Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Reconhecimento versus Fama.

Reconhecimento versus Fama.

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 4
Comentários: 5
Reconhecimento versus Fama.

Quem é que não gosta de elogios? Quem é que não gosta de uma palavra simpática? Quem é que não gosta de reconhecimento pessoal e profissional? Acho que a resposta é obvia. Toda a gente gosta de ser reconhecida em alguma coisa que faz realmente bem.

Quando somos reconhecidos por aquilo que somos ou por aquilo que fazemos sentimos um bem-estar tão grande que isso nos impulsiona a fazer mais do mesmo. É uma motivação para avançarmos na direção certa. No entanto há quem pense que a fama que se ganha por se ser reconhecido pode ser prejudicial e acabar com a vida privada da mesma. Até certo ponto posso concordar com essa mesma opinião na medida em que a fama de um ator, cantor ou qualquer outra figura pública mais mediática, tem de facto momentos de fama tão exagerados como os próprios fãs. Hoje em dia é muito comum ver-se fãs de cantores por exemplo: aos gritos no meio da rua só porque o cantor passou. Realmente esse não é o reconhecimento de que falo.

O reconhecimento tem mais significado que de a simples fama. No caso dos escritores, por exemplo, a fama é muito relativa. O que interessa a um escritor, e eu posso falar por experiência própria, é ver a alegria de alguém que lê os seus livros ou manuscritos. É ver a expressão radiante de alguém com apreço sincero a pedir gentilmente um autógrafo num livro escrito pelo autor. É ver alguém embrenhado na leitura de um livro que nos é familiar. É partilhar as nossas vivências com os leitores e sermos compreendidos pelos mesmos.

Para mim o reconhecimento profissional é uma das coisas mais importantes da minha vida de escritora. A fama como digo é relativa. É algo que vem como acréscimo e para mim não é algo importante. A fama é uma coisa rápida e passageira, que desaparece, quando aparece alguém mais novo e mais interessante. O reconhecimento é precisamente o contrário. É algo se constroi ao longo da vida. E mesmo que apareça alguém mais novo, não muda aquilo que a pessoa é nem muda a forma como é visto.
Assim sendo o que é melhor, fama ou reconhecimento? Para mim, sem dúvida que é melhor o reconhecimento.

Jovita Capitão

Título: Reconhecimento versus Fama.

Autor: Jovita Capitão (todos os textos)

Visitas: 4

653 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • SophiaSophia

    26-05-2014 às 06:45:16

    Concordo que o reconhecimento é de muita valia, até mesmo da fama. Ser reconhecido pelo que se ama fazer é demais! As pessoas te curtirem, gostarem do seu trabalho, quererem aprender com você é fantástico mesmo!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    16-09-2012 às 21:24:51

    Ora aqui está um texto onde se consegue perceber perfeitamente a diferença entre a fama e o reconhecimento. Lamentavelmente existem jovens que não sabem ver a diferença. A fama atinge-se num ápice numa sociedade que vende imagem a torto e a direito. O reconhecimento obtêm-se com trabalho, com esforço e dedicação. Parabéns pelo tema.

    ¬ Responder
  • Jovita CapitãoJovita Capitão

    21-09-2012 às 19:29:19

    Carla Horta, muito obrigada pela sua apreciação.

    Cumprimentos,
    Jovita Capitão.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSofia Nunes

    11-09-2012 às 16:44:00

    Concordo em absoluto com esta análise que opõe a fama ao reconhecimento. De facto, a fama está, regra geral, reservada para os artistas predilectos das massas, nunca para as pessoas e grupos que contribuem verdadeiramente para o avanço cultural ou científico. Mesmo se nos restringirmos ao mundo do espectáculo, os atores e músicos que são alvo de maior reconhecimento artístico não são os mais famosos, não são aqueles cuja vida privada faz capa de revista.

    ¬ Responder
  • Jovita CapitãoJovita Capitão

    12-09-2012 às 13:43:44

    Sem dúvida, Sofia Nunes. E ainda bem que assim o é.Obrigada pelo seu comentário.

    Cumprimentos,
    Jovita Capitão.

    ¬ Responder

Comentários - Reconhecimento versus Fama.

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios