Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O período pós Guerras

O período pós Guerras

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 14
O período pós Guerras

Após o período da Segunda Guerra Mundial, a Europa no geral estava completamente quebrada. Desde a falta de empregos, à cidades e campos destruídos e a economia indo de mal a pior. Do outro lado estava os Estados Unidos, que se saiu muito bem com todo o período de guerras e estava pronto para financiar o crescimento dos países afetados.

Tudo o que girou a seguir foram regidos pelo clima de rivalidade entre EUA e URSS. Em fevereiro de 1945 houve a Conferência de Ialta, na Rússia, no qual foi decretado que a Alemanha seria dividida em zonas de ocupação. Ainda em 1945, em junho, foi criada a ONU, Organização das Nações Unidas, inicialmente com 50 países. O órgão superior foi compostpo pelos 5 membros permanentes: Estados Unidos, China, União Soviética, China, Inglaterra e França). Foram estabelecidas também organismos para agir em áreas específicas, como a OMS, Organização Mundial da Saúde, e o FMI, Fundo Monetário Internacional. O objetivo geral da ONU é estabelecer o intermédio de relação entre os países, porém a mesma cooperação sempre esteve sob controle dos grandes países.

A conferência de Potsdam, na Alemanha , estabeleceu a cisão do mesmo país, que seria ocupado por França, EUA, URRS, e Inglaterra, para a eliminação da cultura nazista no país. Porém, esta invasão estabeleceu uma divisão maior no país: o leste seria dominado pela União Soviética, e o oeste pelos países capitalistas. Em 1949, esta divisão se tornou oficial e a Alemanha passou a ser República Federativa Alemã (RFA –lado capitalista) e república Democrática Alemã (RDA –lado socialista). Os acordos estabelecidos após a guerra também afetaram a Europa como um todo, pois, no lado oriental a influência socialista ainda crescia, e o lado ocidental era dominado pelos países capitalistas.

Desta forma os acordos estabelecidos após o termino das guerras começou a perder força, de forma que o clima de tensão bipolar rodeava quase todos os países. Nesta época o desenvolvimento tecnológico, armamentista, atômico e militar cresceu bruscamente, fato que marcou a época (mais ou menos entre 1945 e 1949). Então daí surgiu o termo guerra fria, que foi nada menos que a situação política que sustentava de maneira indireta as disputas geopolíticas entre as grandes potências mundiais.

Wallace Randal

Título: O período pós Guerras

Autor: Wallace Randal (todos os textos)

Visitas: 14

644 

Comentários - O período pós Guerras

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios