Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Intolerância e alergia alimentares

Intolerância e alergia alimentares

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 32
Comentários: 15
Intolerância e alergia alimentares

Por vezes, ao ingerirmos determinado tipo de alimentos, acabamos por desenvolver reações menos agradáveis que não sabemos como apelidar. De facto, embora possam apresentar sintomas idênticos e sejam frequentemente confundidas, a intolerância alimentar e a alergia são coisas distintas.

Dizem os estudiosos que 50 por cento das alergias (em geral) se declaram através de urticária, asma ou diarreia, conforme o fenómeno alérgico ocorra na pele, na árvore respiratória ou no intestino.

Nas alergias alimentares verifica-se uma reação de hipersensibilidade, em que o sistema imunitário fabrica anticorpos contra certos alimentos, como se estes representassem um perigo iminente. Esta reação punge os mastócitos (células do sistema nervoso) a soltar histamina, o que desencadeia a alergia. Porém, as alergias também podem ser despoletadas por razões de âmbito genético, alimentar ou por doenças infeciosas. Alguns dos alimentos que mais comummente provocam alergias são: trigo, nozes, tomate, ovo, leite de vaca, banana, amendoim, marisco, cacau, moluscos e carne de porco. Quando a pessoa é alérgica a um destes alimentos, ou outro, começa a sentir as reações nas horas seguintes à respetiva ingestão.

No que se refere às intolerâncias alimentares, não existe envolvimento de anticorpos. Os componentes e os aditivos dos alimentos agem diretamente sobre os mastócitos. Exemplos de alimentos que mais frequentemente ocasionam intolerâncias alimentares são: trigo, chocolate, canela, atum, vinho, couve fermentada, peixe, marisco, bacalhau, ovos, banana, tomate, queijo, arenque, morango, pimenta, cavala, ananás. Alguns aditivos, que podem ser consultados nos rótulos das embalagens, também podem estar associados a este facto. A saber: corantes (E102, E107, E110, E112, E122, E123, E124; E151), aromatizantes (como a baunilha, o cravinho, o mentol, o alcaçuz e a canela), conservantes (E200, E203, E210, E219) e antioxidantes (E311, E320, E321). De salientar que as intolerâncias alimentares podem estar ligadas à ausência de enzimas, como a lactase, que digere a lactose do leite. No caso de haver intolerância à lactose, devem evitar-se o leite e derivados, mas igualmente produtos como os cubos de caldos de carne, de cuja composição faz parte a lactose.

Existem ainda intolerâncias alimentares por reações farmacológicas. É o que sucede com as aminas dos alimentos que possuem nitrogénio: chocolate, chá, café, colas.

Atualmente, já é exequível aferir acerca da própria intolerância aos alimentos. Ante situações de desarranjos gastrointestinais e/ou reações dermatológicas (acne, eczema) pode fazer-se o teste de intolerância alimentar. Ao identificar a presença de anticorpos IgH contra proteínas de alimentos distintos, este teste vai sentenciar que alimentos passam a estar interditos na dieta de quem se lhes revela, deste modo, intolerante.


Maria Bijóias

Título: Intolerância e alergia alimentares

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 32

761 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 15 )    recentes

  • Karina

    12-04-2013 às 11:12:28

    Boa tarde, gostaria de saber se existe algum tipo de intolerancia a acerola...o fato é que toda vez que experimento um suco ou a propria fruta, passo mal muito..dores abdominais e muitas das vezes vomito...ja fiz testes varias vezes, pois a primeira vez achei que podia ser tudo menos a acerola, mas na segunda, terceira e outras que me senti mal foi quando a consumi...queria muito saber...

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAdriana dos Santos da Silva

    13-09-2012 às 22:55:19

    As pessoas sentem alergias de diversas fontes. Umas sentem mais, outras menos. Mas afinal, porque certos alimentos nos dão alergias? O camarão, por exemplo, em algumas pessoas que conheço dá uma coceira na garganta sem tamanho. Ficam empoladas e não podem de nenhuma forma ingeri-la em sua alimentação. É uma pena porque é tão bom provar o camarão. Existem aqueles também que produzem enxaquecas como a colega colocou acima no seu texto tão bem expresso.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    09-09-2012 às 13:47:37

    Como eu, muitas outras pessoas desconfiam que sofrem de diversas intolerâncias alimentares. Devíamos todos fazer um teste de intolerância alimentar, contudo, e falo por mim, parece que o tempo passa e nunca estamos com tempo para irmos ser picadas por diversas agulhas. O seu texto está mesmo muito interessante e apelativo, pois é um tema que toca a todos. Quem não tem reacções alérgicas? Eu sou alérgica a um medicamento muito conhecido para dores musculares.

    ¬ Responder
  • edineia ferreira dos santos

    25-07-2012 às 19:09:31

    ola, meu filho tem 5 anos tem lergia a ovos leite amendoim peixe conservantes salsicha etc.... sera que isso vai ate na fase adulta ate hoje o leite neocate que fazer

    ¬ Responder
  • andreandre

    31-08-2011 às 01:00:14

    ola!toda vez que como carne de porco apareçe manchas vermelhas no meu corpo e cóssa muito. como pósso resistir uma bisteca ou uma custelinha assada se me faz mal? o que tomar para sarar?

    ¬ Responder
  • gilberto aparecido dos ssantosgilberto aparecido dos ssantos

    17-05-2011 às 18:28:15

    Meus Deus! O que se pode comer então? Ou ao menos quais alimentos podem substituir estes viloes de nos coitado alergicos? Grato Gilberto

    ¬ Responder
  • Desentupidora de Esgotos (11) 4253-2687andreia cleide marinho

    14-06-2010 às 21:28:16

    ha aproximadamente 3 semanas comecei c uma irritaçao na garganta dores pelo corpo e corize ja tomei antialergicos,antibioticos,higienizo as narinas c soro e nada tem dado resultados.Será que tenho algum tipo de intolerancia?

    ¬ Responder
  • Alberto Costaadriane cristina lotti

    04-06-2010 às 01:08:46

    ja tive alergia muito forte quando adolecente agora começou denovo na epoca os medicos chegaram a conclusao que era do frio . que tipo de profisional eu procuro primeiro um clinico geral . gostaria de uma respota obrigado

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãovera Lucia 2006-11- 06 15:00

    11-03-2010 às 19:39:34

    Olá, sou alergica ao gluten componente que tem no trigo, descobri já faz tres anos, quase morri pois não achava o que eu tinha, fui em muitos médicos, fazia tudo o que mandavam , cheguei a pesar 34 quilos , hoje já estou normal peso 58, mas passei um mal bocado, foi atraves de uma endoscopia que descobri, agradeço muito ao pessoal da Gastroclinica.

    ¬ Responder
  • Nilda pereira da silvaNilda pereira da silva

    24-12-2009 às 00:01:57

    minha filha tem intolerancia a lactose e alergia a proteina do leite,o organismo dela não aceitou o leite de vaca,cabra e soja .quando ingere algum alimento que contenha leite; seja um simples biscoito fica tosssindo,toda inchada e cianotica.ela tem cinco anos e fica dificil comprar alimentos ja que em quase todos tem leite.o que fazer pra diminuir essas reações alergicas?

    ¬ Responder
  • franfran

    08-11-2009 às 20:41:11

    Olá, quando me alimento com acerola (suco, vitamina), meu corpo principalmente minhas mãos começam a ter inchação e muito formigamento. Ja cheguei a ter ate dormencia no braço. Estou desesperado. Como faço pra ficar bom? Existe algum remedio que posso tomar e ter resultado imediato ou o tratamento e demorado. Agradeço Franço

    ¬ Responder
  • nidraelenidraele

    04-10-2009 às 17:31:46

    gostaria de saber o que tem no tomate que causa alergia.

    ¬ Responder
  • carinacarina

    02-10-2009 às 17:42:21

    queria saber a razao da intolerancia a banana de que é composta para provocar manchas na pele e inchaço... obrigada

    ¬ Responder
  • Mara RéginaMara Régina

    28-08-2009 às 16:05:24

    olá...quero descobrir qual é o composto em comum do trigo e chocolate que causa intolerância a esses alimentos!
    a reação fisiológica é irritação na garganta...
    Obrigado, tenha um bom dia!

    ¬ Responder
  • FranciscaFrancisca

    31-07-2009 às 22:29:56

    Olá, estou neste momente em crise de alergia , pois tenho quando alimento-me de peixe , não são todos os tipos de peixes, estou mal , moro em um lugar muito longe de uma assistência médica boa , posso contar com sua ajuda . agradeço Fran

    ¬ Responder

Comentários - Intolerância e alergia alimentares

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O que é uma Open House?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Imóveis Venda
O que é uma Open House?\"Rua
Este é um tema que vem pôr muito a lindo o trabalho de alguns mediadores imobiliários e do seu trabalho.

Quando temos um imóvel para vender, muitos são os métodos a utilizar e os meios que nos levam até eles para termos o nosso objetivo cumprido – A venda da Casa.
Quando entregamos o nosso imóvel para que uma mediadora o comercialize, alguns aspetos têm de ser tidos em conta, como a legalidade da empresa e quem será a pessoa responsável pela divulgação da sua casa, mas a ansia de vermos o negócio concretizado é tanta, que muitas vezes nos escapa a forma como fazem a referida divulgação e publicidade do imóvel.

Entre anúncios na internet e as conhecidas folhas nas montras dos estabelecimentos autorizados, muitas mediadoras optam por fazer uma ação que está agora muito em voga que é uma Open House. Mas afinal, o que é isto de nome estrangeiro que tanto se vê pelas ruas e em folhetos de anúncio?

Ora bem, a designação em Português é muito simples – Casa Aberta. E na realidade, uma Open House é isso mesmo. Abrir uma Casa para que todos a possam ver. NO entanto, requerem-se alguns aspetos que as mediadoras normalmente preveem, mas que é fundamental que o proprietário do imóvel também tenha consciência e conhecimento.

Por norma as imobiliárias só fazem este tipo de intervenção e ação em imóveis que têm como exclusivo, isto é, quando é uma só determinada mediadora, a autorizada a poder comercializar o imóvel.

Em segundo lugar, este tipo de ação de destaque requer à mediadora custos com tempo, recursos humanos e financeiros.
A mediadora começa por marcar um dia próprio que por norma é datado para um feriado ou fim de semana. Faz então publicidade local através de folhetos e flyres anunciando a Open House, o dia e a hora, tal como o local. Muito provavelmente serão tiradas fotografias ao seu imóvel.

Através de redes sociais também poderão ser divulgadas as ações.
No dia da Open House, o local será indicado com publicidade da sua casa e da imobiliária e começarão a aparecer visitas ao imóvel.

Sugiro que não tenha mobiliário e muito menos valores em casa. O ideal será o imóvel estar desocupado de todos e quaisquer bens, por uma questão de segurança, mas também porque as áreas parecerão maiores e isso com toda a certeza ajuda à venda.

A imobiliária será responsável pela limpeza e trato do imóvel, pelo que se ocorrerem danos, serão eles os responsáveis.
Neste tipo de ações, é normal que a concorrência das imobiliárias apareça e faça parcerias que para si só trará vantagens.

Uma Open House pode não ser uma ação de destaque em Portugal, mas por exemplo nos Estados Unidos, é o normal e mais agradável. Os clientes não se sentem pressionados como numa visita normal e os negócios concretizam-se com muito mais rapidez e naturalidade.

Pesquisar mais textos:

Carla Horta

Título:O que é uma Open House?

Autor:Carla Horta(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios