Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Vantagens do aleitamento materno

Vantagens do aleitamento materno

Categoria: Saúde
Vantagens do aleitamento materno

O que o bebé ingere durante o primeiro ano de vida terá repercussões no seu crescimento e na saúde futura. O leite adaptado (artificial) é muito diferente do leite materno e a sua utilização comporta riscos para o bebé. Inúmeros estudos têm sido levados a cabo nos últimos anos, no sentido da promoção do aleitamento materno, e têm evidenciado alguns dos perigos do aleitamento artificial e as suas manifestações na criança ou já na idade adulta.

Apesar de dar de mamar ser um acto natural, facilitado pelo facto de o bebé já nascer com os reflexos intrínsecos à amamentação, é vulgar, de princípio, a mãe, sobretudo se for “marinheira de primeira viagem”, sentir algumas dificuldades, pois ela tem de aprender a segurar na mama e posicionar o bebé, da mesma maneira que a própria criança terá de aprender a pegar na mama e realizar uma sucção eficaz.

É aconselhável começar a dar de mamar imediatamente após o nascimento, uma vez que isso irá estimular a produção de oxitocina, permitindo que o bebé assimile desde logo a “arte” de mamar, beneficiando, deste modo, das propriedades do colostro.

O aleitamento materno apresenta vantagens para o bebé, mas também para a mãe. No que se refere à criança, reduz a propensão para alergias ao leite de vaca (que está na origem do leite artificial); aumenta as defesas e fortalece o sistema imunitário, devido à recepção de quantidades mensuráveis de anticorpos, glóbulos brancos e outros factores imunológicos, que compõem o leite materno (torna-se menos susceptível a infecções - respiratórias, gastrointestinais, urinárias, etcétera – e com menor grau de gravidade); diminui o risco de linfomas, leucemias, diabetes do tipo I e asma; mitiga a propensão para a obesidade infantil; melhora o desenvolvimento mental e emocional, assim como a formação da boca e dentição, contribuindo para o não aparecimento da cárie dentária.

No que concerne à mãe, o seu leite é muito prático, pois não é preciso preocupar-se em esterilizar e preparar biberões; acelera a recuperação física do pós-parto, tornando a perda de peso mais rápida e efectiva, já que amamentar queima calorias; reduz o risco de ocorrência de várias doenças, como osteoporose, diabetes, cancro da mama e do ovário; confere maior segurança e serenidade, propiciando incremento da auto-estima e da satisfação emocional; promove o vínculo afectivo entre mãe e filho (é importante que a mãe fale com o bebé, sorria e olhe para ele, se ele estiver de olhos abertos, para ele associar o momento ao rosto da mãe); atenua a possibilidade de anemia, pois a mulher que amamenta demora mais tempo a ter menstruações, pelo que as suas defesas de ferro não diminuem; é assaz económico, com custo zero (o que em tempos de crise e óptimo!). Em suma, ficam todos a ganhar…



Maria Bijóias

Título: Vantagens do aleitamento materno

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

803 

Comentários - Vantagens do aleitamento materno

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios