram? Como vivem hoje? Provavelmente aqueles que tiveram disponibilidade económica para isso, colocaram nas suas habitações, aquilo que julgaram necessário, não colocaram aquilo que não lhes é útil de todo, por outro lado aqueles que não tiveram disponibilidade económica vivem sem os equipamentos em questão, ou colocam um equipamento à dimensão das suas possibilidades. O real problema é que os referidos equipamentos valorizaram muito mais as habitações em termos de preço de compra do que o valor real dos mesmos, e as pessoas, estão apagar vinte ou trinta anos, para não dizer mais, um bom valor acima do que pagariam sem estas coisas, além disso comprariam aquilo que quisessem e pudessem.

Para além do exposto, a qualidade de construção e acabamentos não melhorou, antes pelo contrário. Hoje o valor das casas está a decair rapidamente, e as pessoas em geral vivem em casas cujos valores atuais de mercado são muito inferiores ao que estarão a pagar durante muito tempo…

Naturalmente o mercado poderá mudar, mas não é esse o caminho que parece seguir.

Pesquisar mais textos:

Ana Sebastião

Título:Habitação – Evolução qualidade/Preço

Autor:Ana Sebastião(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    21-04-2014 às 17:09:01

    A compra seja de apartamento ou casa estão mais caras e nem sempre oferecem serviços como mostram na divulgação. Não é bom financiar, pois custará o dobro. Realmente, o melhor a fazer é buscar preços que têm condições de pagar ou aderir a um consórcio.

    ¬ Responder
  • Sofia Nunes 13-09-2012 às 17:07:44

    Na minha opinião e de acordo com o que tenho observado, a relação qualidade/preço das habitações está a melhorar. E isso não é necessariamente bom, uma vez que é resultado da crise económica. Como refere, o valor das casas está a descer, pelo que se pode comprar uma vivenda pelo preço que há uns anos era de um apartamento. O problema é que, apesar de as casas estarem mais baratas, os compradores não têm dinheiro.

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios