Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Porquê cereais integrais

Porquê cereais integrais

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Comentários: 2
Porquê cereais integrais

Trigo, aveia, cevada, milho, arroz, todos os cereais são bons, mas integrais são ainda melhores.

Cada vez mais se fala, e ouve falar, dos benefícios dos cereais integrais para a saúde. Não deve haver quem ainda não tenha ouvido discursar sobre eles, mormente ligados aos cereais de pequeno-almoço. Estudos científicos revelam de que maneira o consumo de cereais integrais, inserido numa alimentação saudável e equilibrada, pode ajudar a manter a saúde do coração e do organismo em geral.




Na verdade, os cereais integrais são muito mais do que fibra. E, como o próprio nome designa, sendo integrais encerram todos os elementos do cereal. O farelo é a camada exterior, rica em fibra. Esta camada mais grossa do grão do cereal inclui quantidades concentradas de fibras, vitaminas do complexo B, proteínas, minerais e substâncias provenientes da planta. O endosperma é a zona do meio, amilácea. É a camada maior e funciona como principal depósito de energia da planta. Contém hidratos de carbono, proteínas e pequenas quantidades de vitaminas B. O gérmen é a parte interior, com abundância de nutrientes. Apesar de ser a componente mais pequena do grão, tem muitos nutrientes. Por ser a partir daqui que se originam as novas plantas, o gérmen armazena grandes porções de nutrientes indispensáveis: proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina E.

Quando o cereal é moído ou refinado, o farelo e o gérmen são removidos, ficando somente o endosperma. A maior parte do valor nutricional perde-se, já que é no farelo e no gérmen que se encontra a maior concentração de nutrientes. Cada componente do cereal integral possui um valor nutricional próprio, mas é a combinação de todas elas que gera o conjunto único e eficiente dos benefícios dos cereais integrais.

Dado que os cereais integrais incluem hidratos de carbono complexos, fibras e proteínas, quando ingeridos ao pequeno-almoço, os níveis de saciedade tendem a equilibrar-se ao longo da manhã, contribuindo para a manutenção do peso. Isto é uma boa notícia para quem tem problemas com a “linha”, mas não deixa de ser importante para qualquer pessoa que queira velar pelo seu bem-estar global.

Pesquisas recentes indicam que as fibras ajudam a controlar os índices de insulina e de açúcar no sangue (glicémia), e ratificam que os indivíduos que apresentam um coração mais saudável são aqueles que optam por alimentos integrais, no contexto de uma nutrição baixa em calorias e de um estilo de vida saudável.


Maria Bijóias

Título: Porquê cereais integrais

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

780 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • ivan fonseca souzaivan fonseca souza

    02-03-2010 às 13:47:44

    ola querido. Tenho uma sugestao. Esse seu acido urico elevado é causado por alimento que nao combina com seu sangue. E nao por cerais integrais. Exemplo. Se seu sangue for B, o milho, a soja, e o trigo são verdadeiros venenos. Ao usa-los, voce pode ter serios problemas de saude. Digo isso por estudo e experiencia. DEixar de ingerir esses alimentos, para pessoas de sague B, é trazer de volta sua saude a um preço muito baixo. VEja seu tipo sanguineo e siga a lista de alimentos que são beneficos e neutos. Voce vai encontrar num livro, recem lançado: Viva bem com seu tipo sanguineo. Nao sou vendedor deste livro, mas curei minhas enternas gripes que sempre num periodo dos ultimos 30 anos. Qualquer duvida, manda ver... Os medicos nao conhecem essa reeducação alimentar.

    ¬ Responder
  • marcelomarcelo

    12-07-2009 às 03:05:58

    Estou com o acido úrico elevado, e o meu médico me disse que tenho que evitar os cerais integrais, pois bem, gostaria de saber quais os alimentos são considerados cereais integrais, queria uma lista deles.

    ¬ Responder

Comentários - Porquê cereais integrais

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios