Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alojamento > Alojamento Para Estudantes Do Ensino Superior – Quais As Hipóteses?

Alojamento Para Estudantes Do Ensino Superior – Quais As Hipóteses?

Categoria: Alojamento
Alojamento Para Estudantes Do Ensino Superior – Quais As Hipóteses?

Nesta altura do ano, muitos estudantes procuram alojamento, para que possam frequêntar o Ensino Superior. No entanto nem sempre é fácil, pois requer um local de confiança, com boa acessibilidade, a preços que possibilitem o pagamento.

Por este motivo, e para ajudar os estudantes e os respectivos pais a escolherem uma hipótese de alojamento, elaborei uma lista de possibilidades.

Em primeiro lugar, como é habitual, vem o alojamento em quarto. Este tipo de alojamento, em geral, implica um quarto com serventia de casa de banho (e por vezes de cozinha). Geralmente, neste tipo de alojamento paga-se uma renda base pelo quarto, à qual se adiciona um valor fixo para despesas e um calendário de divisão de tarefas de limpeza.

Esta divisão de tarefas nem sempre agrada aos estudantes, que têm já bastante trabalho com os seus estudos. Por este motivo, muitos senhorios estão a contratar empregadas para limpar a casa, adicionando ao orçamento de despesas pago pelo estudante.
Embora possa parecer o ideal, este tipo de alojamento pode ficar muito caro.

Outra hipótese a considerar são as residências universitárias. Estas podem ser independentes ou fazer parte dos serviços de acção social da universidade frequentada. Neste segundo caso, as vagas estão, geralmente, sujeitas a bolsa de estudo, pois os bolseiros têm prioridade. Nestas residências, existem certas condições específicas, como o acesso a salas de estudo, cozinha, lavandaria, entre outras.
No caso das residências privadas, encontramos vários exemplos: residências para alunos Erasmos, residências pretencentes a congregações religiosas, residências particulares ou familiares dedicadas a albergar estudantes…

As residências, tendencialmente, dão direito aos alunos a, pelo menos, duas refeições diárias, sem custos adicionais.
No entanto, há formas mais económicas ou mesmo a custo zero, como vamos ver.

Caso viva numa região onde existam universidades, eis uma boa hipótese: swap. O swap consiste em encontrar um estudante residente na zona da universidade pretendida que venha estudar para a sua área de residência e trocar de casa com ele. Esta hipótese é benéfica para o estudante, que continua a viver com uma família, e para os pais ou tutores, que têm alguém para os ajudar a superar a falta do filho que se encontra longe.

Para terminar, uma possibilidade que foi, inclusivamente, focada pela Fundação Para O Desenvolvimento Social Do Porto no Programa Aconchego, é oferecer-se para viver em casa de idosos, trocando o alojamento por companhia.

Aqui ficaram algumas sujestões. Sem mais para dizer, desejo bom ano lectivo a todos!


Patrícia Carvalho

Título: Alojamento Para Estudantes Do Ensino Superior – Quais As Hipóteses?

Autor: Patrícia Carvalho (todos os textos)

Visitas: 0

626 

Comentários - Alojamento Para Estudantes Do Ensino Superior – Quais As Hipóteses?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios