Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Gravidez: enjoos matinais

Gravidez: enjoos matinais

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Gravidez: enjoos matinais

A gravidez, apesar de ser um estado natural na mulher, acarreta, ainda assim, grandes transformações e transtornos físicos e emocionais. A mulher, apesar de feliz com a perspetiva da chegada do seu bebé, dentro de apenas alguns meses, também se sente debilitada, cansada e, por vezes, menos atraente. As suas tarefas diárias são agora um pouco mais limitadas, pois fazer grandes esforços está completamente fora de questão. E se, a juntar a tudo isto, surgirem os terríveis enjoos, que afetam cerca de 50% a 70% das mulheres grávidas?

Pois é, nem tudo são rosas e mulheres há que, a somar à fadiga, revelam também sintomas como náuseas e vómitos (muitas vezes incontroláveis). Estes sintomas, que surgem com maior violência no período da manhã, não se prolongam para além dos três, quatro meses de gestação e, se se verificarem após este período, é aconselhável visitar o seu médico, pois pode ser um sinal de que nem tudo está bem.

E por que razão surgem estes malfadados? Dentro da comunidade científica existem algumas teorias, entre as quais se encontra a que aponta os enjoos como uma reação natural do organismo à presença do bebé no útero materno. O organismo feminino reduz a capacidade do seu sistema imunitário e, ao baixar as suas defesas, está a contribuir para a não agressão ao bebé, que, quer queiramos, quer não, é percebido como um corpo estranho pelo organismo.

Apesar de esta teoria sugerir alguma rejeição por parte da mãe, a verdade é totalmente oposta: de facto, as mulheres que sofrem de enjoos podem considerar-se felizardas (no meio de tantos vómitos), pois o seu corpo está a funcionar corretamente e a proteger o bebé de toxinas exteriores. Esta teoria, por sua vez, vem complementar a outra e apresenta a hormona Gonadotropina Humana Coriónica (hCG) como a grande responsável pela proteção do bebé relativamente às toxinas (presentes em alimentos como a carne, por exemplo) que poderiam, em último caso, provocar um aborto espontâneo. Esta hormona está mais presente no organismo durante os três primeiros meses de gestação (altura em que o embrião/feto se encontra numa fase de maior fragilidade e em que os órgãos principais se formam) e são os seus efeitos secundários que provocam os famosos vómitos. Como facto curioso, verifica-se que, nas culturas onde é mais usual a ingestão de cereais, as mulheres grávidas enjoam menos.

Para combater estes sintomas – que nunca se eliminam na totalidade, experimente dar, tranquilamente, passeios a pé, apanhar ar fresco, comer bolachinhas de água e sal antes de sair da cama, beber bastante água – mas nunca durante ou depois das refeições –, evite as comidas condimentadas ou gordurosas e peça a alguém para cozinhar por si – caso o cheiro a incomode.

Pois é, os enjoos matinais são necessários e pode considerá-los uma bênção – por muito estranho que isto soe!


Isabel Rodrigues

Título: Gravidez: enjoos matinais

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 0

718 

Imagem por: genue.luben

Comentários - Gravidez: enjoos matinais

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Imagem por: genue.luben

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios