Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Rainha do Fado, Amália Rodrigues

Rainha do Fado, Amália Rodrigues

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Biografias
Rainha do Fado, Amália Rodrigues

A Rainha do Fado, assim conhecida, Amália Rodrigues, um grandioso nome ligado á música portuguesa, nomeadamente ao fado português, onde cantou e encantou milhares de pessoas, fãs, ouvintes, deixou a sua marca por onde passava.

Filha de Albertino de Jesus Rodrigues, natural de Castelo Branco, nascido a 6 de Agosto de 1888 e falecido a 13 de Maio de 1962, um músico sapateiro, e de Lucinda da Piedade Rebordão, natural do Fundão e nascida a 2 de Maio de 1982 e falecida a 23 de Novembro de 1986, nasceu assim Amália da Piedade Rodrigues a 1 de Julho de 1920, embora só registada a 23 de Julho de 1920. Amália gostava e pedia para o seu aniversário ser celebrado a 1 de Julho, por uma razão simples, dizia “Talvez por ser essa a altura do mês em que havia dinheiro para me comprarem os presentes”.

Amália foi uma cantora, atriz e fadista portuguesa, assim conhecida mundialmente, viria a falecer a 6 de Outubro de 1999, com 79 anos de idade. Natural de Lisboa teve o seu período de atividade entre 1940 a 1999, data do seu falecimento.




Amália era muito tímida, começou a cantar para o avô e os vizinhos, que lhe pediam.
Aos 9 anos, a avó, analfabeta, manda Amália para a escola, que tanto gostava de frequentar. Devido á pobreza, aos 12 anos teve que interromper a sua escolaridade. Optou por bordadeira, mas depressa muda para ir embrulhar bolos.

Aos 14 anos vai viver com os pais. Mas a vida não é tão boa como em casa dos avós. Amália tinha que ajudar a mãe e aguentar o irmão mais velho, autoritário. Trabalha como bordadeira, engomadeira e tarefeira.

Aos 15 anos vai vender fruta para a zona do Cais da Rocha, e torna-se notada devido ao especialíssimo timbre de voz. Integra a Marcha Popular de Alcântara, em 1936.
Conhece nessa altura o seu futuro marido, Francisco da Cruz, um guitarrista amador, com o qual casará em 1940.

Estreia-se no teatro de revista em 1940, como atração da peça “Ora Vai Tu”, no Teatro Maria Vitória. No meio teatral encontra Frederico Valério, compositor de muitos dos seus fados.

Em 1943 divorcia-se a seu pedido. Torna-se então independente. Neste mesmo ano atua pela primeira vez fora de Portugal, em Madrid. Viria assim anos mais tarde a correr o mundo e passar por muitos sítios e lugares.

Amália Rodrigues representou Portugal em todo o mundo, de Lisboa ao Rio de Janeiro, de Nova Iorque a Roma, de Tóquio à União Soviética, do México a Londres, de Madrid a Paris, foi assim, que esta grandiosa MULHER levou a origem de Portugal a vários cantos do Mundo.


André Belacorça

Título: Rainha do Fado, Amália Rodrigues

Autor: André Belacorça (todos os textos)

Visitas: 0

621 

Comentários - Rainha do Fado, Amália Rodrigues

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Eventos
Como Organizar Qualquer Tipo De Evento\"Rua
Com todas as mudanças no mundo precisamos de pessoas capacitadas e qualificadas para se organizar um evento de porte. Não mais uma pessoa que faz tudo, que quebra-galho, mas um profissional estudioso no ramo para levar um evento de grande estima que atinja seu público de forma satisfatória e abrangente.

Para estar na frente exige-se muito trabalho, esforço e dedicação extrema para que se obtenha grande sucesso não somente para quem recebe como também para a própria instituição em que se realiza o evento. Isso tem causado uma procura por esses profissionais e até tem sido reconhecido como uma profissão que será valorizada muito nesses próximos anos.

Como Organizar?

Para estar na frente de um evento é necessário muita dedicação e amor. Muitas horas planejando e com uma grande antecedência. Pois, qualquer problema que ocorra no dia, será de responsabilidade de quem está organizando.

Então, todos os cuidados devem ser levados em consideração, devemos ter ações prevenidas e tudo deve ser listado, feito e dado uma atenção especial. Diante dos que se pretende fazer em um evento seja ele cultural, religioso, comercial, precisa de alguns parâmetros para serem seguidos cuja finalização tenha muito sucesso.

Eis quais são as etapas para você compreender melhor:
1. Objetivos: você deve primeiramente traçar um objetivo daquilo que se pretende realizar. Deve ser dividido em duas partes: a geral e a específica;

2. Públicos: quem são os públicos que serão atingidos? É um grupo de mulheres, um grupo de homens? Que faixa de idade? Essas e outras perguntas devem ser feitas;

3. Estratégias: essas estratégias consistem simplesmente em como você vai atingir o seu público, o que mais irá atraí-los para que possam ir ao seu evento?

4. Recursos: os recursos tanto materiais, humanos, físicos, todos esses recursos devem ser bem estruturados e anotados;

5. Implantação: Que métodos serão usados para o evento desde o início até o término do evento? Refere-se a todos os procedimentos;

6. Acompanhamento e controle: estipular alguém que irá acompanhar todo o processo e controlar, como por exemplo, as despesas;

7. Avaliação: feita após o término do evento, ela é produzida em formato de relatório e entregue a quem organizou o evento;

8. Orçamento Previsto: este deve ser feito bem detalhado. Uma das mais importantes partes de todo o evento. Pode buscar patrocínio, parcerias com empresas para assim evitar os gastos, mas tudo deve ser anotado e controlado.

Pesquisar mais textos:

Luene Zarco

Título:Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Autor:Luene Zarco(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios