Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Jóias Relógios > Aliança de compromisso

Aliança de compromisso

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Jóias Relógios
Visitas: 28
Comentários: 16
Aliança de compromisso

A aliança ou anel de compromisso, na cor prata, é símbolo durante o namoro que este relacionamento é sério, porém não significa que por se estar dentro de um compromisso “sério”, o namoro chegará ao matrimônio.

As alianças de compromisso são muito usadas entre casais adolescentes, que as usam para se dizerem comprometidos entre si e principalmente fiéis.

Perante a sociedade os jovens não estão “disponíveis”, e entre o casal existe algo “sólido”, não estão mais para “ficar”, como se diz entre os adolescentes, mas agora passado alguns meses existe um sentimento maior que envolve os dois.

O anel vem desde tempos antigo sendo símbolo de união entre o casal, a princípio era dada a noiva atestando que ela já tinha compromisso, tornando-se até os dias de hoje o símbolo do casamento.

Mesmo com toda essa tradição e simbolismo, após algum tempo, existem casais onde um dos pares não usa aliança, não significando menos amor ou menos compromisso, apenas que não se apóiam em símbolo para fundar o verdadeiro sentido do compromisso entre o casal.

Assim como há casais que embora não se tenha casado legalmente usam aliança, para simbolizar que estão comprometidos, pelas leis do amor que eles mesmos criaram.

É interessante perceber a importância que se deposita no símbolo da aliança e de como o casal é realmente envolvido pelo seu significado, e a própria sociedade acaba se colocando limites respeitando que aquele ou aquela pessoa não poderá se envolver amorosamente com alguém, pois, já tem “dono”.

Claro existem exceções, onde a aliança não é impedimento, para que um do casal seja assediado, muitas vezes até desperta mais a cobiça por aquela pessoa, já que se torna algo “proibido” e como é sabido “o que é proibido, é mais gostoso”, isso também vale para quem está dentro do relacionamento que acaba dando um jeito de esconder a aliança e burla a mensagem de fidelidade que ela traz implícita dentro do seu simbolismo.

Mas mesmo que alguns burlem ou não usem a aliança, por motivos diversos, o seu simbolismo será carregado, por toda a história.

É importante que a aliança de compromisso entre os jovens, não deva ser vista como uma forma de controle, e restrição da liberdade um ou do outro, mas que acima de tudo exista respeito ao espaço de cada um, e confiança, entre si.

Comprometer-se com o outro e consigo mesmo é sinal de amadurecimento e responsabilidade.


Sheila Leite

Título: Aliança de compromisso

Autor: Sheila Leite (todos os textos)

Visitas: 28

784 

Imagem por: Jeff Belmonte

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 16 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    18-09-2014 às 19:19:02

    Mais que uma aliança no dedo é a aliança das almas! Creio que uma forma de verbalizar de maneira concreta é essa aliança no dedo e que ao olhar para ela, o casal possa reacender a chama do que os levaram a esse compromisso. Que o ser fiel seja eterno!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    08-05-2014 às 19:27:59

    Uma aliança não tem começo nem fim, assim deve ser um casal que se compromete a se amarem eternamente.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Paloma

    24-07-2013 às 11:59:01

    Concordo muito com o texto mas acho que meu namorado não queira usar, é chato tocar nesse assunto com ele...

    ¬ Responder
  • jessica

    02-04-2014 às 15:05:40

    meu a namorado vai mi dar um dia 120414 vamos completar um ano de namoro...!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãotania

    02-01-2013 às 14:07:58

    meu namorado decidiu oferecer aliança de compromisso quando fizemos um ano de namoro. foi otimo, porque me faz pensar que me ama e me quer pra ele, ate porque nessa altura ia pra faculdade, e foi pra mostrar que sou comprometida e nenhum moço se meter comigo rs mas nem me passou pelo pensamento um dia usar aliança de compromisso, por isso foi uma otima surpresa, a gente namora ha 3 ano e o amor continua forte!

    ¬ Responder
  • Erica

    09-12-2012 às 21:01:18

    tbm ja faz 3 anos k estou namorando e ele nao me da nada, vivo cobrando,,, sei la viu, axo k infelismente esse tempo todo foi jogado fora, tantos investimentos e carinhos pra nao dar nada.. fico triste ,, mtoo triste

    ¬ Responder
  • Zulnei Oliveira

    05-10-2012 às 20:50:29

    Amei e gostaria de saber o preço deste par de alianças acima no ouro. Estou precisando comprar. ok?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    12-09-2012 às 21:15:25

    a minha aliança é sempre de prata. no namoro e no casamento. não gosto de ouro amarelo. prefiro ouro branco, mas esse já se torna muito dispendioso. é um símbolo de união e simboliza que ninguém deve-se aproximar do nosso companheiro. para mim é muito importante o uso da aliança. não sei porquê. contudo, também já reparei que já dei mais importância do que dou agora. a confiança conquista-se.

    ¬ Responder
  • tatatata

    04-06-2012 às 06:23:06

    Os psicólogos alertam para um poder, controle e ciume que há entre os jovens adolescentes quando namoram e os pais devem ficar em alerta pois o sentimento de posse e o desvio das atividades, amigos para agradar ao outro pode mais tarde gerar problemas ... os consultórios estão cheios.

    ¬ Responder
  • RaFAELLY

    29-01-2012 às 01:13:06

    e MUITO LINDO MAIS JA FAZ 3 ANOS Q TO COM O MEU NAMORADO E ELE NAO ME DA UMA E E MEU SONHO

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoBel

    10-07-2012 às 01:20:46

    Isso é bobagem!! Amor que é amor não precisa de anel no dedo!!!

    ¬ Responder
  • GustavoGustavo

    06-01-2012 às 01:04:38

    Ótimo artigo. parbéns pelo site!

    ¬ Responder
  • patriciapatricia

    11-10-2011 às 15:44:01

    ola queria saber qual o preço destas alianças....

    ¬ Responder
  • amanda camargoamanda camargo

    10-10-2011 às 15:22:42

    linda essa aliança simboliza muita
    coisa na vida da gente

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLeonardo

    30-05-2011 às 17:27:08

    Me ajudou muito, obrigado...

    ¬ Responder
  • geyssongeysson

    08-04-2011 às 20:11:45

    lindas alianças,parabens!

    ¬ Responder

Comentários - Aliança de compromisso

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: DVD Filmes
Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.\"Rua
Este texto irá falar sobre o filme Ex_Machina, nele podem e vão ocorrer Spoillers, então se ainda não viram o filme, vejam e voltem depois para lê-lo.

Impressões iniciais:

Ponto para o filme. Já que pela sinopse baixei a expectativa ao imaginar que era apenas mais um filme de robôs com complexo de Pinóquio, mas evidentemente que é muito mais que isso.

Desde as primeiras cenas é possível perceber que o filme tem algo de especial, pois não vemos uma cena de abertura com nenhuma perseguição, explosão ou ação sem propósito, típica em filmes hollywoodianos.
Mais um ponto, pois no geral o filme prende mais nos diálogos cerebrais do que na história em si, e isso é impressionante para o primeiro filme, como diretor, de Alex Garland (também roteirista do filme). O filme se mostrou eficiente em criar um ambiente de suspense, em um enredo, aparentemente sem vilões ou perigos, que prende o espectador.

Entrando um pouco no enredo, não é difícil imaginar que tem alguma coisa errada com Nathan Bateman (Oscar Isaac), que é o criador do android Ava (Alicia Vikander), pois ele vive isolado, está trabalhando num projeto de Inteligência Artificial secreto e quando o personagem orelha, Caleb Smith (Domhnall Gleeson), é introduzido no seu ambiente, o espectador fica esperando que em algum momento ele (Nathan) se mostrará como vilão. No entanto isso ocorre de uma forma bastante interessante no filme, logo chegaremos nela.

Falando um pouco da estética do filme, ponto para ele de novo, pois evita a grande cidade (comum nos filmes de FC) como foco e se concentra mais na casa de Nathan, que fica nas montanhas cercadas de florestas e bastante isolado. Logo de cara já é possível perceber que a estética foi pensada para ser lembrada, e não apenas um detalhe no filme. A pesar do ambiente ser isolado era preciso demonstras que os personagens estão em um mundo modernizado, por isso o cineasta opta por ousar na arquitetura da casa de Nathan.

A casa é nesses moldes novos onde a construção se mistura com o ambiente envolta. Usando artifícios como espelhos, muitas paredes de vidro, estruturas de madeira e rochas, dando a impressão de camuflagem para a mesma, coisa que os ambientalistas julgam favorável à natureza. Por dentro se pode ver de forma realista como podem ser as smart-house, não tenho certeza se o termo existe, mas cabe nesse exemplo. As paredes internas são cobertas com fibra ótica e trocam de cor, um efeito que além de estético ajuda a criar climas de suspense, pois há momentos onde ocorrem quedas de energia, então fica tudo vermelho e trancado.

O papel de Caleb á ajudar Nathan a testar a IA de AVA, mas com o desenrolar da história Nathan revela que o verdadeiro teste está em saber se Ava é capaz de “usar”, ou “se aproveitar” de Caleb, que se demonstra ser uma pessoa boa.

Caleb é o típico nerd introvertido, programador, sem amigos, sem família e sem namorada. Nathan também representa a evolução do nerd. O nerd nos dias de hoje. Por fora o cara é careca, barbudão com uns traços orientais (traços indianos, pois a Índia também fica no Oriente), bebê bastante e ao mesmo tempo malha e mantém uma dieta saudável pra compensar. E por dentro é um gênio da programação que criou, o google, o BlueBook, que é um sistema de busca muito eficiente.

Destaque para um diálogo sobre o BlueBook, onde Nathan fala para Caleb:
“Sabe, meus concorrentes estavam tão obcecados em sugar e ganhar dinheiro por meio de compras e mídia social. Achavam que ferramenta de pesquisa mapeava O QUE as pessoas pensavam. Mas na verdade eles eram um mapa de COMO as pessoas pensavam”.

Impulso. Resposta. Fluido. Imperfeição. Padronização. Caótico.

A questão filosófica vai além disso esbarrando no conceito de “vontade de potência”, de Nietzche, mas sobre isso não irei falar aqui, pois já há textos muito bons por aí.

Tem outra coisa que o filme me lembrou, que eu não sei se é referência ou se foi ocasional, mas o local onde Ava está presa e a forma como ela fica deitada num divã, e questiona se Caleb a observa por detrás das câmeras, lembra o filme “A pele que habito” de Almodóvar, um outro filme excelente que algum dia falarei por aqui.

Talvez seja uma versão “O endoesqueleto de metal e silicone que habito”, ou “O cérebro positrônico azul que habito”, mesmo assim não podia deixar de citar a cena por que é muito interessante.

Pesquisar mais textos:

Jhon Erik Voese

Título:Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

Autor:Jhon Erik Voese(todos os textos)

Imagem por: Jeff Belmonte

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Suassuna 11-09-2015 às 02:03:47

    Gostei do texto, irei conferir o filme.

    ¬ Responder
  • Jhon Erik VoeseJhon Erik Voese

    15-09-2015 às 15:51:02

    Que bom, obrigado! Espero que goste do filme também!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios