Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A Guerra Fria

A Guerra Fria

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 10
A Guerra Fria

A guerra fria consiste no período que se procedeu após a Segunda Guerra Mundial e no qual teve como característica a divisão implícita do mundo político entre socialismo e capitalismo. Com as super potências Estados Unidos e União Soviética, houve um gigante período de desenvolvimento tecnológico e armamentista, provocando um grande clima tensão.
Todos os laços intermediados pela ONU, criada em 1945, não apaziguaram os países, e a guerra continuou, mesmo que indiretamente.

Até a vida dos civis acabou sendo afetada, e neste cenário, as agências de inteligência CIA (Central Intelligence Agency) e KGB (омитет государственной безопасности) tiveram papel fundamental em suas respetivas sociedades.
No lado ocidental, os Estados Unidos tomaram como medida preventiva a Aliança da Boa Vizinhança com os países da América Latina. Iniciada no início dos anos 40, ela previamente promovia o intercâmbio de intelectuais para homogeneizar os ideais capitalistas entre os países. Mas a aliança aos poucos foi tomando outras áreas, como a economia e desenvolvimento.




Na mesma época a “terra do tio San” promoveu a caça de todos e quaisquer intelectuais ou pessoas públicas que dessem indícios de terem ideais esquerdistas. Esta posição conservadora apareceu novamente algumas décadas depois, em países que foram governados por ditaduras.
Com o avanço do domínio da União Soviética em países do oriente os Estados Unidos mudaram sua política externa. Em 1947 o presidente, Harry S. Truman definiu linhas de defesa para a “proteção” da democracia e do capitalismo no ocidente. Seguiu-se então o Plano Marshall, que deu ajuda aos países capitalistas entre 1950 e 1960 para a reconstrução de seus países, e o estabelecimento de alianças comerciais. Reino Unido, França e Inglaterra obtiveram boa ajuda financeira neste período.

O Plano Marshall disseminou a cultura capitalista e enfraqueceu a socialista na Europa, com exceção da Grécia e Espanha, que estavam em um período de ditadura, e Portugal, que na época estava sob o regime salazarista. A partir destas alianças nasceu o Tratado de Roma, em 1957, assinada pela Alemanha, França, Bélgica, Itália, Países Baixos e Luxemburgo. O tratado de Roma, constituiu a Comunidade Europeia, e possibilitou a expansão econômica da região, e a integração de trocas comerciais.

Wallace Randal

Título: A Guerra Fria

Autor: Wallace Randal (todos os textos)

Visitas: 10

657 

Comentários - A Guerra Fria

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios