Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Vestuário > Quem criou as calças de ganga

Quem criou as calças de ganga

Categoria: Vestuário
Quem criou as calças de ganga

Um mercador judeu, de nome Levi Strauss, chegou ao velho oeste americano, por altura da corrida ao ouro. A sua intenção era vender lona para as carroças aos mineiros.

Todavia, por existirem mais mrercadores a vender o mesmo produto, o negócio não lhe correu como desejado.

Visionário, Strauss procurou uma nova aplicação para a lona. Cedo reparou que a roupa dos mineiros era pouco resistente e facilmente se desgastava, o que lhe fez pensar que seria interessante criar algo mais resistente e douradouro.

Assim, pegou num pouco de lona e mandou confeccionar umas calças castanhas para si e mais umas quantas, que disponibilizou a mineiros com o objectivo de as testar. Tal foi o sucesso que os mineiros aderiram em massa às calças.

Posteriormente, e com o objectivo de impedir que os bolsos das calças rebentassem com o peso das pepitas de ouro, Strauss usou rebites de metal utilizados nas correias dos cavalos, para unir os bolsos às calças, criando assim um maior reforço dos mesmos.

Na década de 30, as calças de ganga tornaram-se moda, em grande parte devido aos filmes de western. Todavia, a juventude só seria conquistada por esta peça quando os ícones da música e do cinema as começaram a vestir.

Nos dias de hoje as calças de ganga existem em vários modelos, de cintura mais ou menos descida, escuras ou claras, desbotadas, mais justas ou mais largas e são um elemento essencial no guarda-roupa de qualquer pessoa, em qualquer parte do globo.

Pela sua versatilidade, são usadas no local de trabalho e em ocasiões mais descontraídas ou mais formais.


Rua Direita

Título: Quem criou as calças de ganga

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

633 

Imagem por: ganesha.isis

Comentários - Quem criou as calças de ganga

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: ganesha.isis

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios