Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Obstipação infantil

Obstipação infantil

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Obstipação infantil

Enquanto todos concordam que o fezes duras, secas e dolorosas são os sintomas da obstipação, a frequência de evacuações é controversa entre os pediatras. Normalmente, um recém-nascido evacua muito frequentemente, oito a dez vezes por dia, durante cerca de quatro semanas até que a frequência diminui para cerca de uma a duas vezes por dia até à oitava semana. Mas há uma ideia muito firme entre muitos médicos que mesmo se os bebés a ser amamentados passarem quatro dias sem evacuar, isso não é motivo para alarme. O leite materno é bem constituído, de modo que quase a totalidade dele é absorvido pelo sistema digestivo dos bebés, e aquilo que passa como fezes é apenas o conjunto de algumas proteínas coalhadas, sucos gástricos e muco.

Em lactentes alimentados artificialmente, se ficarem muito tempo à espera para evacuar, perder-se-ia o teor de água e tornar-se-ia mais difícil e doloroso.

Assim, a frequência de evacuações para estes bebés deve ser maior. Os bebés emitem um som próprio e ficam com o rosto vermelho quando se preparam para evacuar. Isto é perfeitamente normal acontecer até que os músculos do esfíncter anal aprendam a relaxar e a expandir ao fazer uma evacuação.

Os pais devem dar mais água ao bebé se as fezes forem duras. Fazer os movimentos da bicicleta com as pernas e dar uma massagem suave ajuda aos movimentos da barriga se o bebé não tiver evacuado há muito tempo. Mas, se a obstipação é acompanhada de vómito grave, dor ou outros problemas, marque imediatamente uma consulta com o médico. Os pais não devem tentar tratar a criança com laxantes ou qualquer outra coisa. É normal que os bebés passem por uma fase de obstipação quando os alimentos sólidos são introduzidos na dieta. Um aumento correspondente de líquidos como um sumo diluído ajudaria a controlar o problema. Um tipo diferente de alimento sólido, evitando os ingredientes que potenciam a obstipação, também vai ajudar a resolver o problema.

Se a obstipação persistir, o pediatra pode recomendar o uso de laxantes suaves, supositórios ou enemas. Estes devem ser interrompidos assim que o bebé esteja livre dos sintomas. O uso continuado de qualquer ajuda para tratar a obstipação deve ser evitado.


Ruben Duarte

Título: Obstipação infantil

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 0

638 

Comentários - Obstipação infantil

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios