Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Itália e a Arte

Itália e a Arte

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 2
Itália e a Arte

No Pentecostes, de Andrea Orcagna, o Espírito Santo desce sobre Nossa Senhora e os apóstolos, dispostos sobre uniformemente sobre o tríptico, e coloca sobre eles as línguas de fogo, tornando-os oradores astutos. Das suas cabeças vemos sair línguas vermelhas. Um dos apóstolos do painel direito olha para o observador.

Na obra Lamentação sobre Cristo morto, de Giovanni da Milano, Nossa Senhora, Madalena e São João Evangelista chorosos e tristes amparam Cristo, pálido e inanimado. As auréolas muito elaboradas quase ofuscam a cara de São João Evangelista.

Coroação da Virgem, de Jacopo di Cione, 1272-73, uma obra encomendada em 1372 pelos oficiais da Zeca, é uma pintura que que retrata a coroação da Virgem. Cristo coloca a coroa na cabeça destas, e os santos assistem a coroação. O trono onde está a Virgem e Cristo por um pano decorativo com elementos naturais e geométricos. A cor dourada predomina aqui, pois esta obra foi encomendada por uma instituição que cunha moedas de ouro, a Zeca.

Nossa Senhora no trono e santos, de Mariotto di Nardo, é um políptico, que foi encomendado pela família Corsini. No painel central está a Virgem com o Menino ao colo rodeada por quatro anjos. Nos painéis laterais estão São Lourenço e São Evangelista à esquerda, e São Tiago e São Sebastião à direita. Na predela estão cenas da vida da Virgem, ao contrário das cúspides, que têm cenas da Paixão de Cristo.

Nossa Senhora amamentando e santos, de Agnolo Gaddi, é uma personagem que ocupa a totalidade da tábua, assim como a Santa Catarina, Maria Madalena, Soão Baptista e Santo António Abade com os seus respetivos atributos: roda, vasilha de unguento, bastão com formato de cruz e livro das Sagradas Escrituras. Nossa Senhora oferece generosamente o seio ao seu filho, que retribui o amor segurando a mão da sua mãe. O Menino tem um corpo um bocado desproporcional daquilo que consideramos esteticamente bonito.

Anunciação, Mestre da Menina Straus, 1400-10, mostra Nossa Senhora e o arcanjo Gabriel num espaço fechado. O pintor captou o momento da Anunciação, ou seja, o anúncio da vinda de Jesus. A pomba do Espírito Santo mandada por Deus sobrevoa a cena.


Daniela Vicente

Título: Itália e a Arte

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 2

608 

Comentários - Itália e a Arte

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios