Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > 50 Anos de Asterix

50 Anos de Asterix

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Literatura
Visitas: 4
Comentários: 2
50 Anos de Asterix

Podem ler-se várias histórias, desde literárias, a infantis, de aventuras, entre tantas, tantas outras, mas obras intemporais e para todas as idades há poucas.

Podemos enumerar algumas, mas para quê perder tempo, quando nos surge de forma imediata na ideia um personagem único com meio século e que mudou a literatura animada para sempre.

Asterix mudou a história da banda desenhada com histórias fantásticas e recheadas de personagens desajeitados e tipicamente Gaulesas (pelo menos na ideia de todos nós).

A 29 de outubro de 1959 René Goscinny e Albert Uderzo mostraram ao mundo os personagens por eles idealizados.

Asterix, um gorducho Gaulês de enorme barriga e fardo bigode ruivo era portador de uma extraordinária força, resultante de um “acidente” quando era criança. O seu inseparável amigo Obelix, também ele portador de bigode farto que caracteriza estas personagens, é o companheiro de todas as horas.

Obelix não perde uma boa luta e um bom javali que na hora de comer há que fazer jus ao seu porte robusto.

A 50 anos antes de Cristo, toda a Gaulia está ocupada por romanos, exceto a invencível aldeia de Asterix, que devido a uma porção mágica criada pelo druida Panoramix (mago da aldeia), torna toda a população em verdadeiros guerreiros das mais temidas batalhas.

No império de Júlio César insiste na invasão e domínio da aldeia de Asterix, mas a persistência de personagens como Abraracourcix, chefe da aldeia, Assurancetourix e até mesmo o fiel cão Ideiafix vai assegurar a harominia na pacífica aldeia Gaulesa.

René Goscinny e Albert Uderzo, não descuraram nada nestas aventuras e até criaram a namorada de Astrix. Tragicomix, uma loura sensual, apaixona o nosso personagem e cria a pimentinha necessária ás sagas do Gaulês.

Após dois anos de publicações na revista “Pilote” onde René era editor e Albert era desenhista, o mundo conhece Asterix em livro. Na primeira edição destas aventuras, Asterix, o Gaulês teve um enorme sucesso, o que já adivinhava um futuro promissor nas histórias dos livros aos quadradinhos.

Com 50 anos, as histórias do Gaulês já venderam mais de 300 milhões de livros em todo o mundo, e as histórias estão traduzidas em 107 línguas, incluindo o mirandês. Com adaptações para o cinema, quer em desenho animado quer em imagens reais (com Gerard Depardieu no papel de Asterix), as histórias de Asterix e Obelix permitem-nos sonhar com outra dimensão, numa diversão permanente e disparatada. Mais que uma literatura, um legado para quem continuar a escrever estas histórias.


Carla Horta

Título: 50 Anos de Asterix

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 4

692 

Imagem por: http2007

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojj

    21-01-2013 às 16:11:55

    acho incrivel a ma escrita! a troca de personagens!!! entao o Asterix um gaules gorducho de enorme barriga??? Que temuma namorada que e uma loira sensual chamada Tragicomix??? Que é realmente um personagem masculino!! Então Asterix é gay?? Irra!!!

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    09-10-2012 às 20:52:45

    Um fenómeno, é o que acho desta personagem, conhecido mesmo à escala mundial, já lá vão uns aninhos da sua existência, já representou vários filmes, séries, e quem não viu esta personagem? não acredito que alguém não tenha visto.

    ¬ Responder

Comentários - 50 Anos de Asterix

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os benefícios do piso laminado

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Materiais Construção
Os benefícios do piso laminado\"Rua
Ao se realizar uma obra, ou na renovação de ambientes, há sempre muitas opções de técnicas e tecnologias de construção civil, arquitetura e decoração a serem escolhidas da forma mais adequada ao resultado que se espera. O piso adequado ao ambiente que se está construindo ou reformando é uma questão bastante relevante para o sucesso do empreendimento e para o bem-estar dos usuários.

Os tipos de pavimentos ou assoalhos ou revestimentos são diversificados e para cada tipo de ambiente, construção e gosto pessoal há um mais adequado. Pelos inúmeros benefícios que tem apresentado, o piso laminado tem sido bastante escolhido como revestimento nos ambientes modernos. Ele é composto por quatro camadas, feitas de fibras de madeira de alta densidade, lâminas de celulose, lâminas decorativas e filme cristalino de celulose, colados diretamente ao chão. Essa composição garante estabilidade, beleza, resistência, facilitando a limpeza. Somente com estes argumentos já se pode notar as vantagens desse tipo de piso, contudo ainda existem outras.

Os pisos laminados custam menos que os pisos de madeira, seu substrato é ecologicamente correto, já que as madeiras utilizadas na composição desse piso provêm de florestas certificadas e possui fácil instalação, sem a necessidade de pregá-lo ao chão. Além disso, os pisos laminados não precisam de envernizamento como os pisos de madeira que causam mau cheiro e sujeira. Os pisos laminados são mais resistentes que os pisos de madeira devido a sua alta pressão. A superfície dos pisos laminados de alto tráfego contém papel decorativo que garante diversas possibilidades de estampas e combinações.

Existem, portanto, dois tipos distintos de pisos laminados. Os pisos laminados de madeira têm em sua composição madeira natural e são revestidos com verniz. São indicados para ambientes residenciais e menos movimentados. Os pisos laminados de alto tráfego são compostos por madeiras de alta densidade cobertas por papel decorativo. São mais resistentes e, em virtude disso, indicados para ambientes de grande circulação. Podem estar em ambientes residenciais, porém para ambientes comerciais é o ideal.

Os pisos laminados são resistentes à luz do sol, a riscos e a manchas. São práticos devido à diversificada opção de padrões e funcionais devido à facilidade de limpá-lo. Acomodam-se perfeitamente em qualquer ambiente, proporcionando fácil decoração. Entretanto, medidas para mantê-lo em bom estado por mais tempo (apesar da sua alta durabilidade) devem ser tomadas. Colocar proteção na entrada das portas evita a instalação de sujeira e pedras. Forrar móveis e peças decorativas, que entrem em contato com o piso, é recomendado, a fim de não marcá-lo. Esses forros podem ser feitos com tecidos felpudos ou recortes em feltro. Forrar os móveis ao movimentá-los é apropriado para não riscar o piso. Salto alto fino com base metálica também marca esse tipo de piso. Evitar molhar em demasia o piso é necessário, pois caso contrário pode haver o inchamento do piso. Deve-se mantê-lo sempre seco.

Esse tipo de piso também tem a vantagem de não carregar cupins, contudo é preciso verificar as condições de presença desses insetos. Ambientes com cupins requerem a desintetização prévia.

Pesquisar mais textos:

Rosana Fernandes

Título:Os benefícios do piso laminado

Autor:Rosana Fernandes(todos os textos)

Imagem por: http2007

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    12-05-2014 às 12:45:43

    O piso laminado é muito bom, sua durabilidade é de quase 40 anos e são mais fáceis de manter.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • silvana 22-02-2014 às 18:17:44

    o piso laminada tem durabilidade de quantos anosposso passar pano umido no piso loaminado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios