Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Nova arte

Nova arte

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 2
Comentários: 2
Nova arte

São cada vez mais as canções sobre cidades de Portugal. Amontoam-se as descrições delicadas de ruas estreitinhas, calçada Portuguesa e independentemente do local onde nos encontramos, todos conseguimos imaginar uma rua típica, onde o fado é cantado com todo o encanto e sofrimento.

Nas ruas e ruelas deste Portugal, encontramos contos em cada prédio histórico, onde os vizinhos são família e a roupa branca esvoaça a cada janela.

As várias capitais de Portugal apresentam uma construção histórica, e não falamos dos monumentos nacionais onde sem qualquer sombra de dúvidas poderemos algum dia habitar.

Quantos de nós já não comentou a degradação de alguns prédios antigos nas ruas de Lisboa, Porto, Coimbra e mil e uma cidades Portuguesas? Prédios sem telhado, onde ainda se pode espreitar alguns azulejos característicos de uma época, resistentes às intempéries.

Quem circula em cidades com prédios assim, tem verificado que aos poucos as cidades renascem das cinzas, e a degradação cinzenta que durante tanto tempo caracterizou estas ruas, preenche-se agora de cor e de vida.

As ruas das cidades típicas estão a ser reconstruídas.

Compram-se os prédios velhos do bairro típico e transformam-se em habitações que transpiram harmonia. O equilíbrio extraordinário entre o conforto da modernidade aliado à traça antiga é já considerado uma arte, e se quem julga que é mais barato comprar uma casa reconstruída do que uma casa num empreendimento novo, desengane-se. Os valores rondam exatamente a mesma coisa, e em ambos os produtos são tidos em conta áreas, localização e extras.

Estas reconstruções, oferecem-nos garagem, ar condicionado e aspiração central, numa fantástica harmonia com a traça antiga. A tábua corrida dos pavimentos são afagados e envernizados e a cor da madeira escurecida pelo tempo, apaixona os mais sépticos. Também as portadas são tratadas e cuidadas à exaustão com aduelas de casquinha pintadas de cor de ovo e as sancas, repletas de história são rematadas e recuperadas com a perícia natural de um artesão.

As fachadas tratadas com azulejos recuperados e as varandas corridas em ferro trabalhado, fazem as delícias de Gregos e Troianos. Confesse-se culpado quem não aprecia a beleza dos postigos à Portuguesa, ou as namoradeiras, já para não falar nos beirais que terminam muitas vezes com ornamentos recuperados á época.

A arte Portuguesa andou abandonada durante muito tempo e recuperam-se agora costumes, tradições e manias antigas. No entanto, ter uma casa recuperada com traça antiga não é uma mania. É um extremo bom gosto.


Carla Horta

Título: Nova arte

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 2

605 

Imagem por: ell brown

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRita Pacheco

    22-10-2009 às 13:08:36

    Assino por baixo, claro ;)
    Conseguiste captar a essência desta arte que é a recuperação de «uma casa histórica»...
    Rita

    ¬ Responder
  • Maria João CostaMaria João Costa

    22-10-2009 às 10:40:16

    Excelente texto.Fiquei satisfeita, por existir pessoas que sabem apreciar a nossa história.Adorei.

    ¬ Responder

Comentários - Nova arte

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Imagem por: ell brown

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios