Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Jóias Relógios > Relógio: deve ser usado no pulso direito ou esquerdo?

Relógio: deve ser usado no pulso direito ou esquerdo?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Jóias Relógios
Visitas: 2.257
Comentários: 25
Relógio: deve ser usado no pulso direito ou esquerdo?

O relógio é um acessório que usamos e foi inventado para marcar as horas, antes ele era de bolso, mas Santos Dumont, aviador e inventor do avião 14 Bis entre outras tantas invenções, queria saber as horas enquanto voava, por isso inventou o relógio de pulso e como ele era destro, a primeira linha de relógios de pulso, foi produzida para serem usados no pulso direito, esses primeiros relógios eram de corda e o pino para dar corda e funcionalidade como o acerto dos ponteiros, ficava no lado direito do relógio, para que ao ser usado no pulso esquerdo, com a mão direita se pudesse dar corda e acertar as horas.

Isso aconteceu em uma época em que pouca atenção se dava aos canhotos, era comum nas famílias que identificavam um canhoto, obrigarem desde de criança o canhoto a usar a mão direita para se tornar destra, ser canhoto para muitos era algo feio ou coisa errada.

Como esse conceito extremamente equivocado foi derrubado e revisto, hoje o canhoto pode viver à vontade sem nenhum estigma da sociedade, que por crendices erróneas, levaram algum tempo para perceber que é perfeitamente natural ser canhoto ou destra.

Usar relógio no pulso esquerdo ou direito é apenas uma questão de gosto e preferência, não tem mais nada haver com regras, tanto faz o lado que escolher, embora seja mais comum encontrarmos pessoas que quando usam o relógio no pulso esquerdo ou é por hábito , ou porque movimentam mais o braço direito do que o esquerdo, o mesmo acontece com quem usa no pulso direito, nem sempre tem relação em ser ou não canhoto, pode se tratar de uma questão de utilização predominante do braço esquerdo e optar ou por achar mais cómodo usar no braço direito. Outros usam no pulso direito por acharem diferente mesmo e alternam entre um pulso e outro.

Uma coisa é certa, existem modelos de relógios para todos os gostos, com cronómetro, a prova d'agua, desportivos, masculino, feminino, tem os modelos tradicionais, os que são verdadeiras joias personalizadas, etc....., tudo isso para um público diversificado que sente-se livre para suas opções de uso visando atender as particularidades do gosto de cada um.

Não há uma regra específica para saber se deve usar o relógio no pulso esquerdo ou direito, o que deve ser considerado é que o relógio é um acessório e que como tal, deve compor o visual e ter a ver com a personalidade.


Sílvia Baptista

Título: Relógio: deve ser usado no pulso direito ou esquerdo?

Autor: Sílvia Baptista (todos os textos)

Visitas: 2.257

826 

Imagem por: Steinhausen

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 25 )    recentes

  • JOÃO S. CAETANO

    20-11-2014 às 10:59:39

    Na verdade eu acho interessante usar o relógia á direita, é mas fino, tem mas charme. E eu os meus relógios na mão direita.

    ¬ Responder
  • Yuri SilvaYuri

    18-09-2014 às 19:14:11

    Nossa! Adorei saber sobre o relógio no pulso direito, que foi a primeira invenção de Dumont! Eu uso apenas no pulso direito, acho estranho usar no esquerdo.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRonaldlk

    26-12-2016 às 15:59:58

    Na verdade isso é mentira, essa é uma estória, o relógio foi inventado a pedido da irmã de Napoleão, pode procurar... Vlw Flw

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãocarla

    26-08-2014 às 12:03:21

    eu uso nos dois

    ¬ Responder
  • Antonio Claiton

    24-04-2014 às 21:28:20

    Tbm sou destro e me sinto mais a vontade com o relogio no braco direito!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    15-04-2014 às 22:14:47

    Fantástico seu texto! Que informações interessantes sobre o relógio de pulso. Realmente, é uma questão de preferência o uso se direita ou esquerda.

    ¬ Responder
  • José Felipe Comper Nazario

    07-03-2014 às 15:31:20

    eu sou destro, e uso no braço direito porque acho mais fácil de ver as horas, entrei aqui justo por isso, queria saber se é errado. Gostei muito do texto, alem disso depois de ler ele, vou usar relógio no braço direito de cabeça tranquila, alem disso acho mais fácil de ajustar as horas com o relógio no braço direito, é incrível como tudo é questão de gosto.

    ¬ Responder
  • Isaac

    25-02-2014 às 11:49:58

    Apenas corrigindo, não foi Santos Dumont que inventou o relógio de pulso, já existia pela marca Patek Philip, porém eram modelos mais femininos, Santos Dumont atribuiu à experiência em voos que seu amigo Luis Cartier fizesse um modelo adequado aos padrões da época para ele (masculino).

    ¬ Responder
  • Sílvia BaptistaSílvia Baptista

    28-02-2014 às 19:53:12

    Agradeço Isaac pelo comentário que é sempre importante e bem vindo para nós, mas assim como há controvérsia como, por exemplo, a do primeiro voo pelos irmãos Wright, há muitas outras fontes, especialmente na internet que nem sempre são exatas por não conseguirem provar por meio documentais.
    No Museu Casa de Santos Dumont, localizado na cidade de Petrópolis no Rio de Janeiro, existem diversos documentos que comprovam e atribuem a invensão do relógio de pulso.

    ¬ Responder
  • Jarbas Maciel

    18-02-2014 às 20:12:55

    Afinal Santos Dumont era Destro e usava o relógio na Pulso direito ou ele era esquerdo?

    Desde já é preciso dizer que foi muito interessante a leitura desse texto.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAlex

    18-04-2013 às 14:32:38

    Sou canhoto, escrevo pra caramba e, ainda sim, uso meus relógios no braço esquerdo (não tiro pra quase nada) e isso não me atrapalha em nada. É apenas uma questão de costume.

    ¬ Responder
  • suellen

    01-01-2013 às 10:44:08

    ola pessoal! eu era meia encanada por usar relogio no braco direito pq todos q eu conheco usam no esquerdo, e eu sou destra. Algumas pessoas chegam ate a questionar, pq uso no direito, ate q um dia passei a reparar nos apresentadores de TV, e notei q tbm tem um montao de gente q usa no direito: Patricia Poeta, Sabrina Sato, Fautao... enfim, muita gente. Acho q o mais importante é vc se sentir bem e confortavel, e o resto é so um detalhe! Espero q tenho ajudado!!!

    ¬ Responder
  • Talyne

    06-01-2015 às 16:22:49

    Usava no esquerdo porque achava que poderia pagar mico, mas me sinto mais confortavel usando no direito. Hoje uso no direito

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    12-09-2012 às 21:06:11

    o seu texto é muito interessante. não fazia ideia que Santos Dumont foi o autor do relógio. eu gosto de usar no braço esquerdo, pois escrevo muito, e sou destra, e assim dá mais jeito. eu concordo que é uma questão de gosto. há pessoas que gostam mais no braço esquerdo enquanto outros gostam mais do braço direito. eu até conheço pessoas que usam relógios nos dois braços. torna-se um bocado dispendioso este vicio.

    ¬ Responder
  • Valeria

    18-08-2012 às 14:26:40

    Eu já acho melhor usa-lo no pulso esquerdo, sou estudante e para escrever encomoda no direito !

    ¬ Responder
  • kelly

    14-08-2012 às 00:44:51

    eu sou canhota mais eu uso no braço direito isso e normal por que nao e so eu que sou canhota meu irmao tambem e canhoto.

    ¬ Responder
  • Roberto Lobo

    05-08-2012 às 15:47:07

    Antes, por causa do acerto de horas e corda, era pratica usar no esquerdo. Hoje, relogios são à bateria. a maioria. Mas no Ceará tem que ser no direito mesmo para quem dirige, pois é perigoso ficar sem o relogio se por no esquerdo ao dirigir. Abraços.

    ¬ Responder
  • Fernando

    28-07-2012 às 21:52:28

    usarei desencanado no braço direito. muito confortavel,

    ¬ Responder
  • Sílvia BaptistaSílvia Baptista

    01-06-2012 às 13:39:03

    Agradeço os comentários. Além do fator opção, ou adaptação quanto ao lado em que usará o relógio, trocar de lado de vez em quando é bom para exercitar o cérebro.
    Abraço à todos.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoana paula

    31-05-2012 às 16:46:54

    acho interessante a questao do uso no lado direito,porém eu ñ consigo me adaptar e olha q ñ sou canhota

    ¬ Responder
  • vaninhavaninha

    04-04-2012 às 10:25:07

    Gosto de usar no esquerdo mais por precaucao e zelo coloco no direito. :D

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRodrigo

    26-03-2012 às 20:46:31

    Gosto muito de usar meu relógio no pulso direito mas por questão de zelo aos meus relógios uso no lado esquerdo para não danificar pois sou destro e sem ver faço movimentos mais bruscos e acabo danificando o mesmo sem ver, por isso uso no lado esquerdo, é uma particularidade minha se valer de dica esta ae... vlws ;D

    ¬ Responder
  • fernandofernando

    24-01-2012 às 07:02:04

    oi ! eu entrei nesse site pq meu irmao pediu pra tirar o meu relogio pra ele por e ver como fica nele e ele colocou no lado esquerdo é verdade tds colocam nesse lado mais eu nao. acho que é mais bonito e melhor desse lado.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLorraine

    16-02-2011 às 16:16:06

    Pois é, concordo com o Marcos, é uma questão de opção. Sou destra e uso o relógio na mão direita, pois pra mim é mais fácil de ver as horas e já me acostumei também, assim como aqueles que usam na mão esquerda.

    ¬ Responder
  • Marcos FariasMarcos Farias

    31-01-2011 às 23:53:45

    Na verdade é uma questão de opção. Porem a maioria dos relógios foram feitos para serem usados no lado esquerdo, pois o pino de acerto encontra-se do lado direito, facilitando o movimento com a mão direita, considerando a maioria de destros.

    ¬ Responder

Comentários - Relógio: deve ser usado no pulso direito ou esquerdo?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Máquinas de Etiquetar

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Máquinas
Máquinas de Etiquetar\"Rua
Muitos são os materiais indispensáveis ao funcionamento de uma empresa. Alguns de uso corrente, outros nem por isso e enquanto alguns são dispensáveis, outros há que fazem parte do trabalho, como se do ar empresarial se tratasse.

Canetas e blocos, computadores e faxes, secretarias e cadeiras, enfim, um sem número de coisas de que nos lembramos que fazem parte do dia-a-dia das empresas. Existem depois, alguns utensílios que são impensáveis para um ramo, mas que para outros são imprescindíveis. Caso disso são as máquinas de etiquetar.

As máquinas de etiquetar podem, ao contrário do que possa julgar à partida ter uma funcionalidade dentro de um escritório, ter uma utilidade única.

Quando um ramo empresarial obriga a registos em pastas em número substancial, ou até mesmo para identificar documentos, a máquina de etiquetar torna a função muito mais fácil, rápida e eficaz.

Dependo do ramo, as máquinas de etiquetar podem ser diferentes.

Existem máquinas, cuja única função é fazer salientar datas, e aqui os números podem ser alterados à mão e de forma simples, bastando para isso rodar os dígitos uma vez por dia.

Embora à partida julguemos que as máquinas de etiquetar são básicas, a realidade é que podem ser muito complexas. Se anteriormente foi dado um exemplo de máquinas simples e manuais, posso apresentar-lhe um exemplo de uma máquina bastante sofisticada.

Imagine que uma empresa tem de registar milhares de impressos por dia e que todos os impressos têm obrigatoriamente de ter um número sequencial. Aqui, uma máquina electrónica que se encarrega de entregar a cada etiqueta um número único e seguido, consegue transformar uma tarefa complicada e muito exaustiva, numa atitude perfeitamente normal e do quotidiano no trabalho.

As máquinas dependem, sendo electrónicas de um rolo de etiquetas que é impresso e que sai pronto a colar no local necessário.

Os rolos são comprados à parte e podem conter até 1000 etiquetas. Naturalmente que saindo impressas de forma automática, estas maquinas requerem um pequeno deposito de tinta que pode ser em formato de dispositivo (tipo tinteiro) ou através de recarga de tinta.

Apesar do valor de uma maquina de etiquetar ser mais cara e do seu uso ser também mais dispendioso, certo é que nada como um bom utensílio de trabalho que poupe dores de cabeça aos colaboradores.

Há venda em grandes superfícies comerciais especializadas em materiais de escritório, estas máquinas requerem atenção na altura da compra, pelo que o melhor é fazer um pequeno estudo antes da compra e pedir ajuda na própria loja.

Pesquisar mais textos:

Carla Horta

Título:Máquinas de Etiquetar

Autor:Carla Horta(todos os textos)

Imagem por: Steinhausen

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios